Slider

[A ESCOLHA É SUA] Fique a conhecer os 7 candidatos do Grupo 3


Depois de conhecidos metade dos 28 candidatos, chegou a hora de conhecer os sete candidatos do Grupo 3 da iniciativa que tem feito furor nas redes sociais.

Adriana Lua, Amor Electro, Aurea, Dora, FF, Rita Guerra e Teresa Radamanto são os sete artistas que disputam o apuramento no Grupo 3 da iniciativa A Escolha É Sua. Com o objectivo de dar a conhecer os projectos musicais dos artistas nomeados, bem como de auxiliar os leitores sobre as indecisões na hora de votar, o ESCPortugal elaborou umas pequenas biografias onde dá a conhecer o percurso musical dos cantores que disputam a mais recente iniciativa do site eurovisivo português. 

Conheça melhor os sete candidatos do Grupo 3 do A Escolha É Sua:

Adriana Lua
Nascida no Rio de Janeiro, a cantora desde cedo começou a mostrar os seus dotes vocais, tendo começado a participar em concursos aos 4 anos. Em 1999, desistiu do curso de Enfermagem e seguiu o seu sonho. No ano seguinte atua no Carnaval do Rio e no ano seguinte é convidada a integrar a banda A Bamdamel, entrando numa tournée que durou dois anos. Grava o álbum de estreia, Adriana, em Portugal, terra dos seus avós, e onde decidiu continuar a sua carreira musical.

Amor Electro
Formada em 2010, a banda Amor Electro tem como vocalista a cantora Mariza Liz, sendo também constituida por Tiago Pais Dias, Ricardo Vasconcelos, Rui Rechena e Lito Pedreira. Em maio de 2011 lançam o primeiro disco Cai o Carmo e a Trindade que rapidamente entrou para o top de vendas e cujos temas A Máquina e Rosa Sangue fizeram enorme sucesso e foram usados nas bandas sonoras de telenovelas. Foram nomeados para os MTV Europe Music Awards de 2011 e 2012 na categoria Best Portuguese Act e em 2012, Mariza Liz e Tiago Pais Dias foram os responsáveis pela composição de Amor Maior Que a Vida, que participou no Festival RTP da Canção e que fará parte do alinhamento do seu próximo álbum.

Aurea
A cantora que em tempos ambicionou ser atriz, nasceu em 1987 em Santiago Cacém. Lançou o seu álbum de estreia, Aurea, em 2010 atingindo o primeiro lugar do top de vendas em Portugal. Participou no Concerto Mais Pequeno do Mundo e nesse ano é congratulada com o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Individual. Venceu por dois anos consecutivos a distinção de Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards 2011 e 2012. O segundo álbum foi lançado em 2012 tendo o título de Soul Notes, sendo composto exclusivamente por temas originais. 

Dora
A eterna cantora do Não Sejas Mau Para Mim nasceu em Lisboa no ano de 1966. Com apenas vinte anos, concorre num apuramento para uma peça de teatro, não tendo alcançado o lugar, mas sendo convidada para defender o tema Não Sejas Mau Para Mim no Festival RTP da Canção de 1986. Vence o certame e representa Portugal na Eurovisão, causando enorme polémica devido ao visual escolhido. Colabora com as Onda Choc e em 1988 vence o Prémio Nacional de Música com o tema Déjà vu e volta a representar Portugal na Eurovisão com o tema Voltarei. Representa Portugal em 1990 no Festival da OTI e abdica da carreira por amor, tendo ido viver para o Brasil de onde regressa em 2001. Em 2007, grava o tema A Vida Inteira que a atirou para as luzes da ribalta, que consolidou com a participação no programa A Tua Cara Não Me É Estranha e por ter pousado para a revista Playboy. 

FF
Nascido em Lisboa, Fernando Fernandes mudou-se ainda jovem para o Alentejo com os pais. Em 1999 participa no concurso Bravo Bravíssimo, do qual saiu vencedor. Em 2002, começa a estudar na Escola Profissional de Teatro de Cascais, tendo no final do curso conseguido entrar no elenco de Morangos com Açúcar. Depois de um ano na série, passou a ser conhecido por FF e lança o primeiro álbum de estúdio, Eu Aqui. A Musica Nasce, em 2007, é o nome do seu segundo álbum. Nos anos seguintes fez vários trabalhos em musicais, como o Fame, sendo que em 2010 lança o álbum O Jogo Recomeça. Em 2012 alcança o segundo lugar no programa A Tua Cara Não Me É Estranha, mas vence a Finalissíma das duas edições e, em conjunto com Vanessa Silva, vence a edição Duetos

Rita Guerra
Nasceu em Lisboa em 1967, mas foi nos Açores que começou a cantar. Em 1989 é convidada para atuar diariamente no Casino Estoril, sendo que três anos depois alcança o segundo lugar no Festival RTP da Canção, com Meu Amor Inventado em Mim. No ano seguinte, junta-se a Helena Vieira e a Lena d'Água para um espectáculo organizado por Pedro Osório, para homenagear o Festival da Canção.  Participa em diversos espectáculos e participa em diversas colectâneas, sendo que em In Love o tema Brincando com O Fogo gravado com Beto, torna-se um dos temas mais conhecidos da carreira de ambos. Representa Portugal na Eurovisão em 2003, a convite da RTP, com o tema Deixa-me Sonhar. Em 2005, lança o álbum Rita que atinge a dupla platina, sendo que no ano seguinte realiza o primeiro grande concerto da sua carreira no Coliseu dos Recreios. Grava com Ronan Keating o tema All Over Again e lança três álbuns nos anos seguintes.

Teresa Radamanto
Natural da Nazaré, Teresa Radamanto começa a cantar desde cedo, sendo que em 1997 foi finalista do Big Show Sic e semifinalista do Reis do Estúdio. No ano seguinte, consegue o segundo posto no Festival RTP da Canção com o tema Só o Mar Ficou, sendo que nesse ano atinge a final do programa Chuva de Estrelas ao imitar Barbra Streisand. Recebeu o Guilhim de Cristal e integra o projecto Faces. Em 2002, é suplente da primeira edição da Operação Triunfo e deu a voz ao genérico de uma telenovela. Volta a conseguir o segundo posto no Festival RTP da Canção de 2007, com o tema Ai de Quem Nunca Cantou. Dois anos depois é uma das cantoras do programa Festival RTP - A Melhor Canção de Sempre, sendo presença assídua em vários programas da RTP. 

Aquando da escrita deste artigo, os resultados do Grupo 1 eram o seguintes:
1º Aurea (30%)
2º Amor Electro (28%)
3º FF (15%)
4º Rita Guerra (10%)
5º Adriana Lua (9%)
6º Dora (5%)
7º Teresa Radamanto (3%)

Pode continuar a votar nos seus favoritos AQUI até à meia-noite de sábado!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.