Slider

[ZONA DE DISCOS #105] Elena Temnikova - "TEMNIKOVA 4"


Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. 
Esta semana, a análise recai no mais recente álbum de Elena Temnikova, "TEMNIKOVA 4".
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Lançamento: 05 de fevereiro de 2019
Nota: 7/10
Embora tenham sempre sido um trio, as russas Serebro foram muito alimentadas pela relação de amor-ódio entre Olga e Elena, ocupando o terceiro elemento um espaço de substituição temporária em condição precária e constantemente dispensado - embora na fase de Dasha a ilusão de um harmonioso 'menage pop' tenha estado presente. 
Após a saída de Elena (em 2014), o grupo manteve-se mas através de tentativas muito desesperadas por parte de Olga em manter a mesma essência. Ninguém é insubstituível, mas há quem seja melhor do que outros…  Olga acaba por sair em 2019, dando lugar a 3 novas Serebro que do grupo original têm apenas o nome, acabando ainda por serem completamente ofuscadas pela atual polémica em que Elena quebra o silêncio em relação ao seu passado com Olga e o produtor Fadeev. Embora haja algumas vozes contra a atitude de Elena, incluindo LOBODA (ESC, 2009), que defende que já se passou muito tempo, por outro lado são muitos os apoiantes, até porque a saída de Temnikova nunca foi esclarecida e nunca é tarde para colocar a verdade… no topo, pois não?
Se há quem acuse Elena de  usar esta história para promover o seu trabalho, nomeadamente o novo disco, convém lembrar os mais distraídos que este é já o seu quarto trabalho a solo, matematicamente intitulado de “TEMNIKOVA 4”, e o seu percurso independente inclui já alguns singles no top 10 russo, mais de 10 milhões de visualizações nos primeiros vídeos e uma presença altamente assídua nos media russos.
Aquando de “Temnikova II”, escrevemos neste espaço que estávamos perante pop electrónica polida e um verdadeiro sex appeal. O carácter extremamente atraente de Elena mantém-se e o seu trabalho revela maturidade e qualidade, embora o departamento sónico de “TEMNIKOVA 4” seja um pouco diferente do habitual. Com apenas duas canções que ultrapassam os três minutos de duração, todo o registo abraça o mundo das baladas R&B contemporâneas. Uma direção artística americanizada, embora cantada em russo, e que parte de um conceito bem definido “o período das relações em que aparece as primeiras ansiedades, a primeira desconfiança (…) uma contagem regressiva, que permite entender quando esses relacionamentos terminam.” Esse conceito está espelhado nos vídeos promocionais (disponíveis abaixo) que foram filmados…. em PORTUGAL!
“TEMNIKOVA 4” não é o registo mais imediato de Elena, nem o nosso preferido, embora saiba bem desfrutá-lo em ambiente de descontração, e o tema “Контуры тел // Kontury tel”, que neste artigo é uma das nossas recomendações, poderá ser uma boa porta de entrada.       
Embora “TEMNIKOVA 4” seja recente, Elena tem já um novo tema, «Жара». Estará “TEMNIKOVA 5” já na forja? Para já, em Elena Temnikova continua a recair a nossa preferência retirada do vasto, caótico - e deliciosamente doido - universo Serebro.

Temas promocionais

Бабочки // Babochki    

 
Нет связи // Net svyazi

Говорила // Govorila

Temas destacados por Carlos Carvalho

“Контуры тел // Kontury tel” e Нет связи // Net svyazi”


Alinhamento
Intro    
Бабочки // Babochki
Садится батарея // Saditsya batareya 
Говорила // Govorila
Контуры тел // Kontury tel
Нет связи // Net svyazi
По нулям // Po nulyam
Outro

A ver

Говорила / Making of Video

Pode ouvir o disco AQUI

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIÃO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.