Slider

ESC2014: Arménia e Azerbaijão continuam a evitar-se na votação

A competirem juntos desde 2008, a Arménia e o Azerbaijão continuam a evitar-se nas votações: a única excepção aconteceu em 2009. Este ano, os jurados e o televoto de um país colocaram o país vizinho... em último lugar da geral. 

A Arménia estreou-se no Eurovision Song Contest em 2006 e o Azerbaijão teve a primeira participação dois anos depois, em Belgrado. No entanto, logo na primeira participação em conjunto, os dois países vizinhos evitaram-se na votação, mostrando que as relações diplomáticas entre os dois países ainda não foram resolvidas, mesmo passados 20 anos sobre a Guerra de Nagorno-Karabakh, estando os países tecnicamente em guerra pela disputa da região que deu nome ao conflito armado. Em 2009, a Arménia atribuiu um ponto ao vizinho Azerbaijão, sendo a primeira vez que tal feito aconteceu. Porém, isso provocou uma onda de investigações e retaliações em ambos os países, depois da emissora azeri ter recebido cerca de trinta chamadas a votar no país vizinho. Em 2012, Baku recebeu o Eurovision Song Contest mas a Arménia, que havia confirmado presença, desistiu da sua participação, por não terem sido assegurada a segurança total à sua comitiva.

Este ano, com a revelação de todas as votações dos jurados de cada país e a classificação total do televoto, confirmou-se que a relação entre os dois países é quase inexistente. A Arménia, quarta classificada na geral, foi a última classificada de todos os cinco jurados azeris, sendo também a menos votada do público. O Azerbaijão, que em Copenhaga conseguiu o pior resultado de sempre, foi também a candidatura menos votada por todos os jurados arménios, recebendo também o último lugar no televoto. Na 1ªsemifinal, onde participaram os dois países, o efeito repetiu-se: a Arménia foi última em todas as votações azeris e o Azerbaijão foi último em todas as votações arménias.

Recorde as prestações de Aram Mp3 e de Dilara Kazimova em representação da Arménia e do Azerbaijão, respetivamente, no palco eurovisivo:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: eurovision.tv / Imagem: ESCPortugal
4
( Hide )
  1. Anónimo11:26

    Pessoalmente gostei mais dos atributos da lavadeira polaca, mas felicito a Conchita pela brilhante vitória no Festival da Canção. Suécia Espanha Hungria e Holanda podiam ter vencido também. França, uma vergonha de música.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:35

    foi alguém esperar a Suzy ao aeroporto?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:06

    A antiga união soviética ainda tem muito que aprender e muito que crescer para ultrapassar estes egos conflituosos de poder e arrogância ... esta vontade absurda de se sentir acima do pais vizinho ... e ver isso refletido de forma tao triste e vergonhosa num concurso de canções que nada deveria ter de influencia politica mas sempre teve e hoje mais explicitamente sempre terá. Mas enquanto que estes dois são coerentes em relação ao seu desprezo mutuo ... achei hipócrita ver a Rússia e a Ucrânia lidarem uma com o outra como se nada fosse, como se nada de errado se passasse. E aquela Bielorrússia parece uma mola presa nas pernas da Rússia nem parece que tem identidade própria.

    Mas enquanto que toda a União Soviética e o palco de tristes conflitos que testemunhamos diariamente nos media, que resultam numa troca de pontos hipócrita e cínica na noite do festival ... Temos por outro lado certos países mais a ocidente que também só olham para o concurso como um espetáculo de expressão patriótica e nacional em que independentemente de quão ma seja a sua canção representante, tudo e justificável para ver o seu pais na final como se isso fosse a vida e a morte do orgulho patriótico .. e quando tal não acontece ... há troca de insultos e conflito que não se entendem (Portugal e Espanha).. e esta mistura de sentimentos patrióticos num simples e divertido espetáculo musical é doentio e estraga a essência do mesmo. Mas isto será algo que nunca terá correção ... nos só vamos olhar sempre para o nosso umbigo e fechar nos no nosso patriotismo em vez de ter ouvidos atentos ao que os outros ofereçam musicalmente (irrelevante do pais que representam). Uma utopia ... é a Europa dividia que sempre vamos ter ..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:45

    a bielorussia é um cão amestrado da Russia como toda a gente sabe..a Ucrania sp o foi...agr que quis deixar de ser viu-se o que aconteceu.
    Com Portugal fizeram o mesmo durante a guerra colonial..vaias, boicotes..etc...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.