Slider

Suécia: Conheça as alterações na votação do Festival Eurovisão 2016

A EBU acaba de anunciar a maior alteração no sistema de votação desde 1975. Como é que isso irá funcionar?


A organização do Festival Eurovisão 2016 acaba de anunciar uma  transformação "radical" no sistema de votação do concurso, a maior desde 1975, segundo palavras suas. Em anos anteriores, os resultados da votação dos júris e do televoto eram apresentados como um resultado combinado, cada um contando 50% para o resultado final de cada país. A partir da edição de maio de 2016, os votos do júri e do televoto de cada país vão ser apresentados separadamente. Os pontos a atribuir não serão diferentes, mantendo-se do 1 ao 8, 10 e 12 pontos.

Como é que esta alteração irá funcionar?

Depois dos telespectadores votarem na(s) sua(s) canção(ões) favoritas por telefone, SMS ou pela app oficial, cada porta-voz dos 43 países participantes serão chamados a apresentar os pontos do seu júri profissional (e apenas e só do júri). Depois das apresentações dos 43 porta-vozes,  os pontos do televoto de todos os países participantes serão acrescentados, resultando numa votação final para cada canção.

Os resultados do televoto serão, então, apresentados pelo apresentador do Festival, começando pelo país que recebeu menos pontos do público e terminando com a canção que recebeu mais pontos. Depois do programa de televisão terminar, o site oficial eurovision.tv publicará os resultados com detalhe.

O supervisor executivo do festival, Jon Ola Sand, afirmou que "este é um passo em frente no programa", garantindo "que a canção mais popular entre o público  irá receber 12 pontos, independentemente da decisão de cada júri". Foi "uma decisão tomada por unanimidade pelo grupo de referência", acrescenta. O produtor do programa,  Martin Österdahl, é de opinião que "em anos anteriores, o vencedor era conhecido 20 minutos antes da votação terminar. Isso não é bom em televisão! Desta forma, a ansiedade e excitação será maior!" 

O sistema de votação nas semifinais será o mesmo da final, mas apenas as 10 canções mais votadas serão anunciadas. 

Recorde-se que a final do Festival Eurovisão 2016 decorrerá a 14 de maio. A RTP de Portugal não participa, por isso não estará presente na inauguração deste novo método de votação.

Eis um vídeo explicativo:




A SVT , televisão sueca, explica as alterações:

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: EBU/UER
41
( Hide )
  1. Ricardo Alves09:26

    Eu penso que o resultado final é exatamente o mesmo, só a apresentação é diferente. Ou percebi mal?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:30

    Isto significa que o televoto da Alemanha e da Suécia, onde há milhões de votantes, irá contar muito mais que o televoto de São Marino, onde votam poucas centenas de pessoas. O voto dos países maiores vai ter maior importancia... até aqui o voto de um pais pequeno valia tanto como o do pais grande.

    Ainda bem que Portugal desistiu disto.

    ResponderEliminar
  3. Eu ate gosto deste sistema de votacao mas ira ser igual nas semifinais?

    ResponderEliminar
  4. Pedro Carvalho09:46

    É o que se faz no Melodifestivalen
    Mas aí o televoto é apenas o da Suécia. No ESC vão juntar todos os votos e o televoto irá contar no global, não país a país. Os votos dos paises pequenos deixa de ser igual ao dos paises grandes (só o do juri sim)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:16

    Não percebi uma coisa: eles vão juntar os 500.000 votos recebidos da Suécia , mais os 100 dA Moldávia e os 500 de França e assim chegam ao top 10 das canções mais votadas, ou continuará a canção mais televotada de cada pais contar com 12, 10, 8...?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:27

    Injusto a meu ver...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10:37

    Para as pessoas que não entenderam vai ser basicamente o júri e televoto de cada vez separados. Depois eles irão anunciar os 0-8, 10 e 12 de cada júri to país. Depois no televoto iram juntar todos os 1 os 2,3...até os 12 de cada país. E iram anunciar como no Melodifestivalen

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:08

    Esta gente faz uma confusao com coisas tao simples:
    Televoto - 1, 2 , 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 12
    Júri - 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 12.

    As votações sao apresentadas em separado.
    Agora os 500.000 da Suécia com os 50.000 de sao marino juntar a votacao. Nao fazia mto sentido.
    Pelo menos nao entendi assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Ramos11:42

      É exatamente isso que vai acontecer, não percebeste nada! lol

      Eliminar
  9. Entao quer dizer que só 10 países recebem o televoto?
    I don´t understand! @-)

    ResponderEliminar
  10. Rui Ramos11:41

    Os votantes passam a ser iguais, o que não acontecia até aqui. Um votante de São Marino tinha muito mais peso na votação que um votante da Alemanha. Ando a defender isto ha seculos!!!Acho muito mais justo e dilui o efeito regional.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:53

    Nao, acho que é assim: cada votacao de um pais a uma cancao vai juntar se às votacoes que os outros paises fizeram à mesma cancao. Por exemplo : se portugal vota 1 ponto à moldavia no televoto e a suecia 6 pontos à moldavia, sendo estes os unicos votos para a moldavia no televoto, na final o que aparece é 7 pontos para a moldavia no televoto e é só isto. Na semifinal fica basicamente o mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Paulo Ferraz12:01

    Acho mais justo. No fundo, o voto nacional é feito atraves do juri de cada país.
    Depois dos 43 juris nacionais votados, a EBU junta o televoto (no total e não país a país)- Aqui está a grande diferença e que muita gente não entendeu.
    Espanha votam 2000 pessoas, França 5000, Itália 10000 e São Marino 100. Somam tudo e depois do somatorio as canções serão ordenadas com 12, 10, 8...
    Paises pequenos e que basicamente votavam nos vizinhos deixam de ter tanto peso: Todos os balcãs e muitos países de leste onde há pouca gente a votar, em comparação com os paises nordicos onde votam muitos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:28

    A minha opinião acerca disto: bem vindos ao Eurofestivalen!..
    Mania dos suecos...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12:35

    Este sistema dá mais destaque ao televoto. E traz mais drama ao concurso e mais suspense ate ao ultimo minuto.
    O tempo de antena de cada porta-voz vai ser encurtado. Antigamente diziam do 1 ao 12, ultimamente so diziam do 8 ao 12 e a partir de 2016 parece que tudo vai aparecer no ecrã e o porta voz só anuncia do 12 points.
    Outra boa noticia: Acabaram os ZERO pontos, ou os Null points. Dificilmente uma canção ficará com 0 pontos e é muito natural que a vencedora tenha mais de 600.
    Outra alteração: um pais onde o televoto não funcione (São Marino, Moldávia) haverá um juri suplente nomeado pela organização.O mesmo se o voto do juri for considerado não válido.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo13:10

    Não gostei nada disto , revelam a votação do júri naquela hora da votação ?
    Enfim não gostei então tipo naquela altura vão revelar os 12 pontos do júri ? Palhaçada

    ResponderEliminar
  16. Anónimo13:45

    Não concordo com este novo sistema!.. Vai ser mais fácil para o júri manipular o que quiser, e se os votos do televoto forem todos juntos acaba-se com "And the 12 points from Portugal go to.." porque o júri não representa o país, e agora já nem o televoto..

    ResponderEliminar
  17. Edite Pereira13:48

    Expliquem-me como se eu fosse muito burra. Cada juri da de 1 a 12 e depois, o publico so da una vez de 1 a 12?!?! Não deve ser, mas não percebo e sinto-me mal

    ResponderEliminar
  18. Nao tenho a certeza de ter compreendido correctamente.Em principio fiquei com a ideia de que os juris votam 1 a 1,mas o televoto e dado duma so vez,em bloco "pan-europeu",resultando em que do televoto so 10 paises recebam pontuaçao.Parece-me que para mim o ESC ja foi.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:46

    Tudo bem , para mim o festival´cada vez mais faz parte do passado (meu claro) já parti para outra.

    ResponderEliminar
  20. Essencialmente,o que esta por tras disto tudo e um grupo profissional,actualmente existente em tudo o que tenha mais de 5 funcionarios,cuja funçao e PLANEAR,INOVAR,seja de que maneira for.O essencial e fazer modificaçoes,pois esse grupo profissional tem de justificar de algum modo o seu salario.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo15:01

    O nome de Portugal num vídeo do ESC?? Uau, milagre..

    ResponderEliminar
  22. Anónimo15:06

    O QUE EU INTERPRETEI É O SEGUINTE:
    O júri de cada país atribuirá, individualmente, as pontuações de 1 a 12. No final, teremos visto a votação do júri. Após isto, o televoto DE CADA PAÍS (ou seja, os 5 pontos que Espanha e os 10 pontos que Itália, através do televoto, concederam à França, serão somados e França receberá 15 pontos no televoto.) Esses 15 pontos irão ser somados à pontuação previamente alcançada no voto dos jurados. Por exemplo, França tinha alcançado 60 pontos com os jurados. Irão somar-se esses pontos, com os 15 alcançados no televoto. A pontuação final será de 75 pontos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:28

      Mas a frança v ai receber so 15 pontos? Que injustiçada!

      Eliminar
    2. Anónimo20:40

      Se a canção for igual ou pior que a da Lisa Angell, não se admire :-) =))

      Eliminar
  23. Anónimo15:08

    Essa história de que os votos de cada país são somados não faz sentido nenhum. Por essa ordem de ideias como eram atribuídos os pontos para a tabela de pontuações? Era só de 1 a 12? Óbvio que não. Isso iria resultar em numerosos empates e não fazia sentido COMPLETAMENTE nenhum.

    ResponderEliminar
  24. Para se perceber, basta assistir à votação do Melodifestivalen!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:32

      Não concordo que so quem vê o melodifestivalen possa perceber. As decisoes devem ser tomadas para todos, não so para um grupo restricto

      Eliminar
    2. Essa de estarem sempre a remeter para o MF e boa!!!Como se toda a gente tivesse de saber como tudo se passa no"sacrossanto"MF,ja para nao falar especificamente so da votaçao...Prefiro seguir o"A dal" da Hungria!

      Eliminar
    3. Credo gente do céu! Apenas disse que se tiverem dúvidas assistam apenas a uma votação do MF no youtube e ficam com a noção do novo sistema! Valha-me Deus se ofendi alguém...

      Eliminar
  25. Edite Pereira16:02

    Alguém explica?

    ResponderEliminar
  26. Não entendo algumas confusões que vão para aqui... - o texto é claro e os vídeos explicativos também! Primeiramente apresentam a votação dos júris profissionais de cada país a concurso, surgindo automaticamente os 1-8 e 10 pontos, sendo que o porta-voz comunica apenas os 12 pontos. De seguida, são apresentados os resultados combinados do televoto de todos os países (onde foram somados os 1-8, 10 e 12 pontos que cada país atribuiu), começando por divulgar os países com menos pontos na TOTALIDADE (p.ex. país Y recebeu um total de 13 pontos, resultado de parciais 1+4+1+2+5 no televoto) e terminando, claro está, nos que reuniram a preferência do televoto (p.ex. país X recebeu um total de 203 pontos, fruto dos parciais 10+12+8+12+12+12+7+3+10+8+...+3 auferidos no televoto dos diversos países a concurso). Nas semifinais, manter-se-á o mesmo sistema de votação da Final embora, tal como tem vindo a acontecer, apenas divulguem quais os 10 países que se apuraram para a Grande Final. Os resultados COMPLETOS das Semi-finais e da Grande Final serão dados a conhecer logo após a Final, tal como tem sucedido.
    É uma proposta INTERESSANTE e mais justa, a meu ver (evitando aquelas situações detectadas em anos anteriores, onde uma determinada canção extremamente beneficiada pelo público poderá ser fortemente prejudicada no resultado final pela avaliação do júri e vice-versa, após combinação das duas pontuações e atribuição dos 1-8, 10 e 12 pontos tendo por base a seriação das canções, e dificilmente haverá, como alguém já referiu, os humilhantes "NIL points").

    ResponderEliminar
  27. Anónimo17:53

    uma coisa é certa, se apenas vao revelar o top10 do televoto na noite eurovisiva, portugal nunca irá receber pontos do televoto nunca mais na eurovisao, porque e impossivel portugal ficar num top10 atualmente.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo17:56

    Depois da votação do juri vão ser anunciados os votos TOTAIS que cada país recebeu no televoto, ou seja, os votos de 1 a 12 somados por cada país. Basicamente é repetir a votação normal, mas só que são divulgados apenas os resultados finais. Vai ser exatamente como antes! Não estou a perceber a confusão!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo18:53

    Anónimo das 15h06 interpretou da forma correcta. Os votos do júri serão transmitidos um a um como é habitual pelos porta-vozes. No final, os apresentadores irão anunciar quantos votos cada um dos 26 países conseguiu através do televoto, mas sem especificar que países atribuiram esses votos.

    A título de exemplo, a Rússia chega ao final da votação do júri com 137 pontos. Os apresentadores começam então a revelar a soma dos televotos no total - a Rússia consegue 230 pontos vindos do televoto. A pontuação final será de 367 pontos.

    A estrutura 1-12 continua, mas em paralelo e não misturada como até agora. A do júri é dita da forma tradicional. A do televoto é somada e somente o total é proferido em directo.

    De notar que a partir deste ano somente os 12 pontos serão de facto ditos pelos porta-vozes... toda a resta pontuação do júri surgirá no quadro classificativo.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo19:32

    "que a canção mais popular entre o público irá receber 12 pontos, independentemente da decisão de cada júri"

    Isto não bate certo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bate certo se te estiveres a referir à votação de um país.
      Por exemplo, o júri, no cômputo geral, coloca a canção A em 16º lugar das suas preferências mas o televoto coloca-a em 1º; no anterior sistema de votação (combinado 50%/50%, a canção poderia terminar fora do Top10 do país e, como tal, não receberia nenhum ponto. Com este novo sistema é garantido que receberá sempre 12pts do televoto.

      Eliminar
  31. Caros amigos! é assim, o sistema é como no melodifestivalen! primeiro os porta-vozes apresentão os votos do seu juri, como é habitual e no final de se conhecerem esses resultados o apresentador vai apresentar ospontos do publico com tem sido habitual por exemplo:
    A Arménia fica em 24º no juri com 24 pontos e depois no publico fica em 26º com 10 pontos e esses pontos são somados todos os paises irão receber pontos!

    os votos de todos os países não vão ser somados! ou seja cada estação de televisão de cada país envia ao supervisor os resultados do publico e depois o 1º fica com 12 o 2º com os 10 o 3º com os 8 e por ai adiante até 1 ponto o 10º lugar do publico de cada país e quando todos os pontos do publico estiverem entregues eles somam os pontos para depois acrescentar aos pontos do júri!

    É Fácil, não há que falhar!

    e até acho bastante interesante! pois imaginem o 1º do juri pode ficar em 10º ou pior no publico e não ganhar e depois o 1º do publico poder ganhar a Eurovisão!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo22:20

    É errado dizer que este sistema só altera a apresentação dos votos. Por exemplo, Portugal teria passado em 2014 com 89 pontos, resultado dos 17 pontos do júri e dos 72 do público. Portanto, teríamos feito uma festa, já que no final da apresentação do voto do júri estaríamos em último lugar, mas após o acréscimo da votação do público ficaríamos em 10º lugar :D
    A Itália teria ficado em 2º lugar na última edição, por exemplo. Portanto, isto altera muito as coisas.
    Basicamente, o que acontecia era que as duas percentagens eram combinadas e só depois eram transformadas em 1-8, 10 e 12 pontos. Agora, as duas percentagens são separadas, e cada uma vale 50% individualmente, enquanto que anteriormente eram um 50% combinado.

    ResponderEliminar
  33. ESC 2016 - novo sistema de votação - a ver se percebi!!!
    43 países participantes
    se o júri de cada país der 12 pontos à mesma canção X: subtotal (42 países votantes x 12 pontos = 504)
    se o televoto de cada país der 12 pontos à mesma canção X: subtotal (42 países votantes x 12 pontos = 504)
    em teoria, se a canção X for consensual e receber todos os 12 pontos possíveis, no máximo pode atingir 1008 pontos.
    É isso?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.