Slider

[ZONA DE DISCOS #9] O'G3NE - “We got this – Special edition”


Todas as quartas-feiras no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no Festival da Canção ao longo dos anos. Esta semana o destaque vai para o mais recente álbum do grupo O'G3NE, as representantes da Holanda na Eurovisão 2017. O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.

O'G3NE - We got this – Special edition  (2017)


Data de lançamento: 28 de abril de 2017
Nota: 6/10

As O'G3NE representaram a Holanda na Eurovisão Júnior há precisamente 10 anos. Por esse mesmo motivo, não deixa de haver uma bonita nota de rodapé e até algum simbolismo com a proposta holandesa 2017, mas cremos que “Lights and Shadows” ficará para a posteridade mais pelas surpreendentes harmonias (não se pode pedir melhor) do que pela canção em si. A nível musical, e apesar da boa receção por parte da maioria dos eurofãs e de um sólido resultado final (11º lugar), ‘Lights and Shadows’ foi um retrocesso em relação àquilo que os Países Baixos nos habituaram nos últimos 4 anos. A qualidade das vozes é irrefutável mas, uma vez mais, não estamos num concurso de vozes e embora a capacidade vocal seja um elemento essencial, não é suficiente, e a canção em termos melódicos foi um constante “play-pausa-play-pausa”, especialmente no refrão . Contudo, “Lights and Shadows” parece que agradou aos saudosistas do trabalho das Wilson Phillips ou En Vogue (que ainda estão no ativo, note-se) e o disco foi e está a ser um sucesso de vendas na Holanda.

A edição original de ‘We got this’ saiu em setembro de 2016 e teve entrada direta para o #1 do top de vendas holandês. Aproveitando a boleia eurovisiva, as manas lançaram uma edição especial, acrescentando, ao alinhamento original, ‘Lights and Shadows’ (versão eurovisiva e versão acústica) e mais dois temas, ‘Clown’ and ‘Magic’. A edição especial levou-as de volta ao top 10 holandês (#7), perfazendo um total de 38 semanas (!) no top 100, chegando, para já, à marca de ouro.

Não obstante o sucesso comercial, ‘We got this’ não convence, podendo levar ao tédio auditivo quem está na esperança de ouvir algo impactante e diferente do que ouvimos no palco eurovisivo. Em ‘We got this’ tudo parece demasiadamente calculado, com extremo rigor, não deixando espaço, nem para proezas musicais, nem mesmo para uma produção moderna. ‘Cross faded’, ‘Wait a minute’ e ‘Satellite’ dão o ar da sua graça a 2017, mas acabam por se perder no alinhamento. ‘Take the Money and run’ destoa do disco, mas para além de ter sido o primeiro single a ser extraído do disco aqui em análise, pode indicar-nos um caminho futuro para as O'G3NE.

 O'G3NE na final da Eurovisão 2017 :


 Tema destacado: ‘Take the Money and run”:

 

A ver: O'G3NE - Emotion (The Blind Auditions | The voice of Holland 2014) :



Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIAO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.