Slider

Portugal: Quem são os jurados da RTP no ESC2014?




De acordo com as novas regras do Festival Eurovisão (ESC2014), todos os jurados selecionados pelas estações de televisão concorrentes seriam divulgados a 1 de maio, e assim aconteceu. Dos jurados escolhidos pela RTP encontramos nomes ligados ao Festival da Canção, e não só:

Paula Ferreira (presidente do júri): promotora de eventos, já passou pela Super FM e pela Sony Music.

José Cabrita: Produtor de eventos, tem um percurso ligado à música clássica.

Ana Laíns: Fadista. Este ano a sua carreira atingiu o auge com diversos comcertos esgotados na Europa central. Participou no Festival da Canção 2001 com o "Há sempre alguém que nos quer".

Marina Ferraz: Letrista de "Mais para dar", interpretado Carla Ribeiro no Festival da Canção deste ano.

Jan van Dijck: Sobejamente conhecido, este ano foi o compositor do tema "Nas asas da sorte", interpretado por Zana no Festival da Canção. Em 1990 venceu o Festival da Canção com "Sempre (há sempre alguém)", interpretado por Nucha na Eurovisão em Zagreb, antiga Jugoslávia. Também já concorreu na seleção da República de Malta: Em 2011 foi compositor do tema defendido por Richard Edwards, curiosamente intérprete deste país na Eurovisão deste ano.

Após a finalíssima, serão conhecidos os votos individualizados de cada jurado. 

O voto do júri tem, como se sabe, 50% de peso na decisão da votação final, sendo o público, através do televoto, responsável pelos outros 50%.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: EUROVISION.TV

10
( Hide )
  1. Anónimo13:30

    Vou gostar de ler, depois, se o Jan van Dijck deu 12 pontos ao cantor de Malta.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:47

    Ana Lains e Marina ferraz estiveram uma vez cada no Festival da canção e nem passaram às finais dos respetivos festivais. Tá certo!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:07

    Um júri fraco e que não dá garantias de imparcialidade... E pior a possível imparcialidade é-nos desfavorável!
    Precisava a RTP de ir buscar um estrangeiro para o Júri em Portugal como o Van Dick que só vai dar pontos a concorrentes directos de Portugal como é o caso da Holanda e da Bélgica?

    Esta RTP só dá tiros nos próprios pés!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:48

    Aos anónimos enciclopédicos:

    Jan Van Dijck tem nacionalidade portuguesa? Acredito que sim, mas... (a nacionalidade do país é condição obrigatória para ser membro do júri nacional)

    De qualquer forma, a sua associação a um participante de outro país (Malta) deveria ser razão de exclusão (está também referido nas regras da UER).

    O que acham?

    PC

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:53

    Anónimo das 14:07: Não é fraco, é fraquíssimo, absolutamente aleatório e sem ligação ao ESC (exceto o JvD que aliás é polémico por outras razões...). Mais uma prova do afastamento de Portugal em relação ao mainstream europeu

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:43

    Como podem ver 5 jurados têm o mesmo peso que milhares de pessoas: 50% cada. Por isso eu sou contra os júris! Mesmo que haja 1 milhão de chamadas por outra música (a A)... vêm de lá estes júris fazer valer o gosto deles com o mesmo peso de milhares mas do contra se preferirem a música B. E isso não se discute? Ora, ora.
    Mas isso é discriminação: a minha chamada telefónica vale o preço estabelecido de antemão e é o meu voto; não tem de valer 50% do voto daquele que nem sequer paga para exprimir o seu voto. As chamadas que eu fizer não têm 50% de desconto!!!

    Mas que chachada!!! Fora com os júris! Que sejam os compradores de discos a escolher. 100% televoto! Estes jurados não são professores de música no Conservatório a examinar. Que qualidade têm eles??? Fora com os jurados na Eurovisão!

    E que faz um compositor aqui para julgar outros compositores? E que fazem cantores aqui a julgarem outros cantores? A tentar "lixar" eventuais concorrentes ou favorecer amigos/conhecidos no panorama da música europeia? E escolherem segundo o gosto pessoal mas que vale mais do que o gosto pessoal dos clientes que pagam as suas chamadas???

    Mas quem foram os energúmenos que tiveram a má ideia de acabar com o 100% televoto? Não se evita uma injustiça com outra maior! O televoto é interactivo para os pagadores e acabou com as fantasias dos jurados do passado. E aceitar-se o regresso dos júris para combater o nacionalismo? E o júri é REALMENTE imparcial? Não terá relações profissionais, afectivas, identitárias com algum país concorrente, coisas que nada têm a ver com Música??? Com quantos valores terminaram eles os estudos nos Conservatóris nacionais? Quantas vezes compuseram, cantaram "Rap"??? Ou "HipHop"? Mas que chachada é esta com júris a valer 50%???

    Democracia! 100% televoto!!!

    Democracia! 100% televoto!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:31

    Nenhuma destas pessoas é profissional da musica a 100% (tirandoo Van Dijck)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:47

    Um elemento da área da música clássica, estilo tão habitual no ESC;
    uma intérprete de fado, estilo tão frequente no ESC;
    uma letrista sem um único êxito na música portuguesa;
    um compositor natural de um país presente na primeira semifinal, que há uns anos escreveu para o solista da representação de outro país da primeira semifinal; foi ainda compositor da canção penúltima classificada no ESC de 1990, compôs uma tema para o (extinto) festival da OTI, não classificado; participou com classificações más ou medianas em vários FC, excetuando o segundo lugar de 2008 (de grande originalidade...); após ter-se lamentado por às 14.00 do dia da final do FC ter sabido (não disse como nem por quem) que a sua canção não tinha ganho, parece estar reconciliado com quem o coinvidou para integrar o júri.
    Nada do que aqui se afirma é ofensivo, mas antes factual.
    Se tantas vezes, na própria RTP, se criticavam os júris internacionais por serem pouco isentos e pouco competentes na apreciação das canções portuguesas, como se podem entender estas escolhas?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:19

    Estejam calados pá..o Jan Van Dijck nasceu na Holanda mas é português de coração ele adora Portugal jamais iria fazer alguma coisa contra o país. Agora tb não fiquem à espera que não vá dar pontos à Holanda e à Bélgica só para não afectar Portugal..ele vive para a música vai votar conforme o seu gosto e parecer...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:23

    Acho deprimente virem dizer que um dos jurados foi o compositor da música portuguesa em 1990 e que ficámos em "penúltimo" lugar. Por acaso ficamos em antepenultimo, e podem ir ver ao youtube a quantidade de estrangeiros que considera um dos maiores roubos de sempre feitos a Portugal na eurovisao nesse ano.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.