Slider

[AO VIVO] A carreira de Simone de Oliveira em duas horas de Musical


Em cena no Teatro Tivoli BBVA, Simone: O Musical percorre vários momentos da longa carreira e vida de Simone de Oliveira, tendo como protagonista... a própria. O ESCPortugal marcou presença numa das sessões e mostra-lhe tudo... ou quase tudo!

Noite de trovoada. A ansiedade do palco. O medo de falhar. Sobe o pano no Tivoli. Simone de Oliveira, tal e qual como a conhecemos, está sentada no camarim, ansiando por um cigarro enquanto aguarda o momento de subir ao palco para cantar. É neste momento que recebe uma visita bastante inusitada... Está dado o mote para Simone: O Musical. Escrito por Tiago Torres da Silva e com direção musical de Renato Júnior, dupla que levou Simone de Oliveira de volta ao Festival da Canção em 2015, a peça retrata diversos momentos da longa carreira e vida de Simone.


Varela Silva, David Mourão Ferreira, Henrique Mendes e Carlos do Carmo são algumas das personagens que marcam presença nesta peça, em que Simone é interpretada por outras duas artistas além da própria. Sissi Martins, a maior revelação do musical, teve a responsabilidade de interpretar a jovem Simone: a participação no Festival Eurovisão em Madrid, as críticas da sociedade por ser mãe solteira, o namoro com Henrique Mendes e a perda de voz são alguns dos momentos encenados pela jovem. Envergando o famoso vestido verde, Sissi interpretou "Desfolhada Portuguesa" de uma forma arrasadora, arrecadando uma das maiores ovações da noite.


A Maria João Abreu coube a responsabilidade de interpretar a nova Simone. Rejuvenescida depois da perda de voz, Simone recomeçou a cantar em meados da década de 70, tendo sido uma agradável surpresa ouvir a atriz a interpretar The Shadow Of Your Smile, tema que Simone interpretou com Carlos do Carmo no palco do Casino da Figueira da Foz, sendo o fadista interpretado por FF.


A personagem de Henrique Mendes também esteve a cargo do cantor, que teve também a responsabilidade de interpretar um dos muitos presentes na Estação de Santa Apolónia aquando do regresso de Simone de Madrid, tendo interpretado posteriormente Tango Ribeirinho. Os momentos que antecederam o regresso da cantora depois da Eurovisão moldaram um dos núcleos cómicos da peça, estando a cargo dos alentejanos Soraia Tavares e Pedro Pernas, da açoriana Marta Andrino e do nortenho Ruben Madureira, mostrando a heterogeneidade dos seguidores de Simone ao longo de toda a sua carreira.


Além da personagem deste núcleo, Ruben Madureira teve também um dos momentos mais marcantes do espetáculo ao interpretar Maldita Cocaína, sendo responsável, com Pedro Pernas, de outros dos núcleos cómicos da peça, ao representarem um casal homossexual, mostrando a ligação de Simone de Oliveira à comunidade LGTB. Também Soraia Tavares teve a oportunidade de mostrar o seu poder vocal ao imitar a bisavó santomense de Simone, garantido um lugar na lista das maiores promessas do panorama artístico português.


José Raposo teve também direito a brilhar no palco do Tivoli: recordando as "longas conversas e curas de bebebeira na Rua da Saudade" e interpretando "Poeta Castrado, Não" enquanto Ary dos Santos; contudo, foi no papel de Varela Silva que o conhecido ator se destacou, mostrando, em diversos momentos, a ternura que tanto caracterizou o casal formado entre Varela e Simone. 


Simone! Simone de Oliveira são as melhores palavras para descrever... Simone de Oliveira. Com a difícil tarefa de fazer de si própria num musical biográfico, a cantora deu voz a diversos temas do seu percurso, destacando-se "No Teu Poema" e "Apenas O Meu Povo", tema que encerrou o musical e arrecadou uma ovação de largos minutos... Com diversas aparições em todo o espetáculo, há uma frase dita pela própria que a descreve de forma única: "O meu reino por um cigarro", mostrando toda a sua irreverência e os seus 'sem medos' das palavras. Simone sendo Simone.


Em cena no Teatro Tivoli BBVA até 22 de outubro e com sessões já anunciadas para o Coliseu do Porto e no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, Simone: O Musical é, sem sombra de dúvidas, um espetáculo que não pode perder.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem: UAU
4
( Hide )
  1. Anónimo00:21

    Uau Simone!!

    ResponderEliminar
  2. Pedro Carvalho02:08

    Texto e foto excelentes.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:56

    Vou ver na proxima semana. Pelo artigo acho que nao me vou arrepender.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:22

    Sera que vem ao Algarve? Temos excelentes salas e muito publico que adora este genero mas nunca pode ver

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.