Apesar dos planos para a participação em Estocolmo, além da eventualidade do fecho e posterior reabertura da emissora IBA, as datas das duas semifinais do Eurovision Song Contest 2016 poderão colocar Israel fora da próxima edição.
O sucessivo adiamento do fecho e posterior abertura da emissora estatal israelita IBA tem, ano após ano, colocado dúvidas sobre a participação do país no evento musical (AQUI). No entanto, segundo o diário NRG, a participação de Israel poderá estar em risco devido às datas das semifinais da competição, antevendo-se um cenário igual ao de 1980, ano em que o país ficou de fora devido à confluência da gala com o Yom Hazikaron (Dia da Memória).
E é esta comemoração que impossibilita a participação de Israel na primeira semifinal do Eurovision Song Contest 2016. O Dia da Memória de Israel, dedicado aos soldados e civis mortos devido a conflitos armados e ao terrorismo, assinala-se a 11 de maio, fazendo com que o país não possa participar na competição no dia anterior, visto ser um dia de não celebração, logo, segundo o diário, 'Israel não poderá participar na primeira semifinal nem poderá transmiti-la'.
Essa situação ficaria resolvida facilmente com um pedido à EBU/UER para participar na segunda semifinal, algo que tem ocorrido frequentemente com vários países. Porém outro problema se levanta: o ensaio geral da segunda semifinal acontece a 11 de maio, precisamente no Memorial Day. Tal situação deixa a EBU/UER numa situação complicado, visto que seria obrigada a aceitar a não participação do país nos ensaios desse dia, cujo segundo ensaio serve como base para a avaliação dos jurados.
Tanto a EBU/UER como a IBA ainda não teceram comentários sobre esta informação, mas lembramos que em 1980, 1984 e 1997, o país ficou de fora da competição devido à confluência dos eventos com o Yom Hazikaron (Dia da Memória) e com o Yom HaShoah (Dia da Memória do Holocausto e do Heroísmo).
Nadav Guedj representou Israel no Eurovision Song Contest 2015 com o tema 'Golden Boy'. O jovem cantor conseguiu o primeiro apuramento do país desde 2010 bem como o 9.º posto com 97 pontos, o melhor resultado desde 2008! Recorde a sua prestação de seguida:
Nadav Guedj representou Israel no Eurovision Song Contest 2015 com o tema 'Golden Boy'. O jovem cantor conseguiu o primeiro apuramento do país desde 2010 bem como o 9.º posto com 97 pontos, o melhor resultado desde 2008! Recorde a sua prestação de seguida:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Wiwiiblogs/ Imagem: eurovision.tv
Espero que participe
ResponderEliminarTodos os anos o mesmo queixume e depois acabam por participar sempre
ResponderEliminará uma boa solução! semifinais decisão do público!
ResponderEliminarE e assim todos iriam querer ficar na mais fraca Para passarem a final
EliminarHá é com H, do verbo haver
Eliminaracho ridiculo nao participarem por causa de um feriado...
ResponderEliminarEste ano foi um ano em grande para Israel. E merecia ter ficado, no mínimo, no TOP5! Por mim até teria vencido, pois era a minha favorita!
ResponderEliminarSe fosse Portuguesa era chamada pimbalhada! Top5 nem por sombras. Mas e a sua opiniao
EliminarPara mim a par com "rythm inside" do Loic da Belgica,a cançao israelita era a minha favorita para a vitoria. Nao lhe notei nada de pimba,mas sim muita sonoridade e ritmo do medio-oriente combinados com tons R&B.
EliminarAté dava jeito que retira-se, assim os países como Líbano e Tunísia podiam participar e quem não sabe mais, já não há estreias a 7 anos.
ResponderEliminar21:34 - Sim,hipoteticamente Tunisia ,Libano e outros do norte de Africa e Medio-Oriente poderiam participar,mas ha os custos de participaçao no ESC.Pessoalmente adoraria ter uma revoada de actuaçoes bem orientais,bem Rai ou Arabesk a animar o ESC.Saudades da Turquia...
EliminarTenho um pressentimento que a Turquia vai regressar em 2016, a emissora tinha dito que iria regressar a eurovisão em 2016, e já está na lista de países provisoriamente confirmados para 2016, quem não sabe se o Liechtenstein possa se estrear em 2016, até gostava de ver Israel de fora da eurovisão pelo menos, um ano, para ver se os países africanos diziam alguma coisa, a Tunísia e o Líbano eram capazes de dizer alguma coisa, o Líbano disse no ano passado, não sei se o Marrocos vai participar, eles têm muitas razões para não voltarem, primeiro: participação de israel
Eliminarsegundo: dinheiro
terceiro: a opinião do público
quarta: o tipo de canções que possam levar
quinta: não tinham uma arena com condições para receber uma competição
(consultei de um site)
14:33 - Espero que o teu"pressentimento"relativamente a Turquia se concretize.Onde viste que a Turquia faz parte da lista de paises provisoriamente confirmados para 2016?Realisticamente pensando,nao creio,infelizmente,nem em regressos nem em"estreias" dos paises em questao.
Eliminar14:33 - Ja encontrei informaçao referente a Turquia e sua possivel participaçao no ESC 2016. Esperemos que venha a concretizar-se!
Eliminar