Slider

EBU/UER: Emissora da Sérvia reage ao chumbo da mudança dos Estatutos da EBU/UER


As emissoras da Croácia, Eslovénia, Hungria, Macedónia do Norte e Montenegro propuseram uma mudança nos Estatutos da EBU/UER para facilitar a entrada do Kosovo. "Os membros da EBU/UER viram que seria um precedente político que prejudicaria a paz na região" frisou a emissora da Sérvia.

A 82.º Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) rejeitou, na passada sexta-feira, a mudanças nos critérios atuais para a adesão à organização, como pode recordar AQUI, sendo que a mudança permitiria a entrada da emissora do Kosovo. Depois da rejeição da mudança, a EBU/UER revelou que a Croácia (HRT), Eslovénia (RTVSLO), Hungria (MTVA), Macedónia do Norte (MKRTV) e Montenegro (RTCG) foram os responsáveis pelo processo, sendo que a emissora húngara rejeitou assinar a proposta final, apesar de ter sido uma das responsáveis pelo processo.

Por outro lado, Milivoje Mihajlovic, diretor-assistente da RTS, emissora estatal da Sérvia, enalteceu a decisão dos elementos da Assembleia Geral da EBU/UER: "Os membros da EBU/UER aceitaram o argumento de que tal passo seria político e abriria um precedente político que prejudicaria a paz na região. Tomou-se com determinação que a EBU é uma organização profissional e não política".

Até 9 de fevereiro de 2019, 102 dos 193 (53%) dos países da Organização das Nações Unidas tinham reconhecido a independência do Kosovo. Espanha, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Arménia, Grécia, Chipre, Israel, Sérvia, Croácia, Hungria, Eslováquia, Roménia e Moldávia são alguns dos países que não reconhecem a independência do Kosovo.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: AA / Imagem: GOOGLE
5
( Hide )
  1. Anónimo17:32

    Btw, se alguém está curioso, Portugal é um dos países que reconhece a independência e soberania do Kosovo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:12

    Não sabia que existiam 2 Grécias e 2 Chipres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:59

      Relativamente à Grécia não sei, mas existem dois chipres, a República do Chipre, membro da EBU e da União Europeia, e a República Turca de Chipre do Norte, região que se encontra numa situação semelhante à do Kosovo, possuí um governo autónomo mas a sua independência e soberania é apenas reconhecida pela Turquia

      Eliminar
  3. Anónimo18:42

    O que prejudica a paz na regiao e a servia nao aceitar a independência deste povo e continuar com as suas aspirações de vir a conseguir manter uma grande servia com o dominio sobre os povos em redor. O facto dos paises que propuseram isto serem todos vizinhos da servia demonstra o quanto estao cansados deste imperialismo

    ResponderEliminar
  4. Sérvia tem o membro em "reference group" 😀

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.