Slider

Espanha: RTVE revela detalhes sobre a escolha dos representantes para o Festival Eurovisão 2019


Espanha escolhe os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 numa gala televisionada em janeiro. Dez temas estarão na corrida, depois de uma votação online, sendo que o televoto será responsável pela escolha.


Conforme prometido durante a Gala 3 da OT2018 transmitida ontem, como pode recordar AQUI, a emissora espanhola RTVE revelou, esta manhã, os detalhes sobre o processo de seleção dos representantes de Espanha para o Festival Eurovisão 2019. Tal como no ano passado, o público terá a responsabilidade de eleger os representantes do país numa gala que será exibida em janeiro. Os dezasseis participantes da OT2018 estarão na corrida para representar o país em Telavive.

No que diz respeito às canções, a RTVE anunciou dois processos de seleção. Num deles, autores conhecidos e desconhecidos poderão enviar as suas composições (de 1 a 15 de novembro), sendo que membros da OGAE Espanha e da AEV (INFE Espanha), além de um comité escolhido pela RTVE, selecionarão as dez melhores candidaturas. Aquando da submissão, os compositores deverão mencionar quais os candidatos ideais para defender a canção. No regulamento, disponibilizado AQUI, ficou por esclarecer se os compositores estrangeiros poderão participar. Paralelamente, a RTVE convidará artistas e compositores para apresentarem propostas, estando a emissora e o painel de professores da Academia encarregues de selecionar dez candidaturas.

Antes da gala ao vivo, a RTVE e a Gestmusic, produtora do evento, irão distribuir as 20 canções pelos 16 candidatos, havendo candidatos a atuar em grupo, em duo e a solo, tal como na edição passada. As 20 combinações serão colocadas a votação online no site da emissora, sendo que as três mais votadas terão acesso direto à gala televisionada. O comité de especialistas formado pelos diretores da RTVE e pelos professores da OT2018 terão a responsabilidade de eleger as restantes sete canções que disputarão a gala ao vivo, onde o televoto terá total responsabilidade (100%) pela eleição dos representantes de Espanha em Telavive.


Estreante em 1961, Espanha conta com 58 participações no Festival Eurovisão, tendo ganho as edições de 1968 e 1969. Contudo, nos últimos 10 anos, o país apenas conquistou duas presenças no top10, contando com 7 participações abaixo da 20.ª posição. Em Lisboa, Amaia e Alfred foram os representantes espanhóis com "Tu Canción", canção que não foi além do 23.º lugar com 61 pontos, tendo sido a mais votada do público português.



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTVE / Imagem: Google / Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.