Slider

Catalunha: EBU/UER rejeita pedido de adesão da CCMA


A União Europeia de Radiodifusão recusou o pedido de adesão da Catalan Broadcasting Corporation (CCMA): "A EBU/UER nunca teve nenhuma emissora regional como membro independente".


Claire Rainford, responsável pelo departamento de Comunicação da EBU/UER, revelou que o pedido da Catalan Broadcasting Corporation (CCMA) foi rejeitado pelo Conselho Executivo da EBU/UER visto que a corporação não cumpre os critérios da associação internacional. "A EBU/UER não possui, nem nunca teve, qualquer estação regional de um estado membro da União Internacional de Telecomunicações ou do Conselho da Europa como membro independente. Os estatutos da EBU/UER não oferecem essa possibilidade" pode ler-se no comunicado.

Por outro lado, a EBU/UER esclareceu a situação do Reino Unido nas competições eurovisivas, visto que a candidatura da CCMA era baseada nesse caso: "O Reino Unido é um Estado unitário formado por quatro nações constituintes e não por regiões ou comunidades autónomas como Espanha. Além disso, o Reino Unido contempla que os territórios participem, separadamente, em eventos desportivos".

O Parlamento da Catalunha aprovara, nos últimos meses, uma medida para que a emissora regional Corporació Catalana de Mitjans Audiovisuais (CCMA) avançasse com o pedido de adesão plena à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER). A medida foi aprovada com 75 votos a favor e 56 contra, bem como 4 abstenções, tendo sido também aprovado um voto de acompanhamento para que a Catalunha participe no Festival Eurovisão de forma independente, tendo o voto recebido a concordância de 69 deputados e o voto contra de 60, bem como 6 abstenções.

A Corporació Catalana de Mitjans Audiovisuais é constituída pela Televisió de Catalunya, formada por sete canais incluindo a TV3, e a Catalunya Ràdio, formada por quatro estações de rádio. De acordo com a publicação, a CCMA esperava a aprovação como membro ativo do organismo em 2020, depois de apresentada a candidatura em 2019.


Recorde AQUI um ESPECIAL do ESCPORTUGAL sobre uma possível participação da Catalunha no Festival Eurovisão.

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurofestivales/ Imagem: Google / Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Anónimo21:21

    Mas que possível participação?!? Só mesmo na vossa cabeça

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.