Slider

FC2014: Carlos Coelho pede auditoria ao televoto

Numa declaração na sua página no facebook, o autor de “Mea Culpa”, Carlos Coelho, escreveu que irá solicitar “uma auditoria aos votos recebidos para total transparência de resultados”. Em declaração posterior ao ESCPORTUGAL, Coelho confirma a autoria do “post”, reiterando que “este festival foi muito estranho em vários aspetos”.



Sem papas na língua, o autor da canção classificada em 2.º lugar no Festival da Canção (FC2014), Carlos Coelho, acha “estranho” o resultado do concurso, que elevou para 1.º lugar a canção “Quero ser tua”, interpretada por Suzy, relegando para a 2.ª posição a sua canção “Mea Culpa”, na voz de Catarina Pereira. E explica porquê. “Acho estranho que na semifinal, onde era contado apenas um voto por telefone, a canção da Suzy tenha ficado em 5.º lugar, com metade dos votos da nossa canção, quando na final, onde o voto passou a ser ilimitado, já tenha ficado em 1.º lugar com mais do dobro dos votos da canção classificada em 2º lugar”. De acordo com Coelho, estes dados foram-lhe revelados por fonte da RTP, apesar dos mesmos não terem sido ainda publicados pela estação pública. Havendo dúvidas, “iremos contactar amanhã o nosso advogado no sentido de preparar um pedido de auditoria que, se provar que tudo foi transparente, ficaremos todos mais tranquilos, incluindo a RTP e a equipa vencedora”. Contudo, “se este foi o Festival da Central Telefónica, se saberá. Calma e serenamente, porque quem não deve, não teme”.

Mas as dúvidas da equipa da canção “Mea Culpa” não se ficam por aqui. “Houve regras que só algumas canções cumpriram”, referiu Carlos Coelho, dando como exemplo: “Todos os compositores receberam um correio eletrónico dando-nos conta que não seriam permitidos adereços em palco. Qual o nosso espanto quando a canção que acabou por sair vencedora utilizou diversos adereços desde o 1.º ensaio da semifinal”. Por outro lado, “espanta-nos também o facto do contrato com a RTP ser claro quanto ao facto de todos os direitos de edição e reprodução da canção pertencerem à RTP até ao festival Eurovisão, contudo, tivemos conhecimento na sexta-feira através dos media que a canção “Quero ser tua” será editada pela Sony já a partir de amanhã”. Por fim, Carlos Coelho questiona “porque é que a equipa da canção vencedora pôde substituir a canção que lhe fora atribuída no medley de homenagem a Calvário e Simone, por uma outra canção que nunca concorreu ao FC”. E isto já para não falar “nos vídeos do 1.º ensaio que foram proibidos pela RTP num email que todos recebemos, mas que na prática não foi cumprido nomeadamente pela equipa vencedora”.

A ver vamos o desenrolar desta história. 

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: CARLOS COELHO

83
( Hide )
  1. Anónimo23:34

    Ai a azia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:36

    Estou realmente expectante para ver como isto vai acabar, não me consigo conformar com os resultados e estas palvras do Carlos Coelho realmente me deixam a questioná-los ainda mais.
    Se se vier a confirmar legitimidade por parte da canção que foi vencedora, respeitarei com certeza, mas realmente acho difícil isso acontecer.

    ResponderEliminar
  3. Força aí! haja pelo menos um coelho que ponha um travão na RTP!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:37

    Grande mas grande Coelho. Este nada tem a ver com o outro. Vai ser bonito vai. Afinal não foi só a votação que foi estranho neste festival

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:38

    Aserio que ficou em 5 lugar na semi-final. Quase que não passava. Mas não me espanta que depois com o voto ilimitado o Emanuel tenho investido bem. Quem não deve não teme, e acho bem tirarem as duvidas todas mas não me parece que isto dê em algo

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:38

    quem não deve não teme!!!! Força Carlos e restante equipa, exigimos justiça e no minino clareza :)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:39

    o mau perder de certas pessoas não conhece limites.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:40

    Carlos Coelho, és um grande homem!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:47

    Quem nao deve, nao teme!! É mesmo isso... se os vencedores estao seguros dos votos reais que tiveram, estao tranquilos, nao é?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:51

    Bem, isto surge como "azia" das duas partes! E de facto o Carlos Coelho não tem nada a perder! Se isto se provar verdade, estou entusiasmado para ver o desenrolar da história. Sou abertamente contra a ida da Suzy ao festival e se, de qualquer forma eles possam ser desqualificados, fico "contente". (Fico um pouco triste pela Suzy, mas, politicamente falando, o que eles fizeram no televoto, só porque têm dinheiro, não se faz!) Tomem conta que isto é apenas uma opinião, e não desejo ser alvo de criticas!

    ResponderEliminar
  11. Shevek23:51

    Que se descubra a verdade. Primeira lição - a RTP nunca deveria ter acabado com a regra de só contar o último voto por número de telefone.

    ResponderEliminar
  12. Que a sorte esteja contigo. Ainda há esperança :)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:52

    e porque é q os outros compositores nao dizem nada?

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:56

    Ahah! Era mesmo fixe se a cançao da suzy desclassificada. Ainda nao percebem que Mea Culpa seria realmente a cançao que no iria levar novamente à final. Este a qualidade das musicas na eurovisão são mesmo fracas. Nem o azerbaijão se aproveita.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:57

    Se realmente a música vencedora ficou em 5º lugar na semi-final...temos aqui caso!!!
    E não é azia! É lutar por direitos iguais e de forma justa e equilibrada, sem corrupção! Há problema em apurar a verdade? Quem não deve não teme!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:57

    Levanta realmente algumas questões interessantes. Este não foi o festival da música foi o festival dos interesses e do dinheiro.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:59

    FORÇA! O Dinheiro não pode comprar a vontade dos portugueses! Muito mau gozar com todas as pessoas que votaram, deviam ser indemnizadas!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo00:00

    A Carla Ribeiro já fez questão de deixar a dica, e o Rui Andrade apoia a opinião do Carlos Coelho em representação do Paelinck xd

    ResponderEliminar
  19. Anónimo00:00

    Pois é anónimo das 23:39 e as "coisas estranhas" que aconteceram antes durante e depois do festival da canção também não conhecem limites. Ganhem juízo e metam a mão na consciência. É o VOSSO DINHEIRO a ser desperdiçado em fantochadas. Se a RTP queria "a equipa Emanuel" a representar Portugal, porque é que produziu o Festival da Canção! Mais valia uma selecção interna e assim ninguém enganava ninguém. ABRAM OS OLHOS. Força Carlos acho muitíssimo bem que se faça justiça. É só chupistas!!!

    DR

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:01

    Isto a que é honestidade. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. Não se trata de azia, conforme alguns vão aqui dizendo, pois quem trabalha com profissionalismo e dedicação não gosta que haja dois pesos e duas medidas para outros concorrentes.

    A RTP que seja mostre as coisas como são e que prove que o dinheiro que os portugueses gastaram não foi em vão e manipulado por alguém que tem mais dinheiro que todos juntos que exerceram uns trocos naquilo que acreditam.

    Eu como português sinto-me roubado e não sou apoiante da Catarina. Gastei dinheiro em outro intérprete e senti desde logo que haveria falta de transparência nestas votações.

    AUDITORIA SIM e as regras devem ser iguais para todos. Se algum quebrou é desclassificado e acabou. Não quero que me roubem mais EUROS nesta trampa de votações.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo00:02

    Sabem o que acho interessante tambem...é que na wikipedia se tentarmos colocar _(coisa que ja tentei) a falar da polemica e colocar na tabela da semi 1º pra mea culpa e 5º pra suzy...pouco tempo depois é tudo limpo

    ResponderEliminar
  22. Anónimo00:03

    Polemicaaaa. Adoro

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:08

    Pois, acho que foi a um dos compositores do Rui Andrade que a mulher do Emanuel fez um gesto a dizer "toma lá" por isso tambem não deve estar muito contente

    ResponderEliminar
  24. Anónimo00:10

    Parece que os amigos do Emanuel que durante a semana ganharam algumas tendinites a telefonar em massa para a rtp chegaram ao ESC Portugal e alegam que o compositor da música que deveria ter sido vencedora ("Mea Culpa") está com azia. Isto é impressionante. Anónimos das 23:34 e 23:39 se ficar azia significa que há um sentimento de injustiça e revolta por se ter a certeza da existência de irregularidades no processo de votação então posso dizer que a maioria dos portugueses que votou sente azia. Comecem a ouvir boa música que bem precisam e é por causa das vossas mentalidades que somos vistos lá fora como os campónios da Europa.

    ResponderEliminar
  25. Vamos a isto, vamos exigir a verdade até ao final e revelar o que realmente se passou numa noite de parca clarividência! Seja feita justiça! E não só este autor devia estar revoltado, perante os detalhes, todos os outros deveriam estar. Juntem-se! Estamos convosco!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo00:29

    Isto provavelmente não dá em nada, mas acho muito bem que se faça uma auditoria! Afinal foi com o nosso dinheiro que se fez o FC. E eu não acho tão grave a manipulação de votos, mas a quebra das restantes regras instituídas pelo regulamento. Durante a semana já se sabia que a Sony ia promover a canção. Que pouca vergonha. Haja transparência!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo00:34

    Finalmente uma boa noticia. Força Carlos, força Catarina, força equipa

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:35

    Catarina, não vás já para Londres. Espera um bocadinho :-)

    ResponderEliminar
  29. CATARINA A EUROVISION!!... RTP MAS TRAMPOSOS QUE NUNCA!... VAMOOOS CATARINA LUCHA POR REPRESENTAR A PORTUGAL TU ERES LA VERDADERA GANADORA!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo00:41

    Desculpem lá, ó meninos, a partir do momento em que a votação é ilimitada ninguém tem o direito de impedir seja quem for de fazer mais do que uma chamada! Qualquer pessoa podia fazer chamadas telefónicas quantas vezes quisesse. O CC era uma delas. Vocês aqui eram outras. Vocês aqui fartaram-se de fazer campanha denigrente apelando ao voto. O direito não é só vosso. Que é que estão para aí a reclamar???

    Isto é dor de cotovelo. Normal entre artistas. E estamos com sorte que não cantam ópera, porque entre esses ainda é pior!

    A única observação que me parece lógica é a que se refere aos adereços. Mas se o protesto não foi feito de imediato, quem calou consentiu; depois da derrota é um pouco tarde. Havia 2 tambores e 2 trapos esvoaçantes. Outra cantora tinha um suporte para ela. Outros tinham ventoinha. A cantora do CC não tinha ventoinha?... A ventoinha não é um instrumento musical na música pop. Então?

    Quanto aos direitos sobre a canção... a RTP pode cedê-los a quem ela quiser precisamente porque é ela a proprietária.

    Quanto à canção de homenagem a RTP é que decide se deve ou não substituir... Não me apercebi do problema no momento e nunca teria dado conta disso se não o tivessem mencionado agora.

    Eu não votei em ninguém porque vivo no estrangeiro há 30 anos e os emograntes nnao tinham acesso ao voto. E tudo isto me parece dor de cotovelo. Não deveria ser assim no FC. Se a RTP desenterrou o FC para estas cenas no ano que vem será melhor que volte com o FC para o caixão só para não termos de aturar invejas todos os anos. Tudo isto para morrermos todos um dia. lol

    Triste fado. E eu sempre achei que o título "Mea Culpa" tinha um simbolismo oculto (e disse-o algures neste site). A culpa aqui é de alguém. Será mesmo da RTP??? Pelo que já respondi, e não sou advogado, está-me a parecer que da próxima vez será melhor escolher outros títulos, porque as palavras são mágicas.

    E eu tanto sou fan do Emanuel como do Babic, mas entre os meus 2 compositores preferidos eu não queria ver estas cenas. Que porcaria.

    Se a vencedora for desclassificada, o que seria injusto, Portugal não vai à Eurovisão. Ou pensam o quê? E pagará a multa.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo00:54

    Nem é preciso revelar manipulação de votos, Se estavam PROÍBIDOS de usar ADEREÇOS e a canção "vencedora" usou tem obviamente de ser DESCLASSIFICADA

    ResponderEliminar
  32. Até doi ver o lugar que ficamos e os comentários nos top's feitos por pessoal de outros países! shame on you Portugal

    ResponderEliminar
  33. João01:01

    Há tantos dados obscuros neste processo, e a ideia de que o Emanuel iria comprar os votos esteve sempre tão clarividente para todos (muito antes sequer da semi-final), que fico satisfeito que haja alguém que queira averiguar a situação. Nem se trata de azia, é uma questão de clareza. E a RTP, pelos vistos, precisa de ser abanada, não pode simplesmente lavar as suas mãos e fechar os olhos. Dar-se ao respeito e respeitar os compositores que convida.
    E eu nem sou um enorme fã da canção defendida pela Catarina, não é isso que me faz escrever este comentário, mas se o público (não viciado) assim tiver decidido, pois que lhe seja atribuído o merecido prémio. Boa sorte, Carlos Coelho.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo01:15

    Queremos a verdade! Nada mais! Azia têm os apoiantes da Suzy! Nota-se a anos luz o apoio dos portugueses à Catarina Pereira! E isso, sim, deve dar azia ao Emanuel! Ele já eliminou 3 mensagens que deixei no Facebook dele e agora já nem se pode deixar lá mensagens! Enfim!

    Bruno Carvalho

    ResponderEliminar
  35. Anónimo01:21

    Apure-se a verdade para se saber o que realmente se passou. Temos esse direito porque todos nós pagamos uma taxa para a RTP que nos é debitada na conta da eletricidade.
    Acrescento que não estou de acordo como foi efetuada a votação, era justo e correto um voto por cada número de telefone, tal como na semi-final.
    Finalmente acrescento que na minha opinião e de mais algumas pessoas que eu conheço a canção "MEA CULPA" era a justa vencedora e a que melhor representaria Portugal no Festival da Eurovisão.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo01:30

    Alguém que tenha tomates, bem diz a Carla Ribeiro.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo01:39

    E a Catarina ficou em que lugar na semifinal!? O Rui ficou em 1º pelos vistos

    ResponderEliminar
  38. Anónimo01:42

    Mas ainda há dúvidas de que o resultado não corresponde à vontade popular? Seria bom que o processo fosse célere, para eventualmente se repor a justiça atempadamente - entenda-se, antes da Eurovisão. É duvidoso que tal aconteça. Mas acho bem que os lesados protestem.

    ResponderEliminar
  39. Anónimo01:50

    O que me revolta é que a musica vencedora não tem apoiantes, o que me leva a concluir que a maior parte dos portugueses votaram só por ser e Emanuel sem o minimo interesse no festival da canção e muito menos na eurovisão

    ResponderEliminar
  40. Anónimo01:55

    Concordo, aquilo foi uma vergonha!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo01:57

    Moro em Italia e esta musica está a ser gozada, a musica representa o estado do país pobre de talento!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo01:58

    FORÇA CARLOS, CATARINA NA EUROVISÃO!
    MUITO ESTRANHO A SUZY EM 5 E AGORA TERMINAR EM 1 , PELO AMOR DE DEUS.... QUEREMOS JUSTIÇA, QUEREMOS MEA CULPA NO ESC!

    ResponderEliminar
  43. Força Carlos, estou ansioso por saber a Verdade!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo02:26

    Força Catarina!!! Emanuel estás tramado....

    ResponderEliminar
  45. Anónimo03:33

    Até podem ter sido todos os votos do mesmo número dado que as regras assim o permitem. Portanto Sr Carlos tenha mas é juízo.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo04:49

    Como compositor, e músico tenho algo a dizer... Abaixo o tema ''Quero ser tua'' desse compositor, cantor, músico, pouco elegante... Que fala muito mas sabe pouco. Se não existissem regulamentos, ainda se compreendia... Mas pronto, a RTP necessita estes filmes para catapultar mais um sucesso de música portuguesa decadente. Temos pena que a SIC e TVI tenham mais share e depois venha uma roubalheira deste género, afectar toda a moralidade musical... Típico das Televisões e toda uma cornocópia de gente desde cabeleireiros até designers de moda, que necessitam destes dinheiros a fundo perdido (algum do nosso bolso claro), associado a uma compra desnecessária da sony que não faz qualquer sentido. Sr. Emanuel, seja mais reflectivo e menos agressivo aquando as suas palavras face a perguntas simples... Mais de metade da plateia saiu descontente do festival da canção e o Sr. diz que é um profissional e só compõe músicas de sucesso? A sua não cabe nem num buraquinho de uma formiga, que até uma criança toca num instrumento, com 6 ou 7 anos, com boa aprendizagem... 12 milhões de visualizações no youtube? O senhor encaixa-se no perfil da Eurovisão? Acha-se? Enfim, são perguntas óbvias a fazer em frente a bons profissionais que se enchem de orgulho que fazem boa música, vendendo trabalhos discográficos a bons ouvidos. Para a próxima é necessário aprender que se já aprendeu algo com o seu passado, já deveria ter ficado bem claro nessa cabeça que existe algo pralém de fazer dinheiro com a música. Ser um BOM PROFISSIONAL, pralém de não manchar a música com 3 ou 4 palavras num refrão.
    E para os aziados contra o meu comentário e contra toda esta situação que desejo ver resolvida aqui fica o remédio: Oiçam ''Mea Culpa'' 3 vezes ao dia, e isso passa-vos!

    O compositor e autor de mais de 12 milhões de notas de música e não de interesses...
    Cidadão Português, músico e compositor com muito orgulho!

    ResponderEliminar
  47. se a canção vencedora não respeitou as regras devia ser eliminada, e já agora durante a semana do carnaval suzy e emanuel foram á SIC para buscar votos de certeza....
    RTP Deixem-se de ser burros desqualifiquem essa canção de treta

    ResponderEliminar
  48. anónimo das 01:15 ele não gosta de ouvir as verdades

    ResponderEliminar
  49. Anónimo07:53

    porque nao faz um pedido ao responsavel da eurovisao em quanto a tempo para ver se podemos desclassificada por nao comprire com o contrato

    ResponderEliminar
  50. Anónimo08:02

    Qual azia qual que seus anónimos incompetentes!! Ele tem toda a razão!! Força Carlos e leva o mea culpa à Dinamarca!!

    ResponderEliminar
  51. Anónimo08:23

    Eu penso que isto nao vai dar em nada, mas tao bem que o Carlos Coelho siga em frente com isto!!! E ainda melhor seria a cançao desse senhor chamado Emanuel ser desqualificada!

    ResponderEliminar
  52. Anónimo09:20

    Que adereços em/de palco? A palavra adereço significa ornamento, enfeite, atavio.

    Dois grandes tambores tocados durante a canção não são adereços são instrumentos de música. E o tambor mais pequeno também é um adereço? Então qual é a medida para um tambor estar em palco? E o suporte da Zana é um adereço? E a guitarra do Ivo Lucas também é adereço de palco? E os trapos esvoaçantes também são adereço de palco? E os projectores em cada extremo do palco?

    Adereços de palco são objectos colocados lá sem intenção musical. É o caso destas imagens austríacas: https://www.youtube.com/watch?v=nZJt6Gv4XPk

    Ou deste sofá, que é cénico e não musical, isto vai de si:

    https://www.youtube.com/watch?v=ud2MbWKwYzw

    Por isso acho esses reparos muito esquisitos.

    ResponderEliminar
  53. Anónimo09:21

    Apoio a decisão do Carlos, numa lógica de demonstrar publicamente que a Suzy só ganhou porque o Emanuel deve ter investido uns milhares em chamadas telefonicas. Mas de resto desenganem-se, nada mais irá acontecer. A canção não será desqualificada, nem tão pouco a EBU devia aceitar outra canção poruqe já vai fora do prazo.
    Reparem que se não havia limitação de votos por telefone, por muito pouco ético que tenha sido, era permitido que, no limite, todas as chamadas fossem feitas de um só numero. Nesse aspecto o Emanuel não cometeu nenhuma ilegalidade, apenas teve um comportamento menos ético.
    Quanto às outras falhas isso sim pode ir contra o regulamento, mas não acredito que aconteça alguma coisa.
    Estou certo também que depois desta atitude o Babic bem pode esquecer convites os próximos anos por parte da RTP para participar no Festival da Canção. Mas também para participar em concursos nestas condições se calhar mais vale não participar mesmo...

    FGonçalves

    ResponderEliminar
  54. Eu gastei dinheiro a votar e não foi na Suzy, se a RTP queria o Emanuel fizesse uma escolha interna e não esta fantochada, mas assim acaba por ir buscar dinheiro aos telespectadores que votaram de acordo com os seus gostos. SE a canção da Suzy ficou em quinto na semi final algo estranho se passou com esta votação. Desculpem mas é que esta é bem pior que a da Sabrina em 2007. Isto não é nada contra a cantora nem contra o Emanuel, este desabafo é mais pela postura da RTP perante esta situação.

    ResponderEliminar
  55. Não é uma questão de azia, mau perder ou dinheiro mal aplicado. É a nossa televisão pública, eles têm obrigação de reflectir as escolhas dos portugueses, a música da Suzy não é nem nunca foi a minha preferida mas eu quero ter a certeza que ela foi escolhida com toda a justiça, que ela é a real preferida dos portugueses e não porque houve fraude a seu favor, se se confirmar que não houve qualquer infracção por mim tudo muito bem, desejo a maior sorte à Suzy e à sua equipa em Copenhaga e apesar de não ser a minha preferida vou apoiá-la e esperar que traga um bom lugar para Portugal. Agora se provar que houve falcatruas então a RTP tem de tomar uma posição e apresentar 'contas', pois isto é muito mau para a própria estação e para a nossa credibilidade, se se provar que não foi tudo como deveria ter sido como serão os próximos festivais da canção? Ficarão sempre debaixo de suspeitas e um festival com tanta história, tanta tradição não merece que agora ao fim de precisamente 50 anos alguém que sendo famoso ou não venha manchar o bom nome da competição só porque queria ganhar. Espero que isto vá mesmo para a frente, mais do que eleger a Catarina, o Rui ou outro qualquer é importante que se 'proteja' o festival da canção e toda a sua credibilidade.

    ResponderEliminar
  56. Anónimo09:54

    É claro que não deve / devia haver desonestidades. No entanto, o Festival teve duas noites, separadas por uma semana. Carlos Coelho podia e devia ter vindo a público falar da questão dos adereços durante a semana. Por que o não fez? A eliminação de "Quero ser tua" teria permitido a passagem à final de outra canção. É mesmo verdade a RTP proibir adereços? Em 2010 lembro-me de um intérprete com uma fraca canção levar uma bandeira portuguesa que - literalmente - tirou da manga. Em 2011 lembro-me do altifalante de um dos Homens da Luta (que não era um microfone). Relativamente a "injeções" de votos, será que também não houve apoiantes de outras canções a telefonar várias vezes para o número do tema que preferiam? Quanto à muitas críticas à canção vencedora (parte das quais partilho), se por pimba se considera superficialidade na letra, convenhamos que a mensagem da canção nº 2 não era mais forte. Se por pimba se considera uma estética de palco apelativa da participação dos espetadores, os braços no ar de Zana, como se dançasse o vira, o seu pedido de palmas e o beijinho diferem muito do que fazem outros cantores dessa área? Desculpem, mas vejo em tudo isto mau perder. E vejo que nunca deveria haver só televoto - a UER percebeu isso há uns anos; a RTP, pelos vistos, não.

    ResponderEliminar
  57. Anónimo10:15

    Finalmete boas notícias

    ResponderEliminar
  58. Anónimo10:50

    Haja coragem! para o bem e para o mal!
    A Catarina não é menos Pimba que a Suzy!
    E o Carlos Coelho, que aproveite e assuma a cópia do António Botto:

    Se fosses luz serias a mais bela
    De quantas há no mundo: — a luz do dia!
    — Bendito seja o teu sorriso
    Que desata a inspiração
    Da minha fantasia!
    Se fosses flor serias o perfume
    Concentrado e divino que perturba
    O sentir de quem nasce para amar!
    — Se desejo o teu corpo é porque tenho
    Dentro de mim
    A sede e a vibração de te beijar!
    Se fosses água, música da terra,
    Serias água pura e sempre calma!
    — Mas de tudo que possas ser na vida
    Só quero, meu amor, que sejas alma!

    ResponderEliminar
  59. Anónimo11:00

    Isto nao dara em nada. Mas o CC tem todo o direito em querer apurar a verdade...devia ser do interesse de todos...inclusive do Emanuel e Suzy se nao estiverem alegadamente envolvidos em irregularidades.

    E com isto nao significa querer levar a Catarina ao ESC à força, por mim que vá a Suzy na mesma....mas pelo menos que se fique a saber as condições em que ela adquiriu esse direito.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo11:08

    Mas qual é a parte que voces não precebem da votação surpresa da SUSY ? Os Votos da Susy são LEGAIS! apenas bastou ao Emanuel e á Sony , arrendarem um call center e fazerem chamadas, mas isso não é nenhuma irregularidade, chama-se a isto INVESTIMENTO! Quem tem dinheiro para investir aplica nas chamadas para mais tarde, recolher os frutos!

    ResponderEliminar
  61. Não trata-se de mau perder, mas sim de justiça,coisa que falta neste país.

    ResponderEliminar
  62. Anónimo12:05

    Anónimo das 11:08, finalmente alguém que percebe o que se passa. Não há qualquer irregularidade!
    Que tal aprender a saber perder?

    Anónimo das 10:50, completamente de acordo... e já agora, o sr. Carlos Coelho que reclame acerca de outra irregularidade. O Festival da Canção, e consequentemente o Eurofestival, é um concurso para canções originais e não para cópias de canções de há 4 anos, mesmo que essa cópia seja uma auto-cópia!

    O vosso comportamento e o comportamento de muitos fãs (supostamente da Catarina) está ser baixo e não sei até que ponto não está ser crime por estarem a denegrir a imagem do Emanuel e da Suzy.

    Recomendo a leitura atenta do comentário do anónimo das 11:08 e cresçam!

    ResponderEliminar
  63. Anónimo12:07

    Obrigada, escportugal, por serem isentos e darem voz a todos

    ResponderEliminar
  64. Anónimo12:16

    Leia este artigo:

    http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3755145&seccao=Nuno+Azinheira&tag=Opini%E3o+-+Em+Foco&fb_action_ids=736979656336399&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

    ResponderEliminar
  65. Anónimo12:17

    anonimo das 12.16: É triste que o jornalista Nuno Azinheira não tenha apontado CLARAMENTE (tem amigos na RTP, não é?) a principal causa de tal pimbalhice! Eu, que não sou jornalista, explico: é triste que a RTP, serviço público de tv de Portugal, tenha optado por escolher a canção (que vai representar Portugal!) através de um método permeável a jogadas de interesses comerciais e não através de um júri formado por pessoas competentes. Ah! Já me esqueci: os mesmos que agora criticam 100% televoto (os fãs da Catarina) são os mesmos que criticaram em 2010 que o metodo não fosse 100% televoto!! incrivel, não é?

    ResponderEliminar
  66. Anónimo12:23

    Meus amigos, também senhora do mar teve optima classificação na semi e péssima na final, e não vi o Carlos Coelho a pressionar a EBU. Isto é o que é, as regras estavam à vista e foi destacado que podiamos votar várias vezes do mesmo número. Não estou de acordo com as regras, não não estou, mas elas eram claras e iguais para todos. Em relação às reclamações de adereços e afins, não tenho meios de confirmar o que era ou não permitido, mas a reclamação era para fazer antes, in loco, não agora depois de se perder. O video do primeiro ensaio foi de facto permitido a TODOS, porque a RTP assim o permitiu, mas aqui há de facto um factor desiquilibrante, é que no caso de Mea Culpa em vez de 30 segundos, foi possível ver TODA a performance. Portanto meus amigos, vamos ser pessoas sérias. Na pior das situações podemos assumir que houve investimento privado de quem teve capacidade para o fazer, talvez não justo do ponto de vista da equidade, mas se as regras o permitiam é claro que essa capacidade também estava em jogo. Eu gostava que o FC fosse uma prova de karts todos iguais, mas se a RTP escolheu uma corrida de formula 1, então só temos de nos conformar.

    ResponderEliminar
  67. Anónimo12:26

    Isto no fundo é como na Eurovisão: o país que quer vencer, contrata serviços de call centers em vários países para garantir pontos do televoto

    ResponderEliminar
  68. Anónimo12:58

    Isto é só dor de cotovelo. A inveja é muito má conselheira. O Emanuel afirmou ter vendido 12 milhões de discos. E os outros adversários? O Emanuel não é funcionário público; fez pela vida como independente, fez fortuna por ele próprio e ainda bem que não esteve à vossa espera para ficar pobre. Se a música que ele vende é tão proveitosa é porque na actualidade é melhor do que a pretensiosa que querem apregoar aqui como melhor. E que interessa? Quando se vive do seu trabalho musical as boas intenções sobre um teórico bom gosto não põem a comida na mesa.

    Ninguém aqui tem o direito de dizer que a "sua" música é melhor do que a dele. Provem-no! O gosto musical é relativo. Cada qual faz como sabe. Eu acho a canção vencedora superior à do Babic mas achei a canção do Babic em 2010 superior à vencedora de então. Mas não protestei, simplesmente não apoiei. E o "compositor" anónimo que apareceu acima/atrás tal uma Virgem Aparecida que se identifique! Vamos comparar trabalhos e vendas!

    Estão a ser muito ofensivos, tanto aqui como nos sites internacionais, tanto contra o Emanuel como contra a Suzy. Na minha opinião processos judiciais deveriam ser movidos pelos estragos que estas pessoas estão a fazer aos compositor/cantora, tanto a nível psicológico como de reputação. E espero bem que este site guarde os IPs dos intervenientes insultuosos para o caso de necessidade. Estas práticas têm de terminar e só com processos judiciais. Porque os adolescentes pensam que podem escrevinhar insultos nas redes sociais impunemente. Estes locais são tão públicos como a rua ou o café. E vai ser necessário apresentar provas do que se diz.

    Há aqui pessoas muito pouco inteligentes, simplesmente porque não entenderam que o número de chamadas era ilimitado. E quem "investiu" em chamadas fez um investimento financeiro! E pode querer retorno em número de vendas. A vida é comércio e sem comércio morre-se à fome.

    Há aqui pessoas incoerentes: clamar por júris por interesse, quando em 2010 clamaram por televoto por interesse. Estamos fartos dos vossos interesses pessoais.

    Vi num site estrangeiro um traidor português afirmar que o Emanuel iria utilizar hackers nas votações da Eurovisão: essa afirmação é tão grave, tão grave que...

    Depois chamem pelo papá e pela mamã.

    Eu, no lugar do Emanuel, nem hesitaria a processar, à esquerda e à direita. Que vergonhosa é a inveja! Espero bem que os espíritos se acalmem para se evitarem estragos. Este site deveria velar pela pré-eliminação de comentários de que os autores na emoção nem dão conta do alcance das palavras que, fora da boca ou aqui no site, são como pedras fora da mão.

    Rui Neiva (muito antigo aqui neste site e fã do ESC desde 1969!)

    ResponderEliminar
  69. Anónimo13:18

    @ anónimo das 10:50, não vejo a correlação entre esse poema do António Botto e o texto da canção "Mea Culpa". Explique lá isso.

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  70. Anónimo13:36

    Por outro lado, chamo a atenção de observadores da atitude do público no programa "Praça da Alegria" em que se apresentaram estas 3 concorrentes que se seguem; para um fino observador como se explica que só a canção da Suzy tenha posto o público de pé? Tentando aproximar-me de um ponto de vista mais científico através de uma análise imprevista, observe-se o público sentado durante a actuação aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=YUvOgV-EKcA

    Observe-se o público sentado durante a actuação aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=fVgO8PSxYLg

    Observe-se o público imediatamente de pé durante a actuação aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=8aFLVER8q6A

    Escolhi estas 3 por terem um estilo mais adequado ao pé de dança e serem mais ritmadas. Só uma canção levantou as pessoas da cadeira. Ainda ninguém tinha analisado isto mas eu não ando a dormir, já sou fã há muitos anos. Dizerem-me que esta não é a canção preferida dos Portugueses ES-PAN-TA-ME ! Ela é um impulso à dança, e é-o pela 1a vez na história do Festival da Canção!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  71. Anónimo13:47

    Tudo o que seja para tornar as coisas transparentes e se tirar todas as dúvidas é bem-vindo por mim.

    Se se provar o que é alegado então a canção deve ser eliminada.

    Na minha opinião existe aqui material suficiente para pedir uma auditoria. Só a questão da utilização de adereços é por si só suficiente, porque os adereços têm um papel de influência directa em tornar uma prestação mais apelativa aos votantes.

    Aos comentários que li por aqui quanto aos adereços: Cabe à RTP fiscalizar que as suas regras são cumpridas (especialmente quando decorre o festival). Não são as equipas que participam que têm que apontar dedos durante o espectáculo. No final do Festival quem se sentir lesado deve sim reclamar se alguma das regras não foi cumprida.

    A ver vamos o que saí daqui.

    ResponderEliminar
  72. Anónimo14:37

    O problema disto tudo é que a RTP nunca irá desclassificar esta música. Por ser o Emanuel e porque nesta altura já teria de pagar uma multa à UER por ultrapassar o prazo limite de apresentação das canções...

    ResponderEliminar
  73. Anónimo14:39

    Ainda acham que a auditoria, petições e manifestações vão dar em alguma coisa?
    Só estão a criar ilusões. Há pessoas que ainda não se conformaram com a vitória do Emanuel LOL. Eu já me conformei, não há nada a fazer!!

    ResponderEliminar
  74. Anónimo14:48

    mais uma musica com enorme potencial eurovisivo que fica... em Portugal!
    A rtp nao quer correr o risco de ganhar a eurovisao! ja com a "senhora do mar" foi uma chatice.. quase que se viam obrigados!
    Carlos Coelho, Andre Babic e Catarina Pereira nao desaninem! algum ano este povo duro de ouvido perceberá!

    ResponderEliminar
  75. Anónimo17:18

    EXCELENTE! Total apoio à auditoria! O Emanuel sempre afirmou que concorria para
    ganhar. Lógico. Contudo, não é estranho, uma vez que a ultima canção a concorrer
    é a que mais fica no ouvido, fôsse exatamente a dele que, quer na semifinal quer na final, foi sempre a "ultima" a ser ouvida?! Repararam no "porte" sereno que ele (Emanuel) sempre demonstrou ao longo da ultima parte do FC?! Sei que é muito "vaidoso" mas havia ali algo de "alivio"! A ver vamos!

    ResponderEliminar
  76. Anónimo18:06

    Cambada de putos mimados.
    Eu já acompanho o FC há mais de 30 anos e raramente ganhou a minha preferida. Por vezes, acabei por mudar de opinião mais tarde e concordar com a escolha. Outras vezes fiquei sempre no "...e se tivéssemos levado esta?"
    No entanto só vi tão mau perder em três ocasiões: este ano, em 2010 quando ganhou a Filipa e em 2007 com a Sabrina. Nos outros dois casos, tanto uma como a outra calaram a boca ao pessoal com excelentes performances no ESC. Quem sabe se a Suzy não fará o mesmo?
    Esqueçam isso e sigam em frente.

    ResponderEliminar
  77. Anónimo19:49

    "Louvou a atitude do Carlos e a sua equipa" lololololol

    A atitude de não saber perder??? Ele não sabia quais eram as regras??? Ele também não apelou ao voto múltiplo????

    Tanto chorou em 2010 (ele e os fanáticos da Catarina) que queriam alterar o sistema de votação. Alteraram e morreram com o próprio veneno....

    Sinal de pouca inteligência: tambor adereço musical? LOLADA

    Viram a quantidade de adereços musicais que a Carla e Ricardo Afonso tinham? LOLADA

    ResponderEliminar
  78. Anónimo21:43

    Susy has a great song, and she won fair and square and Catarina fans need to deal with it. Justice has been made.

    ResponderEliminar
  79. Anónimo22:24

    https://www.facebook.com/CatarinaPereiraFas
    Mensagem do melhor amigo da Catarina Pereira.. Augusto Gonçalves: "Tenho tanto para agradecer. Tantos motivos para estar feliz! E há de fato, TANTA coisa boa em toda esta história "MEA CULPA" para dizer....! Mas como hei de expressar tudo isso e deixar de lado esta tristeza, revolta e frustração (o que sinto neste momento)? É suposto agradecer a todos, recordar com um sorriso e não falar do resto?! Não consigo....! Há 2 meses soube que a Catarina ia participar no Festival da Canção, com a mesma dupla de 2010. Os grandes Carlos Coelho e Andrej Babić! Logo a seguir surge o convite para fazer parte da equipa como bailarino e coreógrafo da música. Fiquei TÃO feliz! Festival da Canção? Eurovisão? Comecei logo a sonhar e assim que ouvi a música apaixonei-me completamente! Na voz da Caty então...!Que estrondo! Fechou-se a equipa com o bailarino Sasha e o maravilhoso coro pela Estrela, Joana e Nuel! E o fantástico Jordann no styling! "Dream Team" dizíamos nós. Se foi! Começamos a sonhar juntos, e a trabalhar muito para que, independentemente do resultado final, fizéssemos uma actuação inesquecível! Esse era o objectivo! Uma proposta diferente, altamente Eurovisiva, que não desiludisse os fãs e que agradasse a todos os que apreciam este estilo musical! E agora posso dizer: MISSÃO CUMPRIDA! Sim! Não bastava ter sido tudo tão bom de se criar e vivido em família! Estávamos muito satisfeitos com o resultado final! Apaixonados pela música demos tudo no palco do Festival! Ficamos nos 5 mais votados da Semi-Final e por isso passamos para a grande Final! Mais ensaios e algumas mudanças no look da meninas! Fomos com tudo! Tão felizes, tão realizados! Os comentários e mensagens recebidas eram todas tão positivas cheias de força e esperança! Não estávamos convencidos que íamos ganhar. Estávamos preparados para tudo! Havia mais músicas e intérpretes fortes! Mas sempre confiantes! O apoio à nossa canção foi gigante, no convento do Beato! Uma energia incrível que vibrava entre o palco e as pessoas que lá estavam a aplaudir e a vibrar connosco! Consigo sentir isso agora ao descrevê-lo! Mas no fim.... Somos todos "surpreendidos" pela vitória da Susy! "Surpreendidos" porque no fundo toda a gente sabia que era o que ia acontecer, desde que se soube que o Sr. Emanuel era um dos compositores! Toda a gente sabia mas ninguém queria acreditar! Todos lutaram e trabalharam na mesma, na esperança que não acontecesse o pior! Não que outra das musicas vencesse, mas que AQUELA música vencesse Lamento mas os meus parabéns à equipa, os que dei em cima do palco, não foram sinceros. Foi educação, sei lá! "Quero ser tua" foi a menos votada na semi-final, foi a única música que teve toda aquela cenografia ("fantástica" segundo a intérprete) que mais ninguém pôde ter porque não era permitido pela RTP, foi a música que ao 12:55 foi promovida na praça da Alegria enquanto as outras 4 actuaram tipo às 11h (?), a música que ia nos últimos lugares das sondagens na internet mas que da noite para o dia aparece em 1o! Onde estão as pessoas que votaram nela? Lol! Isto não é mau perder. Mas sim ver que tanta gente gastou dinheiro em vão a votar em quem mais gostava pra NADA! É pura injustiça. Numa estação pública. Num sistema feito para ganhar €! E agora? Pimba com eles? Não sei. Façam tudo o que puderem. Se de fato é óbvio que foram injetados votos pela máquina de um Sr. que diz que nem viu a cantora ser vaiada e mais de meia sala a assobiar e ir-se embora! Ela também diz que estava no palco e que não viu isso!Esta não foi a escolha do país. E agora?"

    ResponderEliminar
  80. Meus amigos. Todas as músicas eram más. Nenhuma teria qualquer chance de passar sequer à final na EUROVISÂO. Não tinhamos exactamente a Loreen, a Margaret Berger ou a Patricia Kaas no palco, pois não? Quanto à quero ser tua, é pimba pelos costados , mas a MEA CULPA, estava óptima para nos representar em 1990... Quando vão os amor electro, a márcia, os blasted mechanism etc... representar? Simples, quando o festival for realizado pela SIC.. Essa é que é grande questão

    ResponderEliminar
  81. Anónimo22:36

    Um firma de auditoria independente deveria ter sido contratada no inicio e nao no final da votacao.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.