Slider

Emanuel: "É preciso profissionalizar o Festival da Canção"

Emanuel esteve esta tarde na RTP onde dirigiu várias criticas aos que o atacaram depois do Festival da Canção. Aproveitou também a ocasião para fazer recomendações à televisão pública.


Emanuel foi convidado, esta tarde, do programa Há Tarde conduzido por Vanessa Oliveira e Herman José. Quando surgiu o tema do Festival da Canção, Emanuel mostrou que ainda não se esqueceu de toda a polémica que se gerou após a vitória de Suzy. Segundo o próprio, a RTP convidou-me e pediu-me para fazer uma canção alegre e eu fiz. Se eu soubesse que aquilo era assim tenho mais coisas para fazer. Nunca me passou pela cabeça que as pessoas tivessem aquele grau de maldade.

O compositor, cantor e autor continuou dizendo que recebemos ameaças de morte, tive de mudar os telemóveis todos. Minutos depois de acabar o Festival estava um vídeo altamente ofensivo contra a rapariga na internet. Nós profissionais da músicas não estamos habituados a estas coisas. Podemos gostar ou não gostar, podemos ser críticos mas isto não faz sentido. Algumas pessoas que criticaram depois chegaram à conclusão que nada daquilo fez sentido.

Interpelado por Herman José que disse que Suzy depois acabou por ser adorada em Copenhaga, Emanuel afirmou que por um ponto não passamos à final, foi considerada a melhor canção dançante pelos dj's europeus, as coisas até correram bem.

Em relação ao que devia mudar para voltar a colocar a hipótese de concorrer ao FC, Emanuel disse que à volta do Festival existem uns amores desmedidos que eu não consigo entender e que originou este tipo de coisas. O que me fizeram a mim e à Suzy já me tinham feito mas desta vez a exposição foi grande. O Festival acabou e 10 horas depois recebi uma chamada do Correio da Manhã a dizer que tinha contratado um call center, Isto é patetice. Já tinha ganho em 2007 mas não existia nada daquilo, eram profissionais a competir. Festival, enquanto a RTP não mudar isto nunca mais. O modelo pode ser assim só que têm de voltar os profissionais, têm de voltar os cantores e compositores que vendem, que as pessoas procuram. Há lá excelentes cantores e as canções não envergonham ninguém, a atmosfera que se cria à volta do Festival é que está errada. O Festival tem fãs, gente que ama verdadeiramente o Festival, deixaram-se envolver por um tipo de mentalidade que só prejudica o Festival. São os próprios que amam o Festival que têm de refletir na forma como apoiam o Festival.

Poderá ver as declarações de Emanuel, esta tarde, AQUI (a partir do minuto 27:00).


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:RTP, ESCPORTUGAL / Imagem: RTP
40
( Hide )
  1. Anónimo18:37

    O Emanuel tem toda a razão. O fc tem de ser para profissionais, contudo, o único profissional do fc 2014 era só mesmo ele

    ResponderEliminar
  2. Rita Martins19:22

    Passei a admirar este senhor.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:29

    Sem dúvida que a RTP é a culpada! A raiva e fúria de alguns de nós não é mais que a dor, exaustão e raiva de todos anos ficar pelo caminho ou ser chacota na ESC. Estão todos à espera que Portugal ganhe mas a dita serviço público é a incompetencia do costume. Podiam fazer uma limpeza a sério e tirar os que nada querem na vida e estãoà espera de receber no final do mês. (Flávio)

    ResponderEliminar
  4. A campanha desencadeada contra Suzy e Emanuel apos o FC foi algo de inaceitavel e repugnante.Alem de Emanuel houve outros profissionais no FC2014,por ex.Babic,Rui Andrade,Irina Furtado(no team de Ricardo Afonso) etc.Musica comercial?Sim.Mas pimba e/ou fado, nao obrigado!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:00

    Tenho pena. Gostaria de ver o Emanuel de novo no esc

    ResponderEliminar
  6. Miguel Matias20:09

    Dos 10 compositores, todos são profissionais, vivem da música. Letristas amadores, q não vivem da música, havia alguns, como Carlos Coelho, Marina ferraz, Nuno Marques da silva...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:14

      Tens acesso ao IRS de toda a gente para saber do que cada um vive? XD que LOL

      Eliminar
  7. Anónimo20:24

    A verdade é que fui um dos que o critiquei ao inicio por tudo o que aconteceu e apoiei sempre a Catarina.. No entanto, agora não posso estar mais em acordo com este senhor!! Valente puxão de orelhas especialmente dirigido à RTP! Oxalá tenham conseguido interpretar bem as palavras do Emanuel que disse umas boas verdades..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Matias20:53

      O puxão de orelhas foi para a RTP, mas tambem para os pseudo-autores que lançaram uma campanha caluniosa

      Eliminar
    2. Anónimo22:51

      O puxão de orelhas não é apenas para RTP, mas sim também para as pessoas como tu que criticaram o Emanuel!

      Eliminar
  8. Anónimo20:59

    Para a apresentadora Vanessa Oliveira: "A Suzy esteve cá há uns dias com aquele rapaz francês..." Vanessa, quiduxa, o rapaz chama-se Axel e é belga!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:10

    pelo amor de deus, mas ainda há quem acredite neste senhor? logico que teve fraude na votação, a suzy ganhar com 40% dos votos? piada não? a catarina é que devia ter ganho, de longe era a que tinha melhor musica e era a favorita dos portugueses!
    não critico a suzy por ter ganho.. apenas critico a fraude que houve na votação, sim porque duvido que 40% dos portugueses tenha votado nela... sempre achei estranho a RTP não anunciar o numero de votos como os outros anos...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:11

    portugueses realmente pensam pequeno.. ficam felizes pela prestação da suzy no esc? já eu senti vergonha... ficar pela semi final por mim é derrota.
    Enquanto estes portugueses pensarem em ir à final e não a ganhar ao ESC nunca iremos ganhar e sempre ficaremos mal classificados.

    ResponderEliminar
  11. "Emanuel mostrou que ainda não se esqueceu de toda a polémica que se gerou após a vitória de Suzy"

    Ninguém se esqueceu homem... Ninguém. Vai nos ficar na memória para todo o sempre, e para mal dos nosso pecados.

    "O compositor, cantor e autor continuou dizendo que recebemos ameaças de morte, tive de mudar os telemóveis todos"

    Eu gostaria de saber se alguém aqui no fórum acredita nesta afirmação. Custa-me imenso acreditar que alguém iria descer tão baixo por causa de uma música. E se de facto tal sucedeu, porque razão as autoridades não tomaram as devidas medidas? Afinal uma ameaça de morte não é brincadeira nenhuma.

    "foi considerada a melhor canção dançante pelos dj's europeus, as coisas até correram bem"

    Esta foi mesmo para rir... Uma vez mais, alguém acredita nisto? Alguém leu ou ouviu falar que a música da Suzy foi considerada a melhor pelos DJ's europeus? E já agora quem são esses DJ's? Pronto lá está, vivemos num país onde existe liberdade de expressão, podemos dizer qualquer coisa, até mesmo a maior barbaridade.

    "Em relação ao que devia mudar para voltar a colocar a hipótese de concorrer ao FC"

    O que aconteceu ao "nunca mais"? Ao "nunca mais me meto noutra"? Ao "foi a última vez"? Agora diz que pode voltar se mudarem algumas coisas? Tipo o quê? A manipulação de votos ser mais discreta?

    "O Festival acabou e 10 horas depois recebi uma chamada do Correio da Manhã a dizer que tinha contratado um call center, Isto é patetice"

    Se é patetice, porque razão os votos não foram revelados? Porque razão foi pedida uma auditoria sem resposta? Porque razão a RTP não se pronunciou uma única vez sobre o que aconteceu? Está bem, está... Muito gostam de fazer das pessoas parvas.

    "O modelo pode ser assim só que têm de voltar os profissionais, têm de voltar os cantores e compositores que vendem, que as pessoas procuram"

    Profissionais? Desde quando é que o Festival da Canção é sobre profissionais? O programa sempre foi visto como uma rampa de lançamento, e não como um formato para profissionais. Os que vendem? Que as pessoas procuram? Tipo quem? O senhor Emanuel? Lool... Este homem é uma anedota!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao gosto de Emanuel como cantor,compositor ou pessoa (baseando-me na imagem que tem dado de si nos media). Mas ANEDOTA este senhor nao e.E a sua popularidade e comercialidade nao podem ser questionadas,porque sao um facto,quer se queira quer nao.

      Eliminar
  12. Sobretudo na decada de 60 o FC era maioritariamente para os profissionais/consagrados,a ponto de na altura dizer-se " ja farta,sao sempre os mesmos".Ate1978 com pequenas excepçoes o caracter de acontecimento maioritariamente para consagrados manteve-se.

    ResponderEliminar
  13. Pedro Carvalho22:49

    O Emanuel fala que o FC só devia ter acesso a profissionais. Até aí acho que estamos todos de acordo. Contudo, depois de ganhar o FC e durante o ESC, as entrevistas da Suzy foram super amadores e pouco profissionais, sobretudo com a história de que "vamos ter video-clip" e até citaram as terras onde seria gravado, "fomos os que mais promoção fizemos" quando isso nao corresponde à verdade, etc, etc. Quando não se tem ceetezas, não se deve falar!! A culpa não é da Suzy, mas das pessoas amadoras que a rodearam. Por outro lado, no plano nacional, não saiu uma unica noticia positiva - uma boa assessoria de imagem teria contornado isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Matias09:25

      Concordo. A Suzy esteve muito mal rodeada e só lhe valeu a sua MEGA simpatia

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo. Como frequentemente acontece em relaçao ao ESC as pessoas falam sem saber (refiro-me as bazofias de terem feito a melhor promoçao de sempre).

      Eliminar
  14. Anónimo22:52

    Outra vez arroz!?

    Ja ninguem tem paciência para este senhor....é a vítima de tudo, o grande profissional melhor em tudo e mais fantástico de sempre.

    Apregoa aos sete ventos que era o único profissional do FC ( uma redonda mentira!) mas o que apresentou no FC e ainda mais no ESC de profissional teve muito pouco! Já vi gente com muito menos show bizz e "experiência profissional" a fazer mais e bem melhor no ESC em representação do nosso país.

    Quanto ao que se passou no pós-FC,enfim foi duro e feio (realmente foi!), mas ja se costuma dizer "quem anda à chuva molha-se" e o Emanuel fez por merecer o que teve (pena só da Suzy que me parece uma boa rapariga que quis aproveitar uma última oportunidade na música).

    Falta ao Emanuel muito sentido de humor. Para alguem tão "experiente e profissional" lida muito mal com a critica. Tudo o que aconteceu no pós-FC foi feio, mas aconteceu sempre desde os anos 60. Acontece isto e muito pior em qualquer programa de televisao, em qualquer situação que nos expomos. Precisamos é de saber lidar com a critica e leva-la com sentido de humor (a única forma elegante e inteligente de a vencer).

    Certo é que Emanuel aparece no FC e ganha (e sempre de forma destacada!). E por incrível que pareça canções com quase 50% dos votos são gozadas, criticadas por todos os portugueses, jamais recordadas. Arriscaria a dizer que qualquer portugues sabe minimamente que canção é "senhora do Mar", já "quero ser tua" tenho as minhas dúvidas.... e foi à meia dúzia de meses. Estranho uma canção tão votada e tão pouco apoiada junto do público!!

    Adora ver o Emanuel a tentar fazer da sua derrota um sucesso. Prémios morais e de consolação os portugueses já tem de sobra. Assim por alto (e num ano com poucas canções pop-dance) recordo 2 ou 3 canções de longe bem melhores que a nossa. De resto acho que pouquíssimos portugueses se podem ter sentido dignificados e representados pela música da Suzy (exceto aos "betinhos" apoiantes de "hinos" e "canções épicas" e criticos de canções "pimba e dance sem conteúdo" que este ano adoraram a obra prima do Emanuel).

    Profissionais no FC!? Depois de 2014 acho bem complicado. Eu como "possivel candidato ao FC" jamais aceitaria participar num FC com Emanuel. E ser muito "profissional"....mas não ter bom gosto...

    Como fan do FC espero que o Emanuel tenha desaparecido definitivamente do FC. Profissionais presunçosos e arrogantes também já lá existem, mas pelo menos com mais escrúpulos e mais amor à música do que o dito "profissional"....das folhas verdinhas

    ResponderEliminar
  15. Miguel Matias23:31

    Claudio Silva, podes não gostar do Emanuel, estas no teu direito, mas que ele vende, VENDE! Que enche festas e pavilhoes, ENCHE! Isso são factos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:13

      Amigo, o Emanuel nunca fez na vida um espetáculo à bilheteira, só vive de festas ao ar livre... O Tony carreira enche o pavilhão meo, porque vende bilhetes... Pense lá porque é que o Emanuel nunca fez na vida, nem faz, espectáculos à bilheteira!?? Pq ele próprio sabe que não vende bilhetes!

      Eliminar
  16. Anónimo23:34

    Blá Blá Blá...Oh Sr.Emanuel eu cá só acho é que vc fala muito e ñ diz nada...sobretudo sempre achei que o apoio dado á Suzy foi muito pouco comparado com o dado á Sabrina(devo de os ter visto uma vez juntos na Sic antes do FC)...nem foi a Copenhaga nem nada,ameaçou com tribunal as pessoas que denegriram a Suzy mas de repente esse assunto também morreu,resultados do televoto também nunca vieram a publico(já que ñ ouve fraude sempre era bom confirmar) etc etc.

    Enfim...a Suzy é que trabalhou arduamente para fazer o melhor que pode a todos os níveis...já este senhor apenas escreveu uns versos "bacocos" e desapareceu do mapa assim que surgiram os "haters".

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:35

    Nun pais onde nao se ouve musica portuguesa, admiro o Emanuel que faz musica alegre, vede discos e enche todas as festas.

    ResponderEliminar
  18. Caros RG e Miguel Matias... Em resposta aos vossos comentários, aqui deixo o link de uma notícia que saiu em Espanha sobre as fraudes que existem no mundo da música.

    http://www.abc.es/cultura/musica/20131228/abci-fraude-industria-discografica-espaola-201312272217.html

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel Matias09:22

      Claudio Silva, o artigo que aí colocaste não tem rigorosamente a ver com o que eu disse. O que eu disse é que o Emanuel ENCHE festas e pavilhões em Portugal e no estrangeiro e que VENDE - as vendas de discos em Portugal está pelas ruas da amargura como se sabe. A popularidade dos artistas ve-se pelos concertos. Se estás a insinuar que isso é uma fraude deves ter algum problema psiquico grave - aliás, já escreveste aqui várias vezes que nunca mais voltarias a escrever aqui nos comentários do escportugal, porque de facto só vens para cá mentir e manipular, mas acabas sempre por voltar. Devias ser verdadeiro contigo proprio e cumprir com aquilo que dizes.

      Eliminar
    2. O artigo que coloquei aqui tem a ver com as vendas, algo que foi mencionado num dos comentários de vossas excelências. E claro que o senhor Emanuel enche festas, a maior parte delas são de acesso gratuito, a pagar ninguém o iria ver. E tenha lá cuidado com o que diz, porque eu nunca faltei ao respeito a ninguém. A verdade é que nunca precisei de o fazer, já o senhor quando não tem argumentos válidos parte por essa via. Que cena tão triste! E que eu saiba ainda vivemos num país livre, por isso as pessoas podem mudar de opinião as vezes que quiserem. Passar bem.

      Eliminar
    3. Rita Martins12:57

      Ninguém o iria ver se fosse a pagar? Grande LOL. Tens o ego tao alto que ate falas por todos os portugueses!!! Fazes ideia quanto é que os promotores de eventos pagam de cachet ao Emanuel? Tenho pena que uses o yltimo dia do ano pra vires poluir este site.

      Eliminar
    4. Obrigado pela sugestao. Nao me referia a fraudes no mundo da musica,mas sim a popularidade e valor comercial de Emanuel,que meça-se por onde se medir sao factos irrefutaveis,sao realidade concreta.De qualquer modo obrigado pela tua atençao.

      Eliminar
    5. Claudio Silva,12:03- Espero q tenhas razao ao dizeres q AINDA vivemos num pais livre.Mas neste pais ha habitos q parecem estar no codigo genetico.O absolutismo insultuoso parece ser um deles.Tens concerteza direito a mudar de opiniao,tu e toda a gente.

      Eliminar
    6. Mas alguém falou em promotores de eventos??? Eu falei de nós pessoas, que pagamos bilhete para assistir a um concerto no Meo Arena, por exemplo. Um concerto a sério, e não festas populares da terrinha. Alguém acredita mesmo que as pessoas iriam pagar bilhete para assistir a um concerto dele? Acreditam mesmo nisso? Loool... Tudo bem. Mas olhe Rita, poluir o site ou não, não lhe cabe a si decidir isso, e preocupe-se mais com a sua poluição do que com a dos outros.

      Eliminar
    7. Pedro Carvalho16:24

      Claudio, es mesmo negativo. Quando vieres ca elogiar alguma coisa, dizer bem, irei bater muitas palmas

      Eliminar
    8. Pedro, você é muito engraçado. Pronto, está o elogio feito! ;-)

      Eliminar
  19. Anónimo14:21

    Eu gosto das músicas do Emanuel e desgosto de muita musiqueta adorada pelos fãfãs de musiqueta estrangeira anglófona que por qui andam. Assisto ao FC e ao ESC desde 1969 e já tenho muita música e de todos os tipos (incluindo a clássica e a dodecafónica) nos ouvidos porque sendo mais velho que os jojovens daqui ouço música de todo o género todos os dias! Não entendo porque os invejosos e maldosos se atiram para o chão com tanta raiva porque as músicas de que gostam não vence. Até preferem que se cante em inglês... Como se não houvesse músicas em inglês nos últimos lugares do ESC. A música é universal. A música alegre é popular.

    Nem todas as músicas do Babic são boas (Portugal 2012 é má e aborrecida); no entanto sou também fã de Babic e eu só gostaria de ver uma Final do ESC entre Emanuel e Tony Carreira: aí, sim, a minha adrenalina subiria. Ambos têm mercado e vasto e seria do melhor gosto ter os grandes do nosso tempo em competição entre eles (em vários estilos). O resto, são iluminados convencidos de deterem a verdade da vitória no ESC... Nem me admiraria nada que fossem apoiantes da canção sueca 2014, que por sinal também não venceu o ESC... Bah!

    Força aí Emanuel! Eu gosto das tuas músicas! Volta ao FC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:25

      Ninguém até ao momento pronunciou o nome de Babic.... mas vê-se que é um nome que o incomoda.

      Nem Emanuel nem Babic tinham canções para funcionar de forma segura no ESC. Zana tinha a canção com mais potencial e de resultado mais seguro.

      A canção do Emanuel era sem dúvidas uma das com pior produção musical (embora se deva dizer que a qualidade de produção das canções do FC são sempre duvidosas!).

      Lá por ser do tempo das grafonolas e do tempo em que o Salazar mandava bitaites não lhe dá mais experiência e conhecimento musical do que a um jovem do tempo dos CD e dos telemoveis.

      Música alegre = musica popular!! Para alguém tão conhecedor de música tem um visão muito limitada das coisas!! Lembro-me de um monte de canções alegres e nenhuma delas é pimba/popular.

      FC com musicas do estilo Emanuel e Tony Carreira!? Tirem-me deste filme!! Para tal que acabem de vez com o concurso.

      Tragam profissionais ao FC, mas pessoas que tragam qualidade musical, pessoas que saibam cantar, pessoas que saibam fazer melodias diferentes uma das outras (e não arranjar letras para colar em cima da mesma melodia infinitas vezes!!)

      A visão de que a música inglesa é limitada e básica e de que a música portuguesa é bestial....é só outra anedota! A qualidade não está na língua, em Portugal vejo excelentes canções em portugues mas também em inglês e péssimas canções nos dois idiomas tb. Se a música é universal, a língua pouco importa, portanto que se cante bem, em qualquer língua e coisas com qualidade!

      Por mim, Emanuel pode continuar a vender CD'S, encher pavilhões e festas....mas que fique longe do FC....não acrescenta nada de novo nem de positivo.

      Eliminar
    2. 15:25-Leia c atençao,o nome de Babic foi aqui mencionado ja varias vezes.Ser"mais velho" da uma perspectiva ao vivo talvez mais abrangente.No tempo do Salazar isto era taaaao cinzeeeento.FC com Tony Carreira e EmanueL? Ui que horror-show!

      Eliminar
  20. Anónimo21:27

    "(...) têm de voltar os profissionais, têm de voltar os cantores e compositores que vendem, que as pessoas procuram." Os que vendem?? Viu-se o resultado do ESC de 2014, Emanuel. Têm de voltar os profissionais, sim, os bons letristas, compositores e cantores, independentemente de serem conhecidos do grande público ou não, de venderem muito ou nada... O que importa são as Canções (e aquilo que as constituem!), não é o nome. Lúcia Moniz, Flor de Lis, Vânia Fernandes, eram ilustres desconhecidos, que nunca estiveram nos tops de venda em Portugal (e lá fora também) e deixaram, no entanto, uma marca na Europa.

    ResponderEliminar
  21. 21:37,-Acho que exagera ao dizer que Lucia,Vania e Flor de Lis deixaram uma marca na Europa. Os unicos artistas portugueses vivos que sao conhecidos e com publico fora de Portugal sao Mariza,Buraka Som Sistema,Moonspell,Sara Tavares e Ana Moura .O que nao e nada mau para um pais de 10 milhoes!

    ResponderEliminar
  22. Quero acrescentar ao meu comment das 23:08 os Oquestrada,que tem tambem uma boa fatia de publico por essa Europa fora.Ao falar de publico fora de Portugal excluo as comunidades portuguesas por esse Mundo fora,portanto refiro-me unicamente a publico estrangeiro, sem raizes portuguesas.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:00

    Grande Emanuel. Criticou a RTP dando a cara, sem ser necessario servir-se de fas e de videos e perfis anonimos. Outros pseudo-letristas preferem esses esquemas

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.