Slider

Júlio Isidro: O Senhor Televisão há 55 anos

A 16 de janeiro de 1960 começava a trabalhar na Televisão Portuguesa, sendo por isso uma das figuras mais marcantes de sempre do espaço televisivo português. Falamos de Júlio Isidro, para muitos o Senhor Televisão.


Comunicador nato, Júlio Isidro é uma referência incontornável na história da Rádio e da Televisão em Portugal. Com apenas 15 anos de idade, a 16 de janeiro de 1960, estreou-se na televisão, tornando-se durante décadas presença regular no pequeno ecrã. A paixão pela rádio, a vocação para a televisão, a visão e pioneirismo nos muitos programas que criou, produziu e apresentou, as entrevistas históricas, a formação nos EUA, são marcas que deixaram marca na história da televisão e na história de muitos apresentadores que se seguiram.

Ao longo da sua carreira, apresentou cerca de 30 programas na RTP e 7 programas na TVI, para onde se mudou de 1993 a 1996. Tambem trabalhou na rádio desde 1968  e escreveu 7 livros.

Como profissional de televisão, diz-se que lançou inúmeros artistas portugueses nos diversos programas que criou e apresentou. Um dos casos mais bem sucedidos é o de Dulce Pontes, que se estreou na televisão nos programas de Júlio Isidro e mais tarde participou no Festival da Canção (por si apresentado) e acabou por vencer. 

O Festival da Canção faz também parte da história de Júlio Isidro. O primeiro festival que apresentou foi o de 1991, ao lado de Ana Paula Reis e que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa. Nos dois anos seguintes, Júlio Isidro apresentou as 5 semifinais nos estúdios da RTP.

A RTP1 dedica hoje o dia a este apresentador. Durante a tarde, O "tio" Júlio está no programa "Há tarde" ao lado de Herman José e Vanessa Oliveira, depois de manhã ter sido homenageado por  Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro de Vasconcelos no "Agora nós". À noite será transmitido um documentário evocativo do seu percurso artístico. Lembrando quem foi e é Júlio Isidro a RTP1 transmite a partir das 23h00 um documentário que retrata o percurso de Júlio Isidro em todas as suas vertentes.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RTP, ESPORTUGAL

3
( Hide )
  1. Anónimo22:54

    Adoro o Sr. Dr. Júlio Isidro. Ai que sodades, do passeio dos alegres, do regresso ao passado... mas os meus preferidos são os programas mais antigos dos anos 70, como o "Nick-Nick", e aqueles belos concursos que apresentou "Prata da Casa" e "Toma lá, dá cá".

    Eugênia Pereira

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias10:37

    Um Mister da televisao. Pena estar tao afastado da RTP

    ResponderEliminar
  3. Miguel Matias, os concursos "Prata da Casa" e "Toma lá, dá cá" acho que foram apresentados respetivamente pelo Fialho de Gouveia e Artur Agostinho e penso que estás enganado também no Nick-Nick, devias querer dizer ZIp-Zip?

    Abraços Eurovisivos

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.