Slider

[ESPECIAL] Quem serão os compositores convidados para o Festival da Canção 2019? [Parte II]


A RTP irá revelar brevemente os nomes dos compositores convidados para participarem no Festival da Canção 2019. Quem serão os músicos escolhidos? Revelamos, esta noite, alguns nomes que poderiam constar da lista da RTP.

O Festival da Canção 2019 será composto por 16 canções, de autoria de outros tantos compositores. Destes, 14 foram convidados pela RTP, enquanto que os outros dois resultarão de concurso público aberto até ao passado dia 31 de outubro. Recorde as regras AQUI.

Numa série de dois artigos, destacamos 14 nomes de compositores portugueses, potenciais participantes da edição de 2019 da seleção portuguesa para o Festival Eurovisão da Canção. De realçar que, anteriormente, a RTP garantiu "maior diversidade" na lista de compositoresbem como a participação de 14 "novos rostos ao certame".

Aceda, de seguida, ao segundo lote de compositores:

Mitó Mendes e Sandra Baptista (Señoritas) 
Señoritas é o mais recente projeto de Mitó Mendes (A Naifa) e Sandra Baptista (A Naifa / Sitiados). Foi na conclusão de que partilhavam o gosto comum de ensaiar, compor e tocar juntas que nasceu este projeto. Desta vontade, surgiu um conjunto de canções que giram em torno de um universo feminino e tendencialmente urbano. 



Pedro Abrunhosa
Auto-intitulado "escritor de canções", Pedro Abrunhosa é um dos mais reconhecidos cantores e compositores portugueses. Formado em Composição no Conservatório de Música do Porto, Pedro Abrunhosa edita, em 1994, o seu primeiro álbum, "Viagens", conquistando tripla platina, sendo que, no ano seguinte, lançaria um dos seus maiores sucessos, "Se eu fosse um dia o teu olhar". Participa com Caetano Veloso na Expo 98, sendo convidado, em 2004, para encerrar o Rock in Rio Lisboa. Com sete álbuns lançados, Pedro Abrunhosa prepara-se para lançar o seu oitavo trabalho de estúdio em 2018.



Olavo Bilac
Uma das vozes mais acarinhadas pelo público português, filho de cabo-verdianos nasceu em Moçambique, é casado com uma Angolana e vive em Portugal, Olavo Bilac deu-se a conhecer ao grande público com o projeto Resistência. Em 1995, os Santos & Pecadores, grupo de que foi vocalista, atinge a ribalta com o single "Não Voltarei a Ser Fiel". Em 2014, o grupo faz uma pausa e Olavo lança uma carreira a solo, com o segundo trabalho discográfico planeado para os próximos meses.



Rodrigo Leão 
Dono de uma das mais importantes discografias do nosso país, o músico e compositor Rodrigo Leão tem conhecido o sucesso dentro e fora de portas, facto que lhe tem permitido ter convidados de peso nos seus discos, como aconteceu com Ryuichi Sakamoto ou Beth Gibbons (Portishead). Participou ativamente na criação, nos anos 80 e 90 dos Madredeus e dos Sétima Legião. Em 2016 lançou o álbum “Life Is Long”.




Sean Riley (Afonso Rodrigues )  
Tudo começou em 2007 com a edição de ‘Farewell’, onze canções que projetaram a banda Sean Riley & The Slowriders como autores e compositores daquela que foi considerada “uma das melhores estreias discográficas da história da música produzida em Portugal”. O segundo álbum “Only Time Will Tell” foi aclamado pela crítica, sustentado com grandes prestações ao vivo, caso do sucesso alcançado nos festivais de Paredes de Coura e Alive, e com dois discos editados no Benelux. 



Sérgio Godinho
Poeta, compositor, intérprete e actor, Sérgio Godinho é um nome incontornável da música portuguesa. Com várias dezenas de trabalhos editados e diversos temas de sucesso, em 2018, aos 72 anos de idade, regressou com um novo disco de originais, "Nação Valente". Além do trabalho na área musical, Sérgio Godinho lançou nove livros ao longo da carreira, tendo também representado em filmes, séries televisivas e peças teatrais durante os 46 anos de carreira.


The Legendary Tiger Man (Paulo Furtado)
The Legendary Tiger Man é um nome artístico de Paulo Furtado, vocalista e músico blues português, num estilo de Homem-orquestra. O seu álbum mais aclamado terá sido “Femina”, em 2009, que inclui canções com Asia Argento, Peaches, Maria de Medeiros, Rita Redshoes, entre outros.



Recorde AQUI o primeiro lote.

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: Google / Vídeo: Youtube

6
( Hide )
  1. Anónimo01:01

    Continuam a não acertar :D

    ResponderEliminar
  2. Anónimo06:55

    Não se esqueçam que a rtp convida novos valores e estes nomes nao sao novos valores. 😊

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:38

    Conheci agora o Sean Riley e é execlente. Como nunca tinha ouvido falar? RTP convide os ja, seriam um sucesso

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:39

    Aposto que devem sair na proxima semana os compositores, na segunda

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:23

    Falta aí o Conan Osiris. Se levássemos 'Adoro Bolos' ganhávamos outra vez de certeza absoluta!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo03:16

    Acho que deviam voltar a convidar o Piçarra. Se ele quisesse voltar, ganhava de caras e era um sucesso

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.