Slider

[OPINIÃO] Nuno Carrilho comenta a primeira semifinal do ESC2014

Passados 353 dias sobre a vitória de Emmelie de Forest, Copenhaga recebeu a primeira semifinal do Eurovision Song Contest 2014! Durante esse período, muitas foram as finais nacionais, escolhas internas e polémicas que muita tinta fizeram correr... Mas tudo culminou no palco da B&W Hallerne. Relembro que este é um artigo de opinião independente, onde apresento a minha mera visão pessoal sobre o espectáculo da noite passada.

Emmelie de Forest, vencedora da última edição do Eurovision Song Contest, foi a responsável pela abertura do certame! A meros trinta quilómetros do local onde arrecadou o terceiro trófeu para a Dinamarca, a cantora apresentou-se em palco acompanhada por um coro, mas auxiliada por uma série de efeitos tecnológicos, cuja utilização promete ser uma das imagens de marca desta edição. O trio de apresentadores sobem ao palco! Sem o "carisma teatrado" de Petra Mede, o trio conseguiu vencer o nervosismo e apresentaram-se muito bem em palco, não deixando de fora o habitual humor nórdico.

Seguiram-se as atuações musicais:


Arménia - Os primeiros segundos da atuação da Arménia fizeram-me pensar que estava a rever os 2B em Kiev... Que raio de plano parado foi aquele? Mas pronto... A restante produção é fora de série mesmo e o cantor esteve muito bem em palco! No entanto, não vejo esse tema a vencer... Apuramento mais que previsível e justo!

Letónia - Não me fuzilem, mas a Letónia foi, para mim, uma das grandes surpresas da noite! Sem grandes clichés e com uma atuação a tocar a simplicidade, a Letónia pôs tudo e todos a tratear durante três minutos. Pode ser de fraca qualidade e muito dificilmente saiu do último lugar, mas é desta diversidade que a essência da Eurovisão sobrevive! Nunca tive em mente um possível apuramento...

Estónia - Com a coreografia mais arriscada da edição, Tanja trouxe-nos uma das melhores participações da edição. No entanto, a cantora sofreu a síndrome "Magdalena Tul": a atuação, de tão mexida ser, não resultou em televisão! Apesar da dança, a cantora esteve vocalmente quase perfeita, daí a não entender as razões do seu afastamento! Mas a Eurovisão é mesmo assim... e ao fim de três anos consecutivos na Final, a Estónia falha a presença este ano!


Suécia - Demorou a chegar ao palco eurovisivo, mas finalmente chegou e pela porta grande! Sanna Nielsen traz-nos um dos melhores temas da edição, mas isso não é tudo: a nível visual a cantora sueca vence tudo e todos! A troca do macacão pelo vestido foi bastante conseguida, bem como a introdução do coro longe do centro do palco, deixando o destaque todo para a cantora. A fasquia está muito alta e muito se fala numa sexta vitória sueca... mas depois do que vi na última noite, não vejo qualquer impedimento para tal! É das minhas favoritas!

Islândia - Ainda sou do tempo em que a Islândia tinha dificuldades em apurar-se para a Final da Eurovisão... No entanto, este tempo já lá vai! E depois do que vi na noite passada, este país começa a ser um dos finalistas incontestáveis! A fazer lembrar os Teletubbies, mas numa versão adulta, a banda Pollapönk animou a noite e só assim consigo tentar perceber esse resultado... Por mim, ficava na semifinal!

Albânia - Estamos na presença num dos casos em que a mudança para o inglês estragou tudo... A atuação foi bastante insossa sem qualquer ponto de destaque! Em palco, o uso daquele estrato podia ter sido melhor aproveitada.... A própria dicção da cantora deixou muito a desejar e nem mesmo a tatuagem a safou! Em 2012 tivemos a prova que a Albânia sabe apostar bem... veremos se em 2015 volta a acontecer!

Rússia - Pela primeira vez na história, um vencedor (nesse caso, dois) do JESC chega ao palco do certame principal. As gémeas russas mostraram na noite passada que cresceram não só em tamanho, mas também em capacidade vocal! O tema é bastante datado e tem um dos títulos mais usados na história do certame, mas foi bastante bem defendido pela dupla, que tiveram, na minha opinião, uma das melhores perfomances da noite! Destaque ainda para a presença do Rui Andrade nos coros (se bem que merecia um maior destaque naquela que foi a sua primeira experiência eurovisiva) e para um dos momentos mais carismáticos da gala: o sorriso de uma das gémeas aquando do início do tema tem sido um dos momentos mais comentados nas redes sociais! A atual conjuntura russa no panorama mundial não deixou de estar presente na atuação das gémeas que receberam bastantes assobios... Apuramento mais que justo!

Azerbaijão - Depois de seis participações de excelência, esta deve ser a participação mais fraca da história do país no concurso. O tema é mais do mesmo, indo ao encontro dos anteriores apresentados pelo país, e apesar da excelente prestação vocal da cantora, não fica na cabeça... No entanto, a simplicidade poderá ser uma vantagem... ou mesmo, uma grande vantagem! Veremos! O apuramento nunca esteve em causa, mas foi mais que justo!

Ucrânia - Outra das mais bem conseguidas perfomances da noite! Mariya conseguiu transmitir toda a energia e sensualidade que o tema precisava, sendo uma das candidaturas mais comentadas nas redes sociais. Tem estado fora das grandes favoritas à vitória, mas falando da Ucrânia é melhor que a tenhamos bastante em conta no próximo sábado! Outra das minhas favoritas!

Bélgica - A atuação mais emotiva da noite e, quase decerto, da edição. No entanto, a candidatura belga não trouxe nada de novo para o palco eurovisivo, repetinto a atuação que havia realizado no Eurosong, onde venceu com a maior margem da edição. Era dado como finalista certo pela maioria dos eurofãs, baseados na votação do júri... e tendo em conta a prestação vocal, quase de certeza, que foi o televoto a colocar a Bélgica fora dos finalistas! Por mim, era finalista!


Moldávia - Por diversas vezes, as histórias da Disney serviram de inspiração para a Eurovisão! Mas nunca tinha visto uma a inspirar-se na Mulan! Não era grande fã do tema e sempre o vi como um dos que iria falhar o apuramento, mas espera uma atuação mais convincente e mais marcante do que a apresentada em palco. Seis anos depois, a Moldávia volta a ficar de fora da Grande Final... Não apuramento mais que justo!

São Marino - À terceira foi mesmo de vez! Valentina Monetta fez história na noite passada ao conseguir o primeiro apuramento da história do seu país! Depois do desaire do ano passado, em que falhou o apuramento por escassos pontos quando era apontada como uma das favoritas, poucos eram aqueles que tinham grandes expectativas para a terceira participação de Valentina, o que foi um ponto a favor do país! Apesar do nervosismo, a cantora esteve bastante bem em palco! De realçar a posição do coro na atuação, situado numa das garras desse, e pela surpresa feita pela comitiva: o veterano Ralph Sieger esteve ao piano. Gostei do apuramento!



Portugal - Eis-nos chegados ao grande momento da noite: 712 dias depois, Portugal volta ao palco eurovisivo! Depois de uma seleção nacional bastante polémica, Suzy e a sua equipa tiveram a MELHOR evolução desta edição! Um novo visual, uma enorme promoção, uma nova coreografia, umas pequenas mudanças no tema... enfim, uma nova visão sobre a participação! O público aderiu em massa, o que foi bastante notório durante os três minutos da atuação, e as reações positivas não demoraram a chegar um pouco de toda a Europa! Patriotismos à parte, merecíamos o apuramento!  Parabéns à Suzy e a toda a equipa que trabalhou nesta atuação, uma das mais profissionais levadas por Portugal, e parabéns a todos os portugueses que a apoiaram e nunca perderam a esperança de um apuramento! E Obrigado a todos os estrangeiros que apoiaram a nossa candidatura, que em muito completaram as lacunas provocadas pela falta de apoio de alguns portugueses! Para o ano há mais... ou não!


Holanda - Uma das revelações da noite! Mentiria se dissesse que gostava do tema holandês antes desta atuação, pois nunca o tinha ouvido na integra com atenção. Era daqueles temas que não me dizia praticamente nada... mas tudo mudou ontem!  A cumplicidade entre os cantores foi notória durante toda a atuação e aliada à enorme qualidade do tema fez com que o apuramento que muito duvidavam se tornasse realidade...Mereceram o apuramento!



Montenegro - A Surpresa do Ano! No ano em que a maioria dos balcãs está ausente da competição, Montenegro leva a Copenhaga a sua melhor prestação da história, conseguindo o primeiro apuramento desde a sua independência. A qualidade do tema é indiscutível mas a prestação não é nada daquilo que aparentava ser no ensaio! Resultou extremamente bem na televisão e não me surpreenderia se tivesse nos lugares cimeiros da tabela classificativa! Apuramento mais que justo mas também surpreendente tendo em conta a falta de vizinhos e o uso da língua materna! 



Hungria - Outro dos temas cujo destino já lhe estava traçado. É um dos temas mais idolatrados desta edição e o cantor defendeu-o muito bem! Denota-se uma evolução bastante positiva entre a final do A DAL e a prestação apresentada no palco da B&W Hallerne, dando ainda mais energia ao tema! Foi um dos temas mais votados na noite de ontem e lutará, no próximo sábado, por um dos melhores (ou até o melhor) resultados húngaros na competição! A vitória? Quem sabe...

Depois de abertas as votações, The Ugly Duckling foram os responsáveis pelo Interval Act, numa atuação que passou despercebida dos telespetadores que tiveram oportunidade de assistir, visto que nem todas as emissoras a emitiram. 




Os dois apresentadores foram os responsáveis pelo anúncio dos finalistas, momentos após da apresentadora ter tirado uma selfie com o produtor executivo, aderindo à moda mundial. Logo no anúncio do primeiro finalista, Montenegro, tivemos um dos momentos que comprova o maravilhoso ambiente entre a comitiva portuguesa e as restantes: no momento em que é anunciado o nome do país, vemos Vasco da Câmara Pereira (assessor de imprensa) e Suzy a comemorar efusivamente o apuramento montenegrino, levantando-se para ir comemorar com o cantor! 
Depois da esperada Hungria, a Rússia arrecadou o maior assobio dos últimos anos, resultado da atual conjuntura do país no que diz respeito à Crise na Ucrânia, mas também às leis anti-propaganda gay. Seguiram-se a Arménia e o Azerbaijão, sendo que de seguida aconteceu aquilo que muitos acharam impossível durante muito tempo: São Marino, o país mais pequeno a concurso, conseguiu o apuramento para a Final! A favorita Suécia e a Holanda ocuparam dois dos três lugares disponíveis, deixando sete países à espera da sorte... O público bem pediu Portugal, mas o último finalista foi mesmo a Islândia! Esses dez países seguem para a Grande Final, enquanto que para os restantes seis a aventura eurovisiva em Copenhaga chega ao fim! 

Ao final de cinquenta anos, Portugal continua sem conseguir singrar na competição... Pode ser que em 2015, as coisas sejam diferentes! No entanto, a Eurovisão não termina hoje! Amanhã temos a segunda semifinal, onde serão escolhidos os últimos dez finalistas, enquanto que no Sábado iremos conhecer o vencedor do 59ª Eurovision Song Contest! Fique connosco!


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPortugal / Imagem:eurovision.tv
20
( Hide )
  1. Anónimo20:16

    Concordo com a maior parte das análises até ao momento (apesar de achar a actuação da Suécia muito plástica e stiff - a minha favorita é a Arménia - , claro que merece a final e muito do favoritismo).

    Quanto às vozes que dizem que Portugal isto e aquilo e andamos a sonhar e claro que não merecíamos a final, vão ao youtube dar uma olhadela nos comentários (centenas deles) ao vídeo de Portugal na semi de ontem e depois digam coisas. E não são de portugueses "tendenciosos" (a maior parte dos tugas que lá comentam é para o bota abaixo), são mesmo dos outros europeus.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:47

    até agora Rui, estás 5 estrelas como sempre! Concordo pleanamente contigo na Letónia.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:51

    https://www.youtube.com/watch?v=178jHGSXX78

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:55

    No youtube, vejo poucos comentários negativos à nossa canção. Vejo muitos espanhóis a dizerem bem nela. Na página oficial da Eurovisão são muitos os comentários que falam sobre a injustiça de Portugal e Estónia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:14

    Rui? Tas todo queimado lol

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:17

    Rui queimado porque? Está moreno, queres tu dizer?

    E pronto, lá vem outra vez a conversa boba das injustiças, aka 20:55... calem-se com isso.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que a aparição relâmpago do rui Andrade na fraca música da Rússia, foi o maior tiro no pé que esse até talentoso rapaz fez na vida dele...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:48

    Porque é que temos aqui a opinião do Nuno Carrilho com tanta genta para dar opiniões? Que mais vale ela do que as outras? Do que uma outra qualquer? Não acham que isso é pouco ou nada objectivo?

    Não há mais factos provenientes de Copenhaga?

    ResponderEliminar
  9. Caro Anónimo 21:48,

    Estaremos disponíveis para publicar também as suas opiniões! Basta fazer chegá-las até nós!

    Atenciosamente, Nuno Carrilho

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:55

    Nuno Carrilho, não poderia estar mais de acordo com o comentário à prestação Portuguesa e da Suzy, faço minhas as suas palavras!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:59

    A Suzy surpreendeu tudo e todos!!! Foi uma atuação que ninguém estava à espera!! E toda a simpatia da Suzy foi notória!! Tenho pena de nao nos termos qualificado, pois era mais que merecido! :((

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:18

    100% de acordo com a opiniao do Nuno no que respeita à suzy!
    apesar de nao ter sido a facorita de (quase) ninguem no festival da canção, temos de reconhecer que fez um excelente trabalho! e a simpatia dela nao passou despercebida.
    desejo-lhe sorte no futuro!
    FG

    ResponderEliminar
  13. Anónimo22:47

    ua ua ué ua ué! ua ua ué ua ué!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:12

    como português não fiquei nada envergonhado...mt pelo contrário a Suzy e a sua equipa arrasaram em Copenhaga. A reacção da arena dispensa comentários!
    Parabéns a todos...mais seria impossível. Só quero ver os resultados da 1ºsemi...na volta fomos 11º empurrados para fora por interesses políticos e económicos...mais do mesmo. enfim....

    WA WA WE WAWE :)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:21

    Bem diga-se já de passagem que o eurovision.tv deu grande destaque a Portugal no video das reaçoes na green room, para não falar da reação da arena à nossa musica e que mais uma vez colocamos todos a gritar PORTUGAL no ultimo finalista. Agora a questao é quem vai substituir o sr. josé poiares

    ResponderEliminar
  16. Anónimo08:45

    @ 00:21 - Boa pergunta. Um já conhecíamos, o outro só esperamos que não seja pior...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo13:44

    Nuno Carrilho, como faço para chegar a minha opinião até vós?? Vocês publicam também opiniões dos leitores? Tipo artigo de opinião acerca das atuações e assim?
    Ou refere-se aos comentários como este aqui deixado...?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo13:58

    Não concordo com a maior parte dos comentários feitos pelo Nuno Carrilho em relação ás canções da Semi-Final 1.
    Acho que a Suécia, a Arménia, a Holanda e a Rússia não mereceram de modo algum o apuramento para a final. Canções de péssima qualidade. Ainda bem que São Marino passou e a Islândia também.
    Fiquei triste pela Letónia não ter passado, uma canção lindíssima e uma actuação fantástica merecia sem dúvida a passagem á final.
    Estónia é outro país que merecia o apuramento, mas não passou, e não entendo porquê.
    Em relação a Portugal, acho que a Suzy fez um excelente trabalho e merecia sem dúvidas nenhumas o apuramento para a final e a canção não é tão ruim como alguns dizem.
    De ano para ano começo a ficar mais enjoado da Rússia, pois este país passa sempre á final e a maior parte das vezes injustamente, como temos o exemplo de 2007, 2008, 2011, 2012, 2013 e agora 2014.

    ResponderEliminar
  19. Caro Anónimo,

    Poderá entrar em contacto connosco através do nosso mail escportugal.geral@gmail.com! Poderá também enviar para o meu contacto nunojrc@hotmail.com!

    Cumprimentos, NC

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:17

    Por este andar eu ainda me vou pôr a reclamar o posto de big 6 para a Rússia, a ver se ela nos sai do caminho de uma vez por todas. De qualquer forma ela está lá sempre.

    lol

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.