Slider

[AO VIVO] Coliseu do Porto viajou por 40 anos de música


O Coliseu do Porto rendeu-se ao musical 74.14 que, em três sessões, transportou os espetadores do norte numa viagem pelas canções mais marcantes dos últimos 40 anos. A génese do espetáculo está na celebração dos 40 anos do 25 de Abril. E, de facto, que melhor maneira de celebrar a Democracia e a Liberdade do que ouvindo as músicas que mais cantámos, trauteámos, escutámos e dançámos neste últimos 40 anos? O ESCPORTUGAL esteve lá.

Depois de ter sido visto em Lisboa, a aventura do musical 74.14 continuou no Porto ontem e na sexta-feira. Foram cerca de 180 canções que desfilaram ao longo de duas horas e meia. Aquelas músicas contam História, havendo uma identificação imediata com os temas ou com as histórias que estão por trás de cada uma! Histórias do nosso coletivo comum, ou particularidades da vida e dos momentos vividos por cada um de nós.


Do elenco, conhecido de todos nós, não havia dúvidas quanto à sua competência e talento para embarcar nesta aventura. Lúcia Moniz, Suzy, Vanessa Silva, Rui Andrade, Henrique Feist e FF à frente de um grupo de artistas de luxo, destacando-se também de entre os músicos e bailarinos a cantora Joana Almeida. Sempre enérgicos, a cantar, a dançar e a trocar de roupa e adereços vezes sem conta. Os movimentos em palco foram previsíveis e os cenários pouco arrojados, contudo, neste ponto destacaram-se alguns vídeos – os chamados noticiários ‘40 anos em Revista’ – que contextualizaram historicamente a década respetiva.

E se as canções da década de 70 e 80 prenderam a atenção sobretudo de uma geração mais velha, as canções dos anos 90 e do século atual destacaram-se dos mais jovens, numa heterogeneidade de gostos e interesses que se notou, ontem à noite, na plateia da maior sala de espetáculos do Porto. Passámos pela música portuguesa, brasileira, francesa, italiana, espanhola, americana, inglesa… cerca de metade produto nacional e outra metade estrangeira. Ouvimos muito pouco do Festival da Canção porque, sejamos realistas, são poucas as canções que passaram pelo programa da RTP e que marcam a História da música em Portugal. A grande exceção foi, sem dúvida, “E depois do Adeus”, com a qual o elenco terminou esta festa da música.



Difícil enumerar as canções que aqui foram relembradas e interpretadas. Os maiores aplausos da noite foram para Rui Veloso, filho da terra, e para Madonna, ao ser vivido um medley dos seus grandes sucessos dos anos 80. Registe-se que o espetáculo foi concebido por Henrique Feist, com direção musical do maestro Nuno Feist.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL


4
( Hide )
  1. Anónimo15:41

    Grande artigo. Vi em Lisboa e Gostei imenso

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias17:08

    Fotos muito boas. Q pena vcs não estarem nos ensaios do FC2015. A RTP é que perde, e o festival em si mesmo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:43

    Não vou publicar os videos dos primeiros ensaios que é hoje ?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:49

    As fotos estão muto boas. Obrigada escportugal

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.