Slider

Noruega: Agnete premiada pela Organização de Saúde Mental


No Dia Mundial da Saúde Mental, a cantora Agnete foi premiada com o Prémio Transparência 'Åpenhetspris' da organização norueguesa Mental Helse.

Agnete Johnsen, representante da Noruega da última edição do Festival Eurovisão, retirou-se de todas as aparições públicas ligadas ao evento depois de sofrer um ataque agudo de problemas de saúde mental aquando da preparação para o concurso. Cinco meses depois, no Dia Mundial da Saúde Mental, a cantora foi premiada com o Prémio Transparência Åpenhetspris.

"Eu realmente gostava de poder estar presente para receber o prémio" revelou a cantora numa carta, agradecendo à organização nacional de saúde mental Helse Mental que a distinguiu com o prémio devido à sua abertura sobre a luta contra a depressão e outras doenças psiquiátricas. A cerimónia realizou-se ontem no Teatro Nacional em Oslo tendo sido realizada uma conferência sobre os problemas da saúde mental.

Impossibilitada de estar presente na cerimónia, a jovem de 22 anos fez-se representar pelo seu agente, tendo deixado um relato da sua pré-temporada eurovisiva: "Os meus pensamentos ficaram fora de controlo. Eu tive de abandonar tudo o que tinha, menos a música, para conseguir um total paz e tranquilidade à minha volta" escreveu, admitindo que "Foi uma escolha difícil, mas necessária. É ainda a mesma situação que vivo hoje".

A Helsen Mental, organização responsável pela entrega do prémio, garante que Agnete é "um vencedor mais que digno" da distinção pela sua coragem de falar abertamente da depressão e de doenças psiquiátricas que viveu ao longo dos últimos anos, independentemente da sua idade. A cantora recebeu ainda um prémio monetário de 10 mil coroas norueguesas e uma obra de arte para atribuir a uma instituição, tendo escolhido o Youth Center Vadsø.

Agnete representou a Noruega no Festival Eurovisão 2016 com o tema Icebreaker. Apesar de algum favoritismo inicial, a candidatura não conseguiu avançar para a Grande Final, depois de alcançar a 13.ª posição com 63 pontos. Recorde, de seguida, a sua atuação em Estocolmo:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!

Fonte: newsinenglish.no / Imagem: EBU / Vídeo: eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.