Slider

ESC2015: Encerramento da IBA coloca Israel em risco

O encerramento da televisão pública israelita, anunciada em março e reforçada em maio pelos ministros da Comunicação das Finanças para o dia 31 de março do próximo ano, pode inviabilizar a participação do país no ESC2015.

Ainda decorria o pré-ESC2014 e tanto Gilad Erdan, Ministro da Comunicação, como Yair Lapid, Ministro das Finanças, reforçavam a notícia de que a IBA seria encerrada em 2015, sendo substituída em data a anunciar por uma nova estação pública, o que deverá colidir com todas os limites oficiais da EBU de confirmação de participação e sudmissão de entradas para a Eurovisão Austríaca.

O encerramento da estação pública israelita prende-se com os elevados custos da mesma para os contribuintes, bem como com o passivo acomulado, o que tem obrigado o Governo de Tel Aviv a injetar elevadas somas de capital na empresa.

Israel estreou-se no Festival Eurovisão da Canção em 1973, tendo vencido em três ocaisões: 1978, 1979 e 1998, realizando o certame em 1979 e 1999, ambas em Jerusalém. Em 1980 declinou a organização ganha por vitória no ano anterior e não participou. Em Copenhaga, Mei Feinegold participou na segunda semifinal com o tema "Same Heart", ficando em 14.º lugar com apenas 19 pontos, falhando a final.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: The Jerusalem Post / Imagem: eurovision.tv
10
( Hide )
  1. Anónimo20:35



    Estes pelo menos não vem com as petas da falta de interesse, dizem logo que é por falta de dinheiro.

    FCPORTO

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:51

    é melhor não participarem, já é o 2 ano que mereciam ir à final e não foram, não entendo como a maravilhosa musica same heart teve apenas 19 pontos, muito injusto, sempre pensei top5 para israel este ano! Moran mazor também foi roubada, não entendo ... ok israel é odiado pela europa!
    Se a grécia em 2014 pode participar israel também poderá em 2015 se a EBU fizer um esforço igual ao que fez na grécia... apesar de eu achar que israel devia se retirar deste concurso como sendo injustiçado nas votações!
    Outra coisa, é verdade que dizem que a Geórgia será expulsa do esc por 3 anos? devido a fraude do juri?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:43

    E agora, Israel? uá uá ué uá ué?!?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:52

    Coitados, sem TV pública e sem rumo, já ouço todos os israelitas a gritar: ¿Quién maneja mi barca?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:45

    Se Israel não puder participar seria a altura ideal para termos Marrocos de regresso, Líbano e demais países árabes pela 1a vez no certame. E um pouco de ar diferente e de som diferente em Viena. Eu adoraria! Há muito que anseio por isso. Só que lamentarei sempre a não participação de Israel.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo01:36

    com Israel de fora e sem Europa oriental para votar em bloco teremos a estreia do bloco do Magreb

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:30

    Anónimo das 20:35, não confundas as coisas, eles podem não participar em 2015 não por falta de dinheiro mas por não terem emissora. A questão monetária prende-se apenas com o encerramento da actual emissora, mas caso Israel não participe em 2015, não podes dizer que é por não terem dinheiro (porque em Israel se há coisa que não falta é dinheiro), mas sim emissora pública e que esteja ligada à EBU.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:50

    Sabem alguma coisa sobre se a rtp está intressada a ir ao esc 2015

    ResponderEliminar
  9. Anónimo das 16:50: A RTP só dará essa resposta a partir de finais de Novembro.

    Já falta pouco para matares a tua curiosidade. ;-) Nada que um chazinho de tília não resolva.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:31

    Anónimo das 20:51, não te esqueças de mencionar a canção de Israel do Esc 2012, pois esta é uma das melhores canções israelitas de sempre e também merecia sem dúvida a passagem á final.
    Já a de 2013 e a deste ano são um pouco inferiores á de 2012.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.