Slider

ESC2014: Ordem de atuação levanta polémica



A ordem de atuação na grande final do ESC2014 levantou uma onda de contestação na imprensa e nos fãs.





Até à edição de 2013 a ordem de atuação, nas semifinais e na grande final, do Festival Eurovisão da Canção era decidida através de um sorteio. No entanto, em 2013, a UER e a emissora sueca SVT decidiram mudar o que tinha vindo a ser feito até aqui. Assim, a ordem pela qual os países pisam o palco eurovisivo passou a ser decidida pelos produtores do evento, sendo apenas a posição do país organizador sorteada. 

Este ano, a UER e a DR seguiram o método posto em prática no ano passado. Após os países terem sido divididos entre a 1ª e 2ª partes da grande final, os produtores do ESC decidiram em que posição atuariam. Quando a ordem de atuação foi revelada uma onda de contestação levantou-se contra o suposto favorecimento dos países nórdicos e do Reino Unido. A favorita Suécia vai atuar no última posição possível, em 13º (visto que tinha calhado na 1ª parte da semifinal). Na abertura do espetáculo contam-se vários países da ex-URSS, nomeadamente Ucrânia (1º), Bielorrússia (2º) e Azerbaijão (3º). O também favorito Reino Unido vai ser o último a pisar o palco.

Pode consultar a ordem de atuação na grande final do ESC2014 AQUI.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:oikotimes / Imagem: eurovision.tv
15
( Hide )
  1. Anónimo21:46

    Descarreguei a aplicação da eurovision e na zona para descobrir qual o nosso cantor gémeo mas depois de tentar todas as combinações não consegui ver a suzy

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:48

    Ei, alguém sabe a resposta da Produção à reclamação de Portugal? Ao menos deram resposta? Estou a ver que c******m para nós...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:49

    A intenção é boa, eles querem o melhor espetáculo possível com variedade de músicas, sem estarmos a ouvir músicas parecidas umas a seguir a outras. Mas este método não é o mais aceitável pois pode levar a favoritismos e prejudicar certos países

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:25

    Não se trata de um comentário e, como tal, não merece a pena ser publicado: deveriam fazer uma correção - a Roménia não é um país da ex-URSS; talvez fique melhor escreverem "paises de Leste" ou, o que seria até preferível, substituirem Roménia por Azerbaijão, que atuará em terceiro lugar e pertenceu realmente à URSS.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:09

    Não concordo minimamente com este método e parece-me mesmo inaceitável do ponto de vista da justiça. O site wiwiblogs por acaso tem lá um editorial bastante bem feito sobre a posição em que foram colocados os favoritos à vitória.

    Neste momento, a Arménia, por exemplo, foi completamente arrasada. Aparece entalada entre músicas com bastante receptividade entre os eurofãs e muito no início do espectáculo.

    Já a Suécia, toma a última posição possível na 1ª parte e entre países com músicas sem hipótese à partida de fazer mossa (França e Alemanha).

    Nada nisto é aleatório. Com este draw, a EBU e a estação de televisão dinamarquesa mostram a meu ver um interesse em que ganhe um deste países: Suécia, Áustria ou Reino Unido. E se assim for, go Conchita!!! :-)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:21

    Com papas e bolos se enganam os tolos... E os nórdicos lá vão cozinhando à temperatura que lhes convém.

    Só de pensar que havia gente a reclamar do bloco balcânico... Por favor! Não há pachorra para estes nórdicos, e eu sei que é assim desde os anos 60!

    Chamem os balcânicos de volta. Isto está muito desequilibrado.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:53

    quero que ganhe a austria, mas sou contra isto de ser as emissoras a escolherem os lugares... devia ser por sorteio!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:04

    @ 21:46

    Grandessíssima mentira! Não tentes mais um comentário de "Portugal ser vítima bla bla bla".

    São 10 questões, com os seguntes números de respostas para cada uma:

    3 5 5 5 5 5 5 5 5 4

    Todas as combinações corresponde a tentar:

    3x5x5x5x5x5x5x5x5x4 = 4 687 500 combinações...

    e tu fizeste essas combinações TODAS no teu telemóvel?!?! Tá mas é caladinho...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo03:05

    Eu por acaso sou a favor deste método...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo06:01

    Isto é muito bem feita para aquelas pessoas que dizem mal do bloco balcânico e de leste. E por aqui se vê que os nórdico não são santos nenhuns..dizem-se livres e democráticos e depois é isto, querem impôr as suas regras. E este ano fica bem claro que querem dificultar e muito a vida ao de leste....visto que o bloco balcânico está muito enfraquecido.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:33

    Os países nórdicos já metem nojo ao terem esse comportamento, a Suécia traz este ano a pior canção dos países nórdicos, oxalá que não fique pelo menos no top 10.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:10

    Anónimo das 00:04 não as fiz todas mas quase sempre aparecia mais do que uma e nunca apareceu portugal?
    Se já apareceu a alguém que me diga a combinação

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente não tenho muita certeza se a ordem de aparição tem algum relacionamento prático com os resultados e a classificação na tabela, pois que há vencedores a ocupar n.ºs de ordem muito diversificados, desde o 1º até ao último. O Reino Unido já ganhou sendo o 1º a atuar e a França ganhou aparecendo já no fim do espetáculo. Eu tenho é que gostar da música que vou ouvindo e não é a altura em que ela aparece que me faz gostar mais ou menos. Eu tenho já uma ideia em quem vou votar na final mas nada me garante que não vá ser surpreendido e acabar por mudar de opinião. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12:59

    Vivo no estrangeiro e somos amigos de várias nacionalidades. Pois podem ficar a saber que na Suécia, na Dinamarca, na Noruega, na Austria e na Islândia eu NÃO VOTO! E se vier o sueco que veio no ano passado vai ouvir poucas.

    Daqui a pouco parto para a festa. Seremos vários mas não tão numerosos como nos anos anteriores. Já se sabe que haverá votos para a Finlândia e para a Espanha (os espanhóis vieram desde Espanha à nossa festa).

    Mas os outros vão debater em quem votar. Não vai ser por gostos não!

    Vai ser votar contra (porque vão ser votos do contra):

    - Contra a Suécia!
    - Contra a Noruega!
    - Contra a Dinamarca!
    - Contra a Rússia!
    - Contra a Ucrânia!
    - Contra a Austria!

    O resto é livre de receber bastantes chamadas e SMSs. É nesse resto que vamos decidir votações agrupadas. Antes do jantar teremos debate.

    Era o que mais faltava gastar os meus tostõezinhos para esses nórdicos e perua de cabaret! Nein!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:36

    @ DANI CARV:

    Eu julgo que o draw não tem importância para quem segue isto e já conhece as músicas todas. A maior parte dos eurofãs já sabe em quem vai votar, independentemente da ordem boa ou má em que apareçam, podendo (como diz) mudar de opinião na noite consoante as prestações.

    A ordem influencia os telespectadores casuais do ESC, que viram as semi-finais ou só vêem mesmo a final. Estatisticamente, as actuações da 2ª parte têm mais vitórias que as da 1ª (não é por acaso que a Suécia fica no último posto possível com o sorteio na 1ª).

    Num ano em que não há um vencedor antecipado e indiscutível, como este, julgo que a ordem pode de facto ter peso nas votações da maioria indiferenciada que vota.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.