Slider

ESC2013: Comitivas da ARJ Macedónia, Albânia e Letónia tecem duras críticas aos resultados


A segunda semifinal do ESC2013 ficou marcada por uma série de surpresas nos resultados. Contudo, estas surpresas não agradaram a todos e algumas comitivas teceram duras críticas aos resultados.


Depois de serem eliminados na semifinal da noite passada, muitas foram as comitivas a mostrar o seu desagrado com os resultados. A comitiva da A.R.J. da Macedónia foi uma das primeiras a mostrar o seu desagrado. Apesar de ter afirmado que não se sentia triste com o afastamento, o cantor Lozano mostrou-se triste por não ter podido receber o apoio dos outros países da ex-Jugoslávia: "se estivéssemos no mesmo grupo dos nossos vizinhos, talvez pudéssemos estar a comemorar a passagem". Da mesma opinião é uma das cantoras que acompanhou o duo macedónio em palco: "Todos nós sabemos que fomos um dos melhores da noite. Mas há uma série de politiquices envolvidas... É de estranhar como é que nenhum país balcânico, exceptuando a Grécia, calhou na nossa semifinal". 

Outro dos descontentes foi Adrian Lulgjuraj, vocalista albanês, que se mostrou desapontado nos bastidores da Malmö Arena: "Uma série de canções hilariantes seguiram em frente... Acho que mereciamos ir à final, depois do que fizemos em palco. Apesar de tudo, nada poderá mudar os resultados, mas há que pensar no assunto...". Edmunds Rasmanis, um dos elementos dos PeR, justificou a sua eliminação com as políticas do certame, "Fizemos tudo o que podíamos, mas a votação política eliminou-nos", mas o seu colega de banda, Ralf Eiland, mostrou-se contra as palavras proferidas: "Não digas isso! Algo deu errado na nossa atuação, lamentamos, pois pensávamos que conseguiríamos chegar à Final. As pessoas não aderiram à nossa música ou à nossa atuação... Não sabemos, mas não devemos culpar ninguém.".

 Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: SVT / Imagem: eurovision.tv  
20
( Hide )
  1. Anónimo13:20

    O cantor macedónio (bom cantor até) deveria guardar a voz para cantar. No fundo está a admitir que a sua canção só passaria à final se tivesse votos dos vizinhos... Então como explica ele que nenhum desses vizinhos tivesse passado na primeira eliminatória? Quando, em meados da primeira década do século, os países ocidentais quase não passavam à final (2007 é um exemplo), não pensavam assim...

    Por outro lado - e as votações a serem divulgadas poderão mostrá-lo -, hoje em dia já pouco une países como a Eslovénia e a Macedónia ou Montenegro, por exemplo, o que pode fazer com que as pontuações comecem a ser diferentes do que eram há uns dez anos: basta pensar que há uma geração com mais de vinte anos que nasceu depois das independências. A cantora da Macedónia do ano passado era conhecida em todos os países da ex-Jugoslávia, o que a favoreceu na votação. Os representantes deste ano não são de modo algum tão conhecidos (a própria ligação aos Roma tornou a canção mais local, o que também sucedeu ao tema croata, muito nacional, pouco dizendo aos espetadores montenegrinos, por exemplo).

    Sensatas as palavras do segundo elemento letão.

    ResponderEliminar
  2. Pedro13:24

    Não são grandes exemplos de canções, mas todos têm uma quota parte de razão.

    Na Europa ainda há muita gente (principalmente os mais velhos) que não sabem onde ficam Macedónia, Albânia ou Letónia.

    Não é preciso ir muito mais longe: Tenho familiares que vivem em Albarracim, no "condado" de Aragão, em Espanha. Os idosos que habitam naquela região, que pouca escolaridade têm, sabem lá onde fica Portugal...! Uns afirmam que não sabem, outros nunca ouviram falar, outros pensam que fica para lá da Argélia.

    [NOTA:] Muito provavelmente este comentário será apagado, tal como outros que fiz a outras notícias. Então, coloco mais uma questão: Não será bom os srs. moderadores / administradores destas páginas começarem a entender o significado de "liberdade de expressão"? Se toda a população portuguesa começar a entender o conceito, talvez a imagem que se tem do País lá fora melhore um pouco, e isso se traduza em menos ostracismo sobre Portugal no ESC.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:29

    Quote: "Não digas isso! Algo deu errado na nossa atuação, lamentamos, pois pensávamos que conseguiríamos chegar à Final. As pessoas não aderiram à nossa música ou à nossa atuação... Não sabemos, mas não devemos culpar ninguém.".

    Aleluia palavas sensatas: se estes paises que nao passaram à final e todos os outros balcãs tivessem ouvidos a serio e tivessem um pc mais atentos aos muitos feedbacks que surgem bem antes da competição, já teriam tido uma noção mais evidente de que as suas musicas estavam longe de ser as favoritas e que pouca gente se interessou por elas. O miudo da Macedonia, que sim cantou mto bem, embora nao saiba uma ponta de ingles - estranho para quem se afirma fã incondicional do rnb americano - tem um mau perder. Querer estar numa semi c outros paises vizinhos é tornar todo o concurso um politique pegada, por isso o proprio argumento que ele utliza para le lamentar seria o mesmo que usariam para o criticar caso ele e os balcas tivessem passado. Uns perdem outros ganham, e os balcas ja passaram pela experiencia de nao ir a final: a Serbia estreia-se e ja nao era sem tempo. Os paises sovieticos um dia tb vao aprender a sentir isso na pele ... mas é a Grecia que eu desejo que sofra mais: os numeros "animado e divertidos" que variam entre o pimba e a palhaçada hao ter os dias contados ... para que excelentes canções nao voltem mais a ficar injustamente de fora por causa desta absurda Grecia, que mesmo em crise insiste em querer mostrar a Europa um pais que nao é o que vemos nas noticias devido à crise. Mortos de fome por mediatismo e por alimentar uma imagem internacional que nao tem, por meio da Eurovisão.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:30

    Afinal, parece-me bem que o Ralf Eiland é o único com lucidez.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:36

    sinceramente ainda estou em choque com a eliminação de Israel e a passagem da arménia para a final.
    Mas adorei quando a arménia foi seleccionada para a final as pessoas todas a assobiarem como protesto.

    ResponderEliminar
  6. http://cdn.memegenerator.net/instances/400x/37898585.jpg

    ResponderEliminar
  7. O cara da Macedonia tinha boa voz, mas a musica e a apresentação foram fracas. Albania... Tá de piada né? Já a Letônia até foi bem, mas ser a primeira a se apresentar é que deve ter prejudicado eles.

    ResponderEliminar
  8. Pedro14:17

    Comentário ao 3º comentário:

    Acabei de ouvir a entrevista que o Lozano deu ao ESCKaz em Amesterdão e percebi tudo o que ele disse em Inglês.

    Parece-me que domina razoavelmente o idioma (Como é óbvio, não tão bem como se fosse nativo da língua, isso seria pouco provável.).

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:19

    Digam-me uma coisa...a Albânia não é um país dos balcãs? Parece-me que a comitiva da Macedonia esqueceu-se ouvir as outras actuações para dizer que era a melhor da noite ( ou umas das) e para dizer que não tinha lá vizinhos...

    E já agora, só fico chateado como as canções de malta continuam a entrar nas finais...não entendo esta onda de "voto cool" "para agradar" à Malta. Israel merecia muito mais a passagem.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:23

    É simplesmente vergonhoso ver um concorrente a afirmar que não passou uma vez que não estava na mesma semifinal que os seus "amigos"
    Por outro lado queria dizer outra coisa, se o voto é político como dizem, de que forma é que explicam quatro países "jugoslavos" que estava na mesma semifinal terem passado. Uma coisa posso dizer , o voto do vizinho e do emigrante não basta, é preciso sim conquistar audiência, pelo que por vezes músicas ligeiramente diferentes (animadas, por exemplo, Grécia) acabam por ter sucesso. Comecem a pensar um bocadinho em vocês mesmos em vez de culparem os outros pelo fracasso O argumento do voto político não é mais que uma falácia.

    Todos nós sabemos que fomos um dos melhores da noite - SEJAM HUMILDES

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:42

    Como é que o reprsentante da ARJ Macedónia se queixa de falta de apoio por não passar à final, quando esse apoio chegava e sobrava na terça para os quatro países balcãs que foram eliminados? O problema não foi a falta de apoio, foi a má qualidade da música. Para a próxima se quiserem passar tragam um tema de jeito.

    Quanto ao concorrente albanês, este tem alguma razão pois temas como o da Arménia, Hungria e Roménia, não tendo tanta qualidade como a Suíça, a Albânia, ou até mesmo Israel e São Marino, passaram à final em detrimento destes, sendo influenciados pelo voto do público. Já agora, São Marino é aquele país que, nem que troxesse um "Euphoria" ou um "Fairytale", passaria à final, e isso é triste!!!

    ResponderEliminar
  12. Sinceramente fiquei chocada pelo facto da Albânia não ter passado. Eu adorei a prestação da Albânia, agora já dos outros dois não posso dizer o mesmo, nomeadamente da A.R.J. Macedónia que me deu vontade de rir. No entanto gostei bastante das palavras do Ralf Eiland e ele sim tem razão. Não gostei da prestação da Letónia. Considero alguns resultados injustos, nomeadamente o da Arménia e da Roménia, e que nesse lugar poderiam estar muito bem Israel, Albânia ou São Marino. Enfim, só dez puderam passar...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:21

    Os países que passaram não estão a ocupar o lugar de outros. Por favor tirem isso da cabeça, tanto os perdedores lá como os comentadores-juízes aqui. Passou quem mereceu porque se pagaram as chamadas para que passassem. Isto tem de ficar claro nas cabecinhas de todos. Respeitem quem levou a mão ao bolso para votar pela sua favorita. Quem ficou triste só tem de comprar os discos das suas preferidas: é uma maneira de votar!

    Renato Carlos

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:39

    De facto é muito triste disser que não se passou á final porque ñ se tinha lá os vizinhos para ajudar(Lozano pá eu até te admirava mas com essa afirmação foste longe demais)
    Um conselho:Volta para o ano sem a Esma e vais ver.Na verdade eles devem se ter esquecido que tinham uma musica que chegaria bem fácil no Top10 mas que a descartaram por causa das birrinhas da Grécia.

    Quanto á Albânia(era um bom rock até) e á Letónia são duas musicas que cada vez mais me vinham a conquistar mas principalmente a ultima já se sabia que ñ havia muitas hipóteses de chegar á final mas achei-os excepcionais em palco.Portanto o Ralf têm razão eles ainda nem sabem o que se passou com a votação por isso o melhor é esperar pelos resultados antes de começar a inventar desculpas.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22:54

    As palavras desta gente são VERGONHOSAS!!!

    Não passaram porque não tinham vizinhos para votar neles!?

    Mas é suposto votar nas melhores canções ou nos países vizinhos!?

    A eurovisão deveria ser um concurso de canções e não de politiquices.

    Estes países da ex-jugoslávia estão a ter aquilo que merecem!!! Agora sim, NÃO HOUVE POLITIQUICES (pelo menos não tantas), porque isso tem sido o que acontece no ESC desde 2004 até ao presente festival.

    Países ocidentais que nem podiam tentar que eram automaticamente eliminados pelos blocos de votação do leste e dos balcãs.

    Agora o concurso está mais equilibrado, justo, verdadeiramente competitivo. Não basta levar uma cançoneta qualquer para passar à final (levado ao colo pelos vizinhos), é preciso levar qualidade, mostrá-lo em cima do palco.

    Muito tem vindo a mudar desde que o juri entrou mas muito tem que ser feito ainda...o bloco de leste e nórdico continuam a ser soberanos!

    Estes países só demonstram ser maus perdedores, egocêntricos...

    ResponderEliminar
  16. Concordo com Lozano, Backing ARJM, Adrian Lulgjuraj, Edmunds Rasmani e também não discordo de Ralf Eiland, podem ter errado em algo, também existem as verdadeiras músicas-piada como a da Roménia, Bielorrússia, entre outras. Se não foi politiquice foi o que então??? Injustiçados foram Montenegro, ARJ Macedónia, Chipre, Albânia, Sérvia, Letónia, Israel, Suíça, Áustria e Eslovénia. As OGAE iludiram a tia Valentina...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo12:43

    Porque é que eles se preocupam tanto com os vizinhos? Se cantarem bem, se a música for boa e souberem cativar o público têm possibilidades de passar!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:44

    Refilam tanto, mas no ano passado, à conta destes votos por vizinhos, os ex-juguslavos passaram praticamente todos...não gostam é do reverso da medalha...

    ResponderEliminar
  19. Onde estavam estes galifões quando em 2007 só passaram à final tudo o que era país de leste? Foi exactamente este fenómeno que acabou por dar origem logo no ano seguinte às transformações que se operaram para tornar as escolhas mais credíveis.Mas como se vê nunca ninguém está contente.Por mim simplificava o processo de votação.Não havia contagem de televotos para arranjar um ranking para cada canção, essa existiria apenas para tira-teimas a título de curiosidade. A tabela seria de 1 a cinco pontos, ou seja, votos apenas para os cinco primeiros por preferência do júri.Tanta complicação só tira o ritmo ao espectáculo e afinal só ganha um. A haver empate seria o presidente, pessoa idónea, conncerteza. E para terminar, lamento que Israel tenha sido eliminada em detrimento de uma Arménia ou de uma Roménia, por exemplo.

    ResponderEliminar
  20. Eu acho piada que muita gente aqui refere Israel como aquele país que foi injustiçado (nada contra, mas acho que houve países que mereciam mais a passagem à Grande Final que Israel) e deite abaixo a Arménia como se a música fosse assim tão má, mas pior ainda, ninguém refere o desastre musical que foi este ano a ridicula música do Azerbaijão, para mim foi sem dúvida a pior música deste ano na EuroVisão e ainda assim a canção consegui chegar a 2º lugar na Grande Final, desculpem-me lá mas há que inovar e o Azerbaijão desde o ano passado que de inovação não tem nada, eu costumava adorar as músicas deles até 2011, que foi mesmo a minha música preferida na altura, mas acho que esta ideia de repetir 'Running Scared' até à exaustão já se torna insuportável, se o Azerbaijão participar para o ano (o que vai acontecer, de certeza absoluta), ao menos que traga algo verdadeiramente original e não aquelas típicas baladas super-sentimentais que já se tornam um estilo mais que gasto na EuroVisão, se querem fazer baladas, ao menos que sejam ao nível da Rússia, da Ucrânia ou da Dinamarca deste ano que foram música de topo e mereceram sem dúvida o Top 5, músicas que eu achei realmente injustiçadas, tanto de uma Semi-final como da outra: Eslovénia, Montenegro, Albânia, Bulgária, Letónia, Macedónia (digam o que disserem, a música de mau não teve nada), Suiça e São Marino (este que quase que passava para a Final, pela primeira vez, ficaram no 11º lugar na 2ª Semi-Final)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.