Slider

[AO VIVO] 54 anos de carreira de Paulo de Carvalho "é muito tempo, muitos dias, muitas horas a cantar"


A sala do Tivoli foi pequena para albergar todos os interessados em assistir ao espetáculo comemorativo dos 54 anos de carreira do Intemporal Paulo de Carvalho. O ESCPORTUGAL não podia faltar a este concerto tão especial. 

"Na mesma rua/ na mesma cor/passava alegre/ sorria amor", de Flor Sem Tempo, deu o mote para o início de Intemporal, concerto comemorativo dos 54 anos de carreira de Paulo de Carvalho, precisamente no mesmo palco em que, em 1971, defendeu esse tema. O Tivoli, situado na principal artéria da capital portuguesa, foi, contudo, pequeno para receber todos os interessados em assistir ao concerto daquele que é um dos grandes nomes da música nacional.

'Maria Vida Fria' seguiu-se no alinhamento, depois do anfitrião ter felicitado todos pela sua presença, sendo que instantes depois o Tivoli recebia um dos grandes momentos da noite: 'Dez Anos' levou o público ao rubro, que fielmente acompanhou Paulo de Carvalho a cantar, sendo seguido de 'Abracadra' e 'Executivo' .


Depois dessas interpretações, o cantor dispensou a banda de palco e os backing singers e chamou a palco dois guitarristas, recordando a sua vertente de fadista, por vezes esquecida por entre os 54 anos de carreira (e sucessos). 'Desculpem qualquer coisinha' e 'Balada da Boneca' deram mote a essa parte do espetáculo, tendo posteriormente recordado dois grandes vultos da música nacional: Ary dos Santos e Carlos do Carmo, tendo descrito o último como "um homem amado e querido por todos nós".

'O Homem das Castanhas', 'Os Putos' e 'Lisboa Menina e Moça', temas compostos por Paulo de Carvalho e escritos por Ary dos Santos, mas popularizados por Carlos do Carmo, foram acompanhados com muito fervor por todos os presentes na plateia, recolhendo das maiores salvas de palmas do espetáculo.



Momentos depois, eis chegado o momento de receber a primeira convidada da noite: Mariza subiu ao palco para interpretar, juntamente com Paulo de Carvalho, o tema 'Meu Fado Meu', escrito e composto pelo cantor. Um outro sucesso seguiu-se no alinhamento, 'O Cacilheiro', sendo precedido por um dos momentos mais ternurentos da noite: A filha Mafalda Sacchetti interpretou em conjunto com o pai o tema 'Mãe Negra' tendo finalizado a atuação com uma mensagem de amor e gratidão ao progenitor, que deixou Paulo de Carvalho bastante emocionado.


'Beijo à Lua' aqueceu os ânimos, sendo que momentos depois, o Tivoli recebeu o grande momento da noite: Agir interpretou, juntamente com o pai, o tema 'Meu Mundo Inteiro', levando todos os presentes a acompanhá-los na interpretação do mesmo. 'Meninos do Huambo', outro dos muitos temas intemporais do cantor, foi o último tema a ser interpretado até a uma falsa saída do cantor.



'Gente que vos diz/Que a canção sou eu/A canção és tu/Por isso cresceu', versos de 'Gostava de vos ver Aqui', deram o mote de entrada na última parte do espetáculo da passada terça-feira, tendo sido interpretado por Paulo de Carvalho de entre o público presente na sala. Contudo, logo aos primeiros acordes do tema que se seguira, o público trauteou os primeiros versos do tema, levando o cantor a mostrar o seu lado mais divertido e a brincar com a situação.


Porém, não havia razões para dúvidas: 'Nini dos Meus Quinze Anos' continua a ser um dos temas mais acarinhados pelo público português e foi acompanhado, a plenos pulmões, por todos os presentes no Tivoli, sendo que muitos não aguentaram e levantaram-se para dançar ao som do tema. Contudo, chegado à fase dos agradecimentos, Paulo de Carvalho anunciou que esse era "o primeiro de muitos espetáculos", antevendo uma tournée com Intemporal, tendo sido interrompido por duas ocasiões pelo público presente a cantar os primeiros versos de 'E Depois do Adeus'. E como não podia deixar de ser, o espetáculo terminou ao som do tema com que Paulo de Carvalho representou Portugal no Festival da Eurovisão em 1974, uma senha do 25 de Abril. 'Quis saber quem sou, O que faço aqui"...

Recorde, de seguida, alguns excertos do concerto de Paulo de Carvalho no Tivoli:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem/Vídeo: ESCPORTUGAL

3
( Hide )
  1. Anónimo03:31

    Mais um grande artigo completíssimo. Parabens

    ResponderEliminar
  2. E o periodo anglofono de Paulo de Carvalho no inicio da decada de 70? Walk on the grass,waiting for the bus,Anna,I`ll be there with you...Pena, propositadamente ou nao, atirar fora com esse periodo tao interessante da sua vida artistica.

    ResponderEliminar
  3. Foi no palco deste mesmo Tivoli,que em 1971 Paulo de Carvalho perdeu a representaçao de Portugal no ESC para Tonicha...Ter-se-a lembrado disso e da"birrinha" que teve? Ele era um rapaz muito temperamental...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.