Slider

ESC2013: Novas acusações de votos fraudulentos

Depois do Governo russo ter manifestado discordâncias quanto aos votos recebidos nomeadamente por parte do Azerbaijão, outros países também estão a mostrar ter dúvidas sobre a isenção e legalidade do mesmo.

Os responsáveis da delegação do Montenegro também questionam o cálculo na contagem, chegando a sugerir que tenha havido alguma manipulação. Perguntam: É possível que o júri esloveno tenha dado uma pontuação alta para Who See & Nina Zizic e que estes não tenham recebido nenhum voto SMS, resultando em 0 pontos, ainda que "Igranka" seja um grande hit no país? Como é possível Montenegro dar 12 pontos para a Ucrânia na semifinal e nenhum ponto na final? Segundo o portal Analitika, mais de 5500 votos foram recebidos em Montenegro e a Ucrânia conquistou os 12 pontos ali; o júri não sabe a exata proporção do televoto, mas é estranho que, ainda que eles tivessem pontuado "Gravity" como a melhor canção da final, o país não recebeu nenhum ponto.
 
Também a Lituânia apresentou publicamente uma reportagem no telejornal do principal canal público onde eram feitas insinuações sobre “votos comprados” em favor da canção do Azerbaijão.
 
Por seu turno, o Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, elogiou a prestação da “sua” representante no palco de Malmo, Alyona Lanskaya, afirmando contudo não entender os poucos pontos dados pela “mãe” Rússia. Numa declaração escrita, este responsável afirmou que os resultados não são para levar a sério tratando-se este de um concurso com resultados “falsos”.
 
O novo sistema de votos, ordenando todas as canções concorrentes de 1 a 25, pode causar vários resultados diferentes do que se espera. A EBU ainda não anunciou o resultado completo, dividido entre júri e televoto.
 
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: JANELAESC, ESCXTRA, ESCPORTUGAL / Imagem: EUROVISION.TV
13
( Hide )
  1. Não era melhor a RTP dizer não também em 2014? É que se não há seriedade com as votações acho que Portugal não vai para lá fazer nada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:48

    A Bielorrussia devia estar caladinha pois quem sao eles para falar de isenção quando a canção que ganha o festival local é sempre trocada por outra? Ele deve achar que no ESC acontece o mesmo que lá na terra dele

    ResponderEliminar
  3. "Os resultados não são para levar a sério tratando-se este de um concurso com resultados “falsos”." Falso mesmo é Bielorrússia ter passado a final com uma apresentação inspirada em "Dragon Ball Z", quando sai o "Vegeta" de uma cápsula, está a ficar maluco...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:30

    Houve manipulações desde o princípio deste festival, ou ele não tivesse sido realizado num país nórdico! Isenção, uma ova! Noutros sites eu já tinha chamado a atenção para o facto de se notar que tudo estava programado para a vitória da Dinamarca. Aliás, estou ansioso pela votação do júri italiano para compreender como é que o televoto dá 12 pts à Roménia e esta fica agraciada com 1 pto no fim.

    Deixo aqui a lembrança memorável de votação de bloco em 1963, com a votação da Noruega, repetida mas com votos diferentes, para permitir a vitória da Dinamarca. Um luxo!

    1a votação: minuto 4:07

    http://www.youtube.com/watch?v=sTMP1u1axAw

    2a votação: minuto 6:30

    http://www.youtube.com/watch?v=4_3mZZl7WOg

    Burburinho na sala e mal-estar geral! Primeira vitória da Dinamarca.

    E depois venham dizer que os de Leste é que são manipuladores. Hahaha

    Renato Carlos

    ResponderEliminar
  5. Murilo deixa que me responda ao teu comentário. Parece-me mais que a Bielorrússia se inspirou na prestação de Madonna em 2005, em que esta cantava Hung Up e sai de um globo idêntico ao de Alyona. E isto já eu tenho para dizer à muito tempo. Parece-me também que o grupo da Krista Siegfrids se baseou no acto dos EMA Em que Madonna (mais uma vez) beija a Britney Spears e a Cristina Aguilera, estando estas duas últimas vestidas de noivas. Quanto à Cascada todos reparamos muitas semelhanças a Euphoria de Loreen. Este festival ficará marcado pela polémica nos mais diversos níveis!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:40

    isto nao é nenhuma novidade !!!! isso aconteceu em 1996 com Portugal foi por isso que eles acabaram com o voto do juri !!! em 2008 foi igual com o televoto ... na semifinal Portugal ficou em 2 lugar e 13 na final ^^ isto sempre aconteceu et sempre vai acontecer !!!!

    DE OLIVEIRA

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:43

    primeiro nem a Lituânia nem a Bielorrússia devia ter passado a final, e sim teve manipulação para são marino, Israel e Áustria.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:28

    Manipulação que houve é que definitivamente se encontrou um sistema de votação que funciona.

    Finalmente o júri ganha força em relação aos blocos de votação (nordicos, leste, balcas, e diásporas).

    Esta discussão de fraude de votações se repararem só acontece em países que incrivelmente deixaram de receber votações (ou tão elevadas) de países onde sabem que estão (estavam!) garantidas.

    Neste momento o júri já se encontra capaz de afundar uma canção e acabar com as assombrosas desigualdades a que se assistia nas votações.

    Acham que sem júri a Holanda tinha conseguido sequer passar da semi-final!!!

    Acham que sem o júri a canção de são marino tinha conseguido ficar perto da qualificação!!

    O juri conseguiu equilibraras coisas (e penso que quando os resultados saírem todos que vão dar razão)

    Quem mais beneficiou com este sistema de votação foi o Azerbaijão (e acredito que se o juri não tem votado mais por baixo a canção a dinamarca teria perdido o titulo para eles!! (ou ganho mto mais à rasca!)

    Claro que não existem sistemas de votação perfeitos, mas este é o melhor e mais justo até agora encontrado!Neste sistema por exemplo a Ucrânia em 2012 teria ficado de fora da final!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:40

    Podem se queixar do que quiserem todos os dias: o "bottom line" desta questão é que cada pais (ou melhor certos paises) vivem da Eurovisão como um meio de "self promotion" tão desesperante que quando as coisas não correm como querem, acaba tudo com este tipo de opiniões e comentários no mínimo infelizes.

    O Azerbeijão andou a "sofrer" para vencer esta porcaria toda: eles querem tentar atirar areia aos nossos olhos depois do que a Loreen conseguiu fazer o ano passado levantando o lixo que o pais escondia debaixo dos tapetes. Tentar passar uma imagem "democrática" e culturalmente rica por meio da Eurovisão quando lhe falta respeito humano por eles mesmos é algo que censuro e não tolero. (Se bem que para além do Azerbeijão, todo o leste soviético e a Turquia são assim ... e são estes paises que maior ego tem neste concurso: ganharam 1 vez, agora querem ganhar sempre).

    Houve uma alteração no sistema de voto que até hoje AINDA NINGUÈM percebeu como se processa na verdade. E se calhar é nesse elemento ainda desconhecido que se vão perceber os "choques" da Eurovisão deste ano (Israel e Austria de fora ... Armenia e Lituania lá dentro por razões que ninguém jamais compreendera!)

    Os paises de leste não se podem queixar muito: é que mesmo com os 50% de juri a sua capacidade de escutarem o que vem do resto da Europa ocidental continua NULA. Só têm olhos e ouvidos atentos para o que pais vizinho lhes oferece. A Bielorussia aqui deixou bem ASSUMIDO: a "mãe" russia devia ter dados mais votos! Ou seja todo o bloco soviético vive na sombra da garantia dos restantes países do mesmo bloco. O resto da Europa é totalmente irrelevante!

    Contra este preconceito do leste, é curioso, ninguém se opõe. É mais fácil criticar os paises nórdicos que este ano curiosamente não beneficiaram muito de votos vizinhos, no entanto aqui em Portugal é impressionante o sentimento "anti-nordico" (resultante da crise atual talvez!) enquanto que o preconceito do leste contra o resto da Europa não incomoda nem a mais pequena das formigas. É chocante esta posição.

    Finalmente: o bloco dos balcãs ficou todo de fora! Sobre isso eu só posso dizer o seguinte: TRAGAM boas canções: dance pop esloveno barato não, pop adolescente serbio não, rock albanes não, hip-hop dubstep montengrino por favor jamais, mistura de balada e pimba cigano macedonico nunca mais na vida e poupem-me com mais misérias croatas. Só não apresentam melhores canções é porque não querem e depois choram baba e ranho no facebook e twitter como se isso fosse resolver alguma coisa. Foi uma boa chamada de atenção para todos estes paises que á selhança do bloco de leste viviam na impressão que estavam sempre "protegidos uns pelos outros". Acabou-se a papinha de cerelac para eles ... e quem sabe se para o ano serão os de leste (o que eu ia adorar! LOL) a passarem pelo mesmo! Ahh era tão bom! Na vida so aprende a ser melhor quando "rock bottom" e que isto sirva de lição ao bloco jugoslavo. Até 2014 ... ou não! :)

    ResponderEliminar
  10. Anónimo06:43

    Esta polémica entre Azerbeijão Russia e Bielorrussia é uma novela mexicana. Vir a publico reclmar de que faltam pontos do vizinho tal é a forma mais aburda de assumir que estes paises só se interessam uns pelos outros ... É este o espirito europeua que a Eurovisão que preservar? Um leste negligente com o resto da Europa com a qual se querem assemelhar? Um leste que assume o seu voto geopolitico como se nada fosse? A Petra Mede cantava que o leste veio trazer energia e animação ao concurso ... mas eu acrescento: vieram trazer muito preconceito, falsidade,negligencia e acrescento ... um domonio vergonhoso de Inglês.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:48

    O assunto aqui é a manipulação, não é? Pois ela já foi feita logo de início, na distribuição dos lugares de desfile das canções, de uma forma misteriosa, quando o sorteio teria sido mais claro.

    Farto-me de rir quando leio os comentários contra os blocos. Como se Portugal nunca tivesse beneficiado da sua diáspora, sobretudo da de Andorra, ao ponto de se afirmar o bloco Ibérico há alguns anos.

    Tenho amigos nos Balcãs e eles queixam-se exactamente dos outros blocos todos: da mesma maneira que os outros se queixam deles. Isto não tem fim...

    Mas aos portugueses admiradores do bloco escandinavo (será da situação actual?) eu remeto-os para o meu comentário acima onde exponho a primeira intervenção do bloco escandinavo em 1963, de que a Noruega continua a ser o expoente máximo.

    Renato Carlos

    ResponderEliminar
  12. Renato Carlos: isso que diz até pode estar certo mas há algo que não encaixa. A Rússia e o Azerbaijão ainda não falharam nenhuma final, a Finlândia, a Suécia, a Noruega e a Dinamarca já.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:58

    Pois... E a Rússia e o Azerbaijão já ganharam uma vez e Portugal nunca... Bastou comparar as músicas...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.