Slider

[ZONA DE DISCOS #52] Barei - "You Number One"


Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. Hoje o destaque vai para o mais recente álbum de Barei.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.




Lançamento: 04 de maio de 2018
Nota: 7/10

       No passado dia 9 de agosto, Bari publicou, eufórica, no seu facebook oficial, que o mais recente single “You Number One” – o terceiro do álbum com o mesmo nome – estava no #15 do Top 50 Viral no Spotify da Dinamarca. Esta surpresa espelha bem a nossa primeira impressão ao ouvir na íntegra “You number one”, aparentemente nada de especial mas paradoxalmente com todo o potencial para se tornar um grande sucesso na mesma escala de todos os gigantes pop / dance que dominam o Youtbe e Spotify nos dias de hoje.


O “problema” é que Barei é uma artista independente, o que torna as coisas muito mais complicadas, sem a ajuda de uma máquina multinacional bem oleada. Parece que mesmo o facto de "Say Yay!" se ter tornado um sucesso nacional (espanhol), com direito a disco de ouro e um lugar no pódio na lista de vendas, não convenceu uma grande editora – ou Barei não se deixou convencer (?).

Dance-pop, Tropical House, Electronic, Funk / Soul, Pop são a praia de Barei, num disco em que os principais cérebros são a própria artista e Rubén Villanueva, quer na composição, quer na produção. E se a música “dita” comercial é, nos dias de correm, (injustamente?) atacada por soar demasiadamente igual, Barei não parece minimamente preocupada com tal crítica, sobrevestindo as suas canções com arranjos e produções que ecoam o último grito homogéneo da moda pop musical. Assim, por exemplo, ao ouvirmos “Ready Or Not” Feat. Matteo (#2), é impossível não nos lembramos do mega-sucesso de 2016, “Rockabye” dos Clean Bandit (featuring Sean Paul and Anne-Marie).  “I’m With You” (#3) pede uma parceria com Justin Bieber, fase “Purpose”. “Gotta Be Today” Feat. Heren (#4) recupera os sons mais mexidos e, do ponto de vista comercial, “Not A Drama” Feat. Kronno Zomber (#7) destaca-se pelo seu exotismo sónico, pedindo em simultâneo um vídeo à americana, do género "I'm the One" de DJ Khaled featuring Justin Bieber, Quavo, Chance the Rapper & Lil Wayne, cheio de mulheres mamalhudas e outros artifícios de género. Parece despropositado? Não. Basta termos em atenção as fotos promocionais, algumas delas incluídas no próprio booklet do cd “You number one”, onde temos uma Barei mais arrojada, mais ousada, enfim, muito mais despida. Esperamos que seja um atrevimento enquadrado no conceito estético do seu trabalho e não um grito desesperado por uma chamada de atenção.

Do novo álbum foram já lançados três singles/vídeos, “I Don't Need to Be You” (#1), “Worry, Worry” ft. Porta (#8) e “You Number One” (#6), o tal tema viral no spotify dinamarquês. Contudo, a nossa eleição recai sobre os temas “Loosen Up Get Me Higher” (#5) e surpreendente balada  “My Fault” (#9).

É “You number one” um álbum ímpar? Não. Mas não deixa de ser interessante ver uma artista independente espanhola bem focada no seu objetivo musical, desenvolvendo todo o árduo trabalho inerente à realização e promoção de um disco, inspirada pelo competitivo mercado pop internacional.

Quase sem admiração, por não ter o apoio de uma grande editora, o disco ainda não fez furor na tabela de vendas espanhola. A ver vamos que surpresas nos trarão os singles.

Vídeo oficiais
I don’t need to be you


Worry Worry Feat. Porta
 You Number One (U#1)



Temas destacados por Carlos Carvalho
Loosen Up Get Me Higher



My fault



Alinhamento
1                 I Don’t Need To Be You
             Ready Or Not Feat. Matteo
             I’m With You
             Gotta Be Today Feat. Heren
             Loosen Up Get Me Higher
            You Number One (U#1)
            Not A Drama Feat. Kronno Zomber
            Worry Worry Feat. Porta
            My Fault
           Warning
           With The Flow
           Bitter Cold
          Hide And Seek Feat. Zeen

Pode ouvir o disco aqui: https://open.spotify.com/album/3Qcf2taGRxFQ1ES5CZTRUR

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIÃO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.