Slider

ESC2014: Lista oficial de países revelada apesar de ainda não estar fechada

A EBU revelou hoje a lista oficial dos países que vão marcar presença na Eurovisão, em 2014. São 36 os países que vão estar em Copenhaga com a hipótese de esse número subir para 37 devido à extensão do prazo para a Eslovénia.


As estações de televisão públicas de 36 países europeus disseram "sim" ao ESC 2014. Em relação ao ano passado, a lista sofreu várias alterações. Desde logo, os regressos de Portugal e Polónia mas também a desistência da Sérvia, Bulgária, Chipre e Croácia. A Grécia confirmou a sua presença com a emissora NERIT.

No entanto, a lista ainda não está fechada. Tal como noticiamos aqui, houve uma extensão dos prazos para que os países tentassem resolver os problemas que os impediam de se inscreverem. É agora sabido que apenas um país vai usar essa extensão do prazo, a Eslovénia. A RTVSLO tem até ao dia 17 de janeiro para tomar uma decisão final. 

Os 36 países já inscritos são: Albânia (RTSH), Arménia (AMPTV), Áustria (ORF), Azerbaijão (Ictimai TV), Bielorrússia (BTRC), Bélgica (VRT), Dinamarca (DR), Estónia (ERR), Finlândia (YLE), França (France 3), Geórgia (GPB), Alemanha (NDR), Grécia (NERIT), Hungria (MTV), Islândia (RUV), Irlanda (RTÉ), Israel (IBA), Itália (RAI), Letónia (LTV), Lituânia (LRT), ARJ Macedónia (MKRTV), Malta (PBS), Moldávia (TRM), Montenegro (RTCG), Holanda (TROS), Noruega (NRK), Polónia (TVP), Portugal (RTP), Roménia (TVR), Rússia (RTR), São Marino (SRMTV), Espanha (TVE), Suécia (STV), Suiça (SRG-SSR), Reino Unido (BBC) e Ucrânia (NTU).

A EBU revelou ainda que fez "esforços substanciais" para arranjar soluções para que todos os países participassem. Bulgária, Chipre e Sérvia desistiram devido a razões financeiras e logísticas enquanto que a Croácia apresentou apenas razões logísticas para a sua retirada do concurso. A Bósnia-Herzegovina decidiu desistir depois de se ter pré-inscrito. A EBU garantiu que muitas das emissoras querem marcar presença em 2015, ano em que a Eurovisão celebra 60 anos.

Assim, a Eurovisão contará com pelo menos 36 países em 2014. Como os BIG5 e o país anfitrião se classificam diretamente para a final, cada semifinal deverá contar com 15 países.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv

16
( Hide )
  1. Anónimo15:30

    Só 5 paises, de cada semifinal, não passam á final . É teoricamente bom para paises como Portugal ou S. Marino.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:08

    LOL mesmo assim vai ser dificil. Nào concordo com a escolha da Kátia Aveiro para nos representar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:18

    Mais uma vez digo que o BIG5 devia deixar de existir e também acho que cada vez á mais países a desistirem do Esc.
    Em 2008 e 2011 foram 43 países a participar destes anos, se a Eslovénia desistir também, então neste Esc 2014 são só 36 países, o que dá 15 em cada semi-final, e desde que existe as duas semis-finais (a partir de 2008) que nunca houve um número tão baixo nas semis-finais.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:46

    portugal não pode falhar a final!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:50

    Eu bem disse que esse prazo era só para a Eslovénia...e não para todos. Espero que a Eslovénia participe.

    ResponderEliminar
  6. Que é que disse que a Katia aveiro nos ia representar?? Não me dêem um ataque please :O

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:21

    a Kátia Aveiro não nos vai representar

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:21

    a Kátia Aveiro não nos vai representar

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:01

    15 em cada semi-final?? :O Portugal tem MESMO de ir à final!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo22:50

    a Kátia Aveiro não nos vai representar?!?!? não posso!!!

    ResponderEliminar
  11. Mr. Dicionário22:54

    "(...) também acho que cada vez á mais países a desistirem do Esc. Em 2008 e 2011 foram 43 países a participar destes ano"

    cada vez HÁ
    a participar NESTES anos

    ResponderEliminar
  12. Coragem... A RTP ainda tem uma semana para desistir. Aí é que a EBU esfregará as mãos de contente!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:29

    Se Portugal desistir paga multa, por isso não vai acontecer. Dai estarem confirmados 36 países. Obviamente que a lista não está fechada...mas esse numero já não vai diminuir mais a não ser que o pais em questão não se importe de pagar a multa. A EBU já disse que o prazo até dia 17 é para aqueles países que disseram não na data inicial (22 de Novembro e 7 de Janeiro), todos os outros países, só poderiam desistir se fosse até ao dia 7 de Janeiro. Dai terem lançado a lista com os "confirmados".

    ResponderEliminar
  14. Aos comentadores anteriores: A RTP vai participar, como já foi anunciado, e o método de seleção será revelado em breve. É preciso ter calma :-)

    ResponderEliminar
  15. Nelson, eu estou calmíssimo. Já há muito tempo em que estou numa fase da minha vida em que nada me incomoda, muito menos um programa de televisão...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo18:07

    Não consigo ter calma!!!! mas obrigada pela informação

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.