Slider

[ZONA DE DISCOS #58] Ira Losco – “No sinner, No saint”


Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. Hoje o destaque vai para novo álbum de Ira Losco, "No Sinner, No Saint".
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.



Lançamento: 21 de junho de 2018
Nota: 8/10

        
“No sinner, No saint” é Ira Losco comprando o bilhete para a primeira divisão da pop internacional contemporânea. 
Adicionalmente, o novo álbum é uma audácia discográfica nos dias que correm, uma vez que é um disco duplo, composto por 22 temas. Feito raro no mundo pop, algo completamente inédito na indústria maltesa. Foi ambição em demasia? Quantidade em detrimento da qualidade? Definitivamente resposta negativa para ambas as questões. A comprová-lo está o tema de abertura “OMG”, ft. Shyli, um cruzamento perfeito entre reminiscências da feliz Cyndi Lauper dos anos 80 e a irreverente Katy Perry.
A julgar pelo tempo de composição e produção, cremos que se trata de um risco consciente e calculado, um atrevimento para manter Ira Losco não só como o nome musical mais sonante de Malta, como suportar ainda aberta a possibilidade de vingar e sedimentar a sua marca fora de portas, intuito esse que foi também o principal objetivo por levar Ira de novo à Eurovisão, em 2016 – embora nunca tenha sido oficialmente admitido. “Walk on water” estava em sintonia com a sua tentativa de viragem musical, materializada no brilhante “Haunted by love”, lançado em finais de 2015, um tema alicerçado numa matriz dance de inspiração drum 'n' bass, que representava uma viragem de 180º na sonoridade da intérprete que, até então, tinha conhecido o sucesso com recurso a um som que permitia estabelecer paralelismos entre uma  Kelly Clarkson e Avril Lavigne, partindo de um vaste leque de influências e culminando, sem qualquer exagero, num dos melhores discos pop desta década, “The Fire” (2013), imperdível.
Ao ter em conta o estrondoso sucesso, comercial e crítico, de “The Fire” a surpresa foi ainda maior perante esta colossal mudança na direcção sónica, encontrando como justificação o que foi inicialmente exposto nesta análise.
De um modo geral, em “No Sinner, No Saint”, vemos Ira Losco desfilando ao som de ritmos pop dance, alguns com nuances latinas, como “Hey Now” (cd1, #2), raggae – “Stuck Like That” (cd1, #8) ou drum and bass em “Haunted by love”  (cd1, #11).
O cd2, intitulado “No Saint” (o cd1 corresponde a “No Sinner”), apesar de conter o atual single, “One in a million” (cd2, #1), é aquele que concentra um maior número de propostas laid-back e dois dos momentos mais interessantes nesta arrojada aventura discográfica, a mais alternativa “Breathe” (cd2, # ) e “You didi t again” (cd2, #11) misturando violinos e rap numa das melodias mais conseguidas de todo o grupo de canões.
A julgar pelos álbuns anteriores, “No Sinner, No Saint” deverá ser amplamente explorado mediante o lançamento de múltiplos singles, todos eles acompanhados de vídeos de excelência. Para já, quatro já viram a luz do dia e não será exagero se arriscarmos que o número final rondará os oito ou dez.
Para além dos singles, sugerimos, como escutas obrigatórias, “The only law” (cd1, #4), “You’re gone” (cd1, #6), “Breathe” (cd2, #5) e “You did it again” (cd2, #11).
Para quem não conhece os singles, “Haunted by love” e “We are the soldiers” são óptimos cartões-de-visita.

Temas promocionais
Haunted by love


We are The Soldiers


Oh My God (OMG)


One In A Million



Temas destacados por Carlos Carvalho: “The only law”, “You’re gone” e “You did it again”.

Alinhamento
NO SINNER - OMG (feat. Shyli)
NO SINNER - Hey Now
NO SINNER - Holy Water (feat. Destiny)
NO SINNER - The Only Law
NO SINNER - We Are the People
NO SINNER - You`re Gone
NO SINNER - I Wanna Dance
NO SINNER - Stuck Like That
NO SINNER - We Are the Soldiers
NO SINNER - Down the Wire
NO SINNER - Haunted by Love
NO SAINT - One in a Million
NO SAINT – 1984
NO SAINT – High
NO SAINT – Cannonball
NO SAINT – Breathe
NO SAINT – Potion
NO SAINT - I`d Hate to Be You (feat. Pupachile)
NO SAINT - The Perfect One
NO SAINT - Bad Habits
NO SAINT – Money
NO SAINT - You Did It Again

Pode ouvir o disco AQUI.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIÃO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.