Slider

Albânia: Terramoto leva ao adiamento do lançamento das canções do 'Festivali i Këngës'


A RTSH adiou o lançamento das canções participantes do Festivali i Këngës devido ao terramoto que abalou o país, matando 50 e desalojando mais de 5 mil pessoas.


A Albânia foi atingida, na passada terça-feira, por um terramoto de magnitude de 6.4, o abalo mais violento registado no país nos últimos 40 anos. A cidade portuária de Durrës sofreu os maiores danos, culminando no falecimento de 48 cidadãos albaneses e 2 kosovares. Além disso, o abalo, bem como as réplicas que se seguiram, feriu mais de 2500 pessoas e desalojou mais de 5 mil pessoas, que foram abrigadas em tendas no Estádio Niko Doyana, em Durrës.

A comunidade internacional respondeu à crise na Albânia, com a Organização das Nações Unidos a anunciarem o envio de dois especialistas, enquanto outros países anunciaram ajuda financeira. Rita Ora e Dua Lipa, estrelas britânicas-kosovares, expressaram publicamente o seu apoio às vítimas, bem como os eurovisivos Kejsi Tola, Lindita e Ermal Meta. 

Como resultado do desastre, a Albânia e o Kosovo declararam, na quarta-feira, um dia de luto nacional. A decisão do governo albanês fez com que a emissora estatal RTSH optasse pelo adiamento das 20 canções a concurso no Festivali i Këngës, certame que selecionará os representantes da Albânia no Festival Eurovisão 2020 e que decorrerá a 19, 20 e 22 de dezembro. As canções seriam lançadas durante a semana, sendo que, até ao momento, a RTSH ainda não revelou qual a data de lançamento dos temas.

Estreante em 2004, a Albânia participou por dezasseis ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a grande final em nove edições. O melhor resultado remonta a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando na 5.ª posição da final. Em Telavive, Jonida Maliqi e "Ktheju tokës" representaram a Albânia, alcançando o 17.º lugar na Grande Final com 90 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTSH/ Imagem: Google /Vídeo: Eurovisiontv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.