Slider

República Checa prestes a mudar de nome para Chéquia


A República Checa, participante na Eurovisão desde 2007, poderá entrar na competição do próximo ano com uma nova designação: Chéquia será o novo nome do país, em caso da proposta ser aprovada no parlamento.

O país que nasceu após a dissolução final da Checoslováquia vai passar a ter um nome oficial mais curto: se for aprovado no parlamento, a República Checa vai passar a ser chamada de Chéquia. O anúncio foi feito pela BBC, sendo que a decisão, explicam os responsáveis pela iniciativa, deve-se à dificuldade de introduzir o nome do país em etiquetas, rótulos e camisolas das empresas de desporto e companhias de roupa.

A proposta vai ser discutida no parlamento checo, depois de ter tido aval positivo do primeiro ministro e do restante executivo checo, sendo que, em caso de ser aprovada, vai ser apresentada às Nações Unidas para a decisão final. Contudo, a mudança não é radical: alguns países já se referiam à República Checa como Chéquia, apesar do termo nunca ter sido oficializado; apenas as línguas portuguesa, espanhola, francesa, italiana e turca resistiam ao uso desse termo, que remonta à entidade nacional usada desde o século XVII. 

A República Checa nasceu em 1993 aquando da divisão da Checoslováquia, país que deu também origem à Eslováquia, cujo nome oficial é República Eslovaca. O país participa na Eurovisão desde 2007, tendo participado apenas em quatro ocasiões. Em 2017, a confirmar-se a sua manutenção no concurso, a República Checa poderá entrar já sob o novo nome do país. 

Recorde, de seguida, o tema que representará a República Checa em Estocolmo:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: Observador l/Imagem: BBC / Vídeo: eurovision.tv
9
( Hide )
  1. Chéquia,muito giro, mas seria mais rico ainda se passasse a chamar-se cheque, mas com cobertura, não como o representante da Bósnia.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:50

    Nao gosto. Espero que continue Republica Checa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:47

      Esperemos que também gostes de República Eslovaca, Federação Russa, República Portuguesa, Confederação Helvética e República Francesa também.

      Eliminar
    2. Anónimo03:01

      @00:50

      problema teu

      Eliminar
  3. Anónimo11:07

    que estranho chequia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:42

      Porque é que Chéquia é estranho para República Checa e Eslováquia não é para República Eslovaca? Porque não estás habituado. Mas se habituaste-te a dizer Checoslováquia no passado, habituas-te a dizer Chéquia.

      Eliminar
  4. É tudo uma questão de hábito. Pode não soar bem agora mas com o tempo tornar-se-á absolutamente normal.

    ResponderEliminar
  5. Esses países de leste não sabem o que querem para a bandeira e o seu nome. Enfim eles é que sabem.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.