Slider

Chéquia é a nova designação oficial da República Checa


A Organização das Nações Unidas oficializou a mudança do nome alternativo da República Checa para Chéquia. A confirmar-se a sua permanência na Eurovisão, o país deve subir ao palco da próxima edição com a nova designação.


Depois do projeto de lei ter sido aprovado no parlamento checo, cuja notícia pode recordar AQUI, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou, durante o dia de ontem, o novo nome oficial da República Checa: Chéquia. Segundo os responsáveis da iniciativa, a mudança deve-se à dificuldade de introduzir o nome do país em etiquetas, rótulos e camisolas de desporto, entre outros.

Miloš Zeman, presidente do país, e Bohuslav Sobotka, primeiro-ministro checo, declaram, num comunicado conjunto com outras entidades, que "recomenda-se o uso da palavra única Chéquia em línguas estrangeiras a menos que seja necessário usar o nome oficial do país: República Checa.

No entanto, para a maioria dos países a mudança não é radical: alguns já se referiam à República Checa como Chéquia, apesar do termo nunca ter sido oficializado; apenas as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e turca resistiam ao uso desse termo, que remonta à entidade nacional usada desde o século XVII.  A República Checa nasceu em 1993 aquando da divisão da Checoslováquia, país que deu também origem à Eslováquia, cujo nome oficial é República Eslovaca. 

Estreante desde 2007, a Chéquia participou em cinco ocasiões no concurso europeu. Em 2016, representada por Gabriela Gunčíková e o tema 'I Stand', o país conquistou o primeiro apuramento para a Grande Final, onde terminou na 25.ª posição com 41 pontos, podendo recordar de seguida a sua atuação. A confirmar-se a sua participação em 2017, esta será a primeira vez que o país subirá ao palco sob a nova designação oficial.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: PragueMorning l/Imagem: BBC / Vídeo: eurovision.tv
16
( Hide )
  1. Anónimo21:48

    Muito mais pratico.

    ResponderEliminar
  2. Boa mudança! Que continuem a apostar na qualidade,classe e bom gosto,de que deram provas no ESC tanto em 2015 como em 2016!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Bananabela00:48

      E na quantidade e no tamanho.

      Eliminar
    2. Anabela Banana12:26

      RG amigo, seu makako, só concordo 50% desta vez. Em 2015 sim, mmmm que canção que cantor (o meu Václav!). Mas em 2016... que seca pegada... bem merecidos os 0 pontos do público.

      Eliminar
    3. Anabela,compreendo o que dizes,mas eu apesar de nao gostar por ai alem da Chequia 2016,contudo reconheço-lhe tremendamente qualidade,classe e bom gosto.Nem tudo de que gosto tem necessariamente qualidade,classe e bom gosto,por ex.UK 1984(Belle &the Devotions).XXX

      Eliminar
  3. Anónimo01:09

    Acho q sou o único a achar a mudança horrenda, mas pronto cada um é livre de ter a sua opinião :>)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo03:36

      Czechia is originally derived from Latin, which is common for numerous other country names in English, such as Austria, Australia, Croatia, Virginia, California, Indonesia, Slovakia, Latvia, Colombia and many more, also including Czech geographic names such as Bohemia, Moravia and Silesia. Czechia might sound strange to some people the first time they hear it but so do numerous geographic names derived from foreign languages that are commonly used in English, such as Idaho, Utah, Massachusetts, Lithuania, Zimbabwe, Belarus, Croatia and also (former) Czechoslovakia.

      Eliminar
    2. 03:36 - Falas dum ponto de vista anglofono,mas o mundo nao e so de anglofonia feito.Achas mesmo que Lituania,Croacia,Bielorussia soam estranhos para falantes de outras linguas,ou no caso de Zimbabwe ou Burkinafasso para os falantes de linguas Bantu ou Malinke?Please...Open your mind!

      Eliminar
    3. Anónimo17:01

      RG, percebeste tudo ao contrario lol.

      Eliminar
    4. 17:01 - Agradeço-te imenso se me explicares como deveria ter percebido.Fico a espera!De antemao ,muito obrigado.

      Eliminar
    5. sr du15:15

      RG a levantar problemas como sempre.

      Eliminar
    6. 17:01+sr du - OK, o/a "cliente do costume".Muito comovente o interesse e a fixaçao,mas mesmo assim: Largam da mon! :-)

      Eliminar
  4. Anónimo14:14

    Viva a Chequia e que os chequios ou checos continuem a enviar boas canções com 2015 e 2016 estas canções são lindas, só fico à espera que alguem me diga se o genteligo é chequio ou checo como no caso do Egito mas o gentetilico continua a ser egipcio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Checos pq não dizes eslováquios xD

      Eliminar
    2. Anónimo09:51

      Mas tambem poderia ser eslovaquio de toda a maneira fico aguardar oficialmente pelo termo mas parece-me que checo seria o mais correto.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.