Slider

[OPINIÃO] Nuno Carrilho comenta a segunda semifinal do ESC2014


Depois de apurados os primeiros dez finalistas, a B&W Hallerne recebeu a segunda e última semifinal do ESC2014, de modo a atribuir os últimos dez lugares na Grande Final. No entanto, se na primeira semifinal muitos dos lugares já estavam "ocupados", esta semifinal revelou-se bastante diferente... Relembro que este é um artigo de opinião independente, onde apresento a minha mera visão pessoal sobre o espectáculo da noite passada.

Como era mais que espectável, a abertura dessa semifinal ficou muito aquém da apresentada da terça-feira! No entanto, há que fazer uma ressalva ao grandioso palco apresentado este ano, por muito considerados um dos melhores de sempre. Nota positiva também para os apresentadores, que se apresentaram muito mais descontraídos em frente do público! Mas que comece o desfile das canções:


Malta - Apesar de ter a dificil tarefa de abrir as hostes da semifinal, o pequeno arquipélago está na Grande Final pelo terceiro ano consecutivo. Com uma atuação bastante descontraída e atual, o grupo conseguiu mostrar que a música "não festivaleira" também tem lugar nesse certame! No entanto, apesar de antever uma agradável classificação para Malta, não deverá aproximar-se da conquistado por Gianluca em Malmö... Apuramento mais que merecido! 

Israel - Eis-no na presença do flop da edição! Já tinha comentado anteriormente que Israel seria um dos flops da edição, mas nunca pensei num resultado assim... De qualquer forma, Mei Finegold esteve bastante bem em palco, defendendo com unhas e dentes o seu tema! Ao contrário do que pensara, a coreografia até resultou muito bem na televisão daí a minha surpresa com o afastamento... Terá sido o público? Terá sido o júri? Tenha sido o que foi, Israel, pelo quarto ano consecutivo, fica fora da final! Mereceu o apuramento!

Noruega - A Noruega traz este ano um daqueles temas, que por mais vezes que oiça, não me diz rigorosamente nada! Tem qualidade, sim tem e muita, mas não gosto nem desgosto! Acho-a demasiado insossa... A Noruega sabe fazer melhor, muito melhor! Mereceu o apuramento, mas está longe de ser das minhas favoritas!

Geórgia - Safou-se do último lugar em Baku, mas desta vez não lhe escapa! Que participação tenebrosa, Geórgia! Fraca fraca fraca... De tudo o que envolve a participação, só conseguido ver um ponto positivo (ou pseudo positivo): o vestido verde (terrível) da cantora, mas que até resultou bem em palco! De resto... para o ano há mais! Eliminação mais que justa, apesar de ter ponderado a sua qualificação...

Polónia - Depois de dois anos de ausência, temos novamente a Polónia a concurso... Com um tema energético e com uma das presenças étnicas mais marcantes da competição, o país volta à Grande Final, seis anos depois da última presença... Não sou grande fã do tema e muito menos do exagero que foi a presença das "meninas polacas"... No entanto, nem discordo com o seu apuramento!




Áustria - Deixem-se de coisas... Esta foi a interpretação do ano! Que emoção, meu deus! Polémicas à parte, estamos na presença no grande candidato à vitória! Que voz, que segurança em palco, que brilho... que tudo! Nem mesmo a barba e o possível efeito "tenebroso" em televisão, estragou minimamente a tão esperada atuação de Conchita Wurst no palco eurovisivo! Se a Europa, incluindo espetadores e jurados, não for preconceituosa, estaremos na presença do grande vencedor do ESC2014! Bravo! Deve ter sido das poucas vezes em que fiquei completamente sem palavras...


Lituânia - Meses e meses de final nacional e trazem isto à Eurovisão... Não sou grande fã do tema, apesar de gostar bastante da cantora, mas há que realçar a sua evolução desde a final nacional até ao palco eurovisivo! No entanto, a sorte que esteve do lado da Lituânia nos últimos anos, desta vez, fugiu-lhe... É caso para dizer que não conseguiu chamar a Atenção! Grande candidata ao Barbara Dex Award! Não classificação mais que previsível...



Finlândia - Ainda há surpresas boas... Sou grande fã do tema finlandês desde a sua escolha, mas nunca acreditei muito no seu apuramento... No entanto, quando quer, a Europa ainda sabe escolher! Não acredito numa grande classificação finlandesa, mas sem sombra de dúvidas que o apuramento foi já por si uma grande vitória! Gostei bastante do apuramento...




Irlanda - Se Conchita Wurst foi considerada a "Rainha da Áustria", a cantora irlandesa pode ser considerada a rainha do desafinanço... Nunca entendi o fanatismo por esse tema, mas nos últimos dias este havia-me conquistado! Mas que atuação foi aquela?? Além dos desafinanços mais que evidentes durante todo o tema, não resultou em televisão... nada mesmo! E nem mesmo a extrema beleza da cantora evitou o primeiro afastamento da Irlanda desde 2009! Depois do que vi e ouvi ontem, não me admira esse desfecho...

Bielorrússia - Há canções que não valem um chavo, mas depois resultam tão bem em televisão, cujo apuramento é quase indiscutível! A Bielorrússia é um destes casos! Com uma prestação vocal bastante segura e vincada e uma atuação marcante, Teo conseguiu tornar o seu tema desinteressante num dos mais marcantes da semifinal! Não esperava o apuramento...




A.R.J. da Macedónia - Há temas que resultam bem na televisão e apuram-se, mas também há aqueles que resultam e não se apuram: a ARJ da Macedónia é um desses! Não era grande fã do tema, mas Tijana mostrou a todos o porquê de ser uma das cantoras mais conhecidas nas repúblicas ex-jugoslavas... Uma interpretação vocal bastante segura e um bom jogo de planos e luzes, fizeram com que alterasse a minha opinião sobre essa candidatura! No entanto, a Europa parece não ter mudado e a ARJ da Macedónia volta a ficar fora da final, tal como no ano passado! Merecia o apuramento...


Suíça - E o país helvético conseguiu por a Europa toda a assobiar (no bom sentido, claro)! Sebalter trouxe, este ano, ao palco eurovisivo um dos temas mais viciantes da edição e, por essa razão, e mesmo estando a falar da Suíça, o apuramento não me surpreende minimante! Sem grandes clichés, o cantor conseguiu convencer tudo e todos, e poderá ser uma das surpresas amanhã! Tenham atenção!



Grécia - No ano em que se assinalam os quarenta anos da Grécia na competição, esta volta a surpreender... Sem o habitual pop que tanto caracteriza as suas entradas no certame, os gregos não se deixaram intimidar e conseguiram cativar o público com um tema que tem tudo menos de eurovisivo! A cativação e a alegria são as grandes armas desta candidatura, que poderá beneficiar da falta de favoritos... Apuramento mais que merecido!



Eslovénia - Depois do desaire do ano passado, a Eslovénia volta a conquistar um lugar na Grande Final! Outro dos temas cuja simplicidade é a sua maior arma, tornou-se num dos mais acarinhados dos eurofãs nos últimos dias! A cantora esteve bastante bem em palco, mostrando-se bastante segura, e transmitindo os sentimentos que o tema exige. Talvez praticar melhor o "playback" da flauta não fosse mau pensado, mas não será isso que influenciará o seu resultado! Outro apuramento mais que justo!



Roménia - Bem... Que dizer sobre essa participação? É a maior bipolaridade do ano! Adoro o holograma, a interacção os dois, o piano... Mas por outro lado, que raio de gestos são aqueles da Paula a meio do tema com os braços enrolados em frente da cara? E aquela longa nota merecia maior destaque, se bem que não é qualquer cantora que consegue atingi-la! No entanto, atingir uma classificação como a de 2010 será mesmo um Milagre! Mas veremos o que nos espera... Mereceram o apuramento.


Depois do desfile das canções concorrentes e de aberta a votação, foi cumprido o sonho de décadas da Áustrália: o sexto maior país do mundo fez-se representar no palco eurovisivo com o tema "Sea of Flags" na voz de Jessica Mauboy. De realçar um livestream em Sidney, onde se pode ver centenas de eurofãs australianos a comemorar a "estreia" do país nas lides eurovisivas, por volta das 6h30 da manhã.

Encerrada a votação, ainda houve tempo para alguns sustos: o atraso na recepção nos votos por parte da EBU fez suscitar uma série de rumores, tendo-se falado que a emissora bielorrussa havia vetado a participação da Áustria. No entanto, não passou de um mero rumor, que foi rapidamente desmentido. 

No entanto, os problemas foram resolvidos a tempo e os dez finalistas foram revelados, mas de forma mais apressada do que o habitual. Porém houve tempo para bastante suspense: para a última revelação havia dois dos temas mais acarinhados do público, mas apenas um teve acesso à Final: a Áustria, recebendo uma das ovações mais fortes dos últimos anos!

Depois de escolhidos os vinte e seis finalistas de amanhã espera-se uma das edições mais renhidas dos últimos anos. No entanto e tendo em conta o assistido nas semifinais, temos duas claras favoritas: a Suécia, representada por Sanna Nielsen e "Undo", e a Áustria, representada por Conchita Wurst e "Rise Like a Phoenix". Ambas são bastante acarinhadas pelo público, sendo que têm sido beneficiadas pela emissora anfitriã, com grandes momentos de destaque nas emissões! Porém, a vitória não está garantida para ninguém e amanhã teremos a oportunidade de dar a nossa opinião! Não perca essa oportunidade e participe!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem:eurovision.tv
15
( Hide )
  1. Anónimo22:59

    Gostei de ler os comentários do autor. Análise bastante parecida com a minha,curiosamente. Desta semi-final, tinha um favorito de coração: a Suíça. Não é a minha favorita no overall, mas há ali qualquer coisa que me encanta (não, não é apenas o look do Sebalter, lol) e fiquei felicíssima pelo apuramento. Não era garantido na maior parte dos sites e, à semelhança do Nuno Carrilho, julgo que pode ser uma surpresa na final - não para ganhar, mas ficar numa posição razoável. Calhou-lhe um óptimo número no alinhamento da final.

    A música da Áustria nunca me disse grande coisa e tenho de tirar o chapéu à Conchita: actuação arrepiante e IRREPREENSÍVEL! Fiquei boquiaberta, porque em nenhum dos ensaios lhe saiu aquilo tudo. Palmas palmas e assim se sobe para o número 2 do ranking de favoritos e não sei não...

    Quanto ao draw da EBU e da estação dinamarquesa, abstenho-me de comentar. Deviam mesmo rever este método.

    A Arménia, que chegou a ser favorita (e é ainda a minha) foi totalmente arrasada com esta posição e, neste momento, com a descida de favoritismo dos últimos dias, alguns desafinanços na semi final e esta ordem no alinhamento (7), cheira-me que nem no top 5 fica :-(

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:25

    Austria e Grécia eram os meu favoritos nesta semifinal. Para mim a surpresa foi a qualificação de Malta e a eliminaçao de Israel.
    Malta estava em ultimo do meu top 15 da semifinal e Israel em 2º lugar.
    Gostei bastante da atuação da Austrália. Eles mereceram uns 3/4 minutos no palco eurovisivo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:31

    A canção da Áustria e realmente boa mas esta sobrevalorizada ao final não acho que passe da 7ª posição

    ResponderEliminar
  4. Concordo com muitas das coisas que diz o Nuno Carrilho mas tenho muita pena que a Irlanda não tenha passado, ainda mais que passaram uma ou outra cantigas que nunca me cairam no goto. As vozes do coro estragaram um bocadinho a canção a certa altura com aqueles tons graves que eu nunca tinha ouvido durante a sua interpretação. Embora não seja a minha preferida para ganhar, creio que a Áustria tem grandes hipóteses, no entanto prefiro a Rússia com que alguma gentinha imbirra por causa dos últimos acontecimentos políticos, como se uma coisa tivesse a ver com a outra, ou o Reino Unido. A Suécia, nunca, jamais.Depois do festival venho aqui ou espumar-me de raiva ou então, espero bem, regozijar-me.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:41

    A canção da Áustria está sobrevalorizada porque tem razões para isso, foi a atuação mais aplaudida e depois aquela voz fantástica até pode ficar nos últimos lugares mas eu de qualquer maneira vou votar nela pois acredito que esta música tem alma e tem brilho como neste caso pode surpreender e muito!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo02:08

    Adorei a prestação da Bielorrússia, para mim uma das melhores da noite " a música não vale um chavo"? nem reparei, ainda bem que vou ver outra vez esta prestação na final, aqueles rapazes vão voltar a pôr-me a dançar.

    A Geórgia foi para mim o momento penoso da noite e a Irlanda, um dos países cujas canções eu costumo gostar normalmente, aliás uma campeã de vitórias e não é por acaso, este ano não gostei mesmo nada daquilo e já li aqui muita gente a dizer que deviam ter passado, eu acho mais que justo terem ficado por aqui, todas as outras prestações acho que tinham pontos a favor de uma maneira ou de outra e não me chocava a passagem de qualquer uma delas.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo03:38

    dizem que a Simone não ganhou em 69 por causa da Guerra Colonial e agr não acham normal a Russia ser vaiada? devia era ser humilhada na final com 0 pontos!!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo04:05

    a canção austríaca só passou pelo escândalo que esta a fazer aquela barba, e nao acho ela tão "maravilhosa" como muitos estão a dizer nem acho que meraça um top 5

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:24

    é impressionante como é que o Nuno Carilho acertou em todas as qualificação e todos os flops.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11:27

    Anónimo das 23:25, não é Austrália, mas sim Áustria.
    APRENDE A ESCREVER.
    A Austrália não participa no Esc, e nunca participou, agora a Áustria participa.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo12:23

    Áustria à vitória, sem dúvida! A única canção que cresceu em todas as vertentes, com uma performance inesquecível! É nela que votarei esta noite!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:57

    Anónimo das 11.27: que tal aprender a ser bem educado? Então a Austrália não esteve presente no espetáculo de quinta?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:28

    @ Anónimo das 11:27 - Perdeu uma boa ocasião para estar calado. A Austrália não esteve em palco na altura da votação? Pois.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:05

    "A Austrália não participa no Esc, e nunca participou, agora a Áustria participa."

    Vê-se mesmo que não assistiu à 2a. semifinal. :-DDDDD

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:00

    Áustria- Europa
    Austrália- Oceania.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.