Slider

[ESPECIAL] Poderá a Catalunha participar como país independente na Eurovisão?

A Catalunha tem eleições parlamentares no próximo domingo e as últimas sondagens prevêem maioria absoluta para os independentistas. Apesar das dificuldades da separação serem muitas, poderá a Catalunha participar como país independente na Eurovisão?



A Catalunha realiza no domingo eleições parlamentares, com o ato a ficar marcado pela intenção de duas forças políticas - a plataforma Junts pel Sí e a CUP (Candidatura de Unidade Popular, de esquerda-radical) - iniciarem um processo de independência caso obtenham a maioria parlamentar. Segundo os representantes dos dois partidos, as eleições são um referendo 'de facto' à independência e prometem avançar para um processo de separação face a Espanha no espaço de 18 meses, em caso de maioria de deputados

No entanto, a oposição à independência tem aumentado gradualmente. Mariano Rajoy, atual presidente do governo de Espanha, tem afirmado a ilegalidade da separação da região do país, tendo conquistado nos últimos dias o apoio de Angela Merkel, chanceler alemã, e da própria União Europeia, que alegou que uma possível declaração de independência colocaria, imediatamente, o território fora da União. Para além disso, o anúncio que o Futbol Club Barcelona estaria obrigado a abandonar a Liga Espanhola em caso de independência catalã, tem feito com que os atritos entre forças políticas aumentassem e deixasse tudo em aberto para as eleições de domingo.

Em caso de independência, a Catalunha poderá competir na Eurovisão?

No decorrer dos dias em que se especula e debate os prós e os contras de uma provável declaração de independência da Catalunha, muitos são os eurofãs da região que colocam esta questão: Poderá a Catalunha participar no Eurovision Song Contest como país independente?. Em termos imediatos, a Catalunha não poderá participar no Festival da Eurovisão. Tal deve-se ao facto de o território não possuir uma emissora filiada à União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER), regra fulcral para um país aspirar competir no certame europeu. A emissora TV3, a televisão da Catalunha, tentou integrar a lista de membros associados da EBU em 1983, aquando da sua fundação, contudo, para além da forte oposição da emissora espanhola RTVE, a estação da Catalunha não cumpria um dos requisitos para a inscrição: as emissões devem cobrir, no mínimo, 97% do território nacional. No entanto, apesar de alguns desses entraves serem ultrapassados com a independência, a região demoraria alguns anos para conseguir entrar na competição.


A longínqua polémica de 1968

Em plena ditadura franquista, Joan Manuel Serrat foi escolhido, em 1968, para representar o país no Eurofestival com o tema 'La La La'. No entanto, devido à sua intenção de interpretar o tema em catalão, algo que era reprimido pelo regime em vigor, que doutorava que o castelhano era a única língua oficial de Espanha, o cantor foi afastado da participação eurovisiva, tendo sido substituído por Massiel, que interpretou o tema em castelhano. A cantora acabou por vencer o Festival Eurovisão, superando-se por apenas um ponto ao Reino Unido, grande favorito à vitória, o que fez correr muitos rumores sobre uma possível compra de votos por parte do ditador espanhol, junto das outras emissoras europeias.


A língua catalã apenas se estreou no certame europeu em 2004, aquando da entrada de Andorra, tendo sido utilizada pelo país nas suas seis participações, entre 2004 e 2009.




Os cantores catalães que já participaram no Festival da Eurovisão:

Victor Balaguer (1962):




José Guardiola (1963):




Salomé (1969):




Peret (1974):




Bacchelli (1981):




Nina (1989):




Sérgio Dalma (1991):




Beth (2003):




Rodolfo Chikilicuatre (2008):




Gisela (2008):




Esta e outras notícias também no nosso 
Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: LaVanguardia/ESCPortugal / Imagem: TV3 / Vídeo: Youtube
14
( Hide )
  1. Rita Martins14:44

    Artigo muito giro
    Mas eu não acredito que Barcelona será algum dia independente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:20

      Barcelona e a xapital da catalunha

      Eliminar
  2. Se a Catalunha ficar independente, quando conseguirem participar na Eurovisão é mais votos que teremos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:37

    wow não fazia a mínima ideia dessa história da '' la, la ,la'' :s

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:01

    acho que faz todo o sentido a Catalunha se tornar independente, porque é que a catalães são obrigado a falar no castelhano, se na realidade a sua é o catalão, e entre outros factores que certamente tem contribuído para esse " mau estar" relativamente ao estar no pais ...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:25

    Depois do Serrat a TVE convidou o Raphael que era o menino querido do Franco mas ele não quis ir e então surge a Massiel, quanto à Catalunha deveria ser independente a muitos anos apesar do catalão ser uma lingua nada bonita mas cada qual fala com as palavras que tem.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:57

    Felizmente Portugal é um país uno há muitos séculos. Não temos estes problemas gravissimos de separatismos. Espanha nem uma letra para o seu hino conseguiu fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:47

      Portugal es 0 en comparación con España

      Eliminar
    2. Anónimo11:50

      A peninsula Iberica tem varios estados PORTUGAl , Galiza , Catalunha, País Basco , Espanha e outros só que os ditos espnhois não dão a liberdade destes estados se libertarem da dita espanha que é um encleve da Peninsula Iberica mas um dia estas nações serão independentes até a Russia deu a independencia as nações que todos sabemos .

      Eliminar
    3. Anónimo18:39

      Espanha é um estado artificial. Catalães, bascos e galegos têm direito à sua soberania, basta da castelhanização que perdura há séculos. E ao espanhol que diz que Portugal é zero comparado com Espanha? Porquê? Por sermos um país unido e sem problemas de separatismos e por termos um hino com letra? Idiota.

      Eliminar
  7. Anónimo20:38

    caso participe, é mais um pais a ficar a nossa frente todos os anos, secalhar até ganham a eurovisao primeiro que Portugal

    ResponderEliminar
  8. Anónimo07:42

    Portugal é a Nação mais antiga da europa com as atuais fronteiras a espanha é um enclave na peninsula Iberica porque o mar pertence as nações que tem direito a independencia

    ResponderEliminar
  9. Que a Catalunha se torne independente o mais breve possivel! E uma naçao com forte identidade propria e uma lingua distinta,tendo sido fortemente reprimida pelo poder central de Madrid.Caso a EBUER e o J.O.Sand assim o queiram nem e preciso ter emissora filiada na EBUER...veja-se o caso da Grecia!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.