Slider

[AUDIO] Revelada canção inédita de Carlos Paião

A canção inédita "Muito mais", de Carlos Paião, é editada no álbum duplo que assinala os 25 anos da morte do letrista, compositor e intérprete, ao lado de êxitos como "Pó de arroz" e "Playback".  A notícia é do Jornal de Notícias.



O editor discográfico David Ferreira, que assina o texto que acompanha o álbum, afirma que Carlos Paião tinha "tanto talento que ainda hoje, vinte e cinco anos depois de ter deixado de nos surpreender com canções novas, nos confunde ele não ter sabido administrar melhor esse extraordinário dom".

David Ferreira, que conviveu com o músico, sublinha o seu talento, para quem "parecia tudo tão fácil". Conta o editor que, numa sexta-feira, foi pedido a Paião um hino não-oficial para a seleção nacional de futebol "e, à segunda[-feira], veio o 'Bamos lá cambada', limpinho irresistível, em português corrente e 'futebolês' fluído". Ferreira assinala a "delícia" que são as letras de Paião, as melodias "irresistíveis" e "o casamento perfeito entre as palavras e a música", nas suas canções. "Aqui e ali, a cavalo de um trocadilho que parece inocente, ressalta a capacidade de observação de um verdadeiro cronista de tiques, clichés e costumes", afirma David Ferreira. Em termos melódicos, David Ferreira atesta que Carlos Paião tem lugar no "panteão" onde estão compositores como Frederico Valério e Raul Ferrão.

O álbum duplo "Carlos Paião - 25 anos depois", editado pela EMI Music, reúne 37 canções de sua autoria, entre as quais "Souvenir de Portugal", "Não há duas em três" ou "Cegonha", todas interpretadas por Paião.

Carlos Paião venceu o Festival da Canção do Illiabum Clube, em 1978, ano em que já tinha escrito mais de duzentas canções. Em 1980, concorreu ao Festival RTP da Canção, não tendo sido apurado, mas, no ano seguinte, venceu este certame com "Playback", representando Portugal no Festival da Eurovisão. Em 1983, licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa, mas decidiu-se pela carreira musical. No ano anterior tinha editado o seu primeiro álbum, "Algarismos". Em 1985, foi um dos 18 selecionados para participar no Festival Mundial de Música Popular de Tóquio. Colaborou com o humorista Herman José e escreveu para outros artistas, nomeadamente Amália Rodrigues, Lenita Gentil, Mísia, José Alberto Reis, Alexandra e Vasco Rafael, entre outros.

OUÇA A CANÇÃO  "MUITO MAIS"  AQUI


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS / Imagem: GOOGLE
3
( Hide )
  1. Anónimo18:34

    O Carlos Paião morreu cedo demais mas a sua obra ficará para sempre connosco

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:45

    Essa música foi editada no CD dos 15 anos sobre a morte do Carlos Paião em 2003 intitulado "Letra e Música"... se calhar é um erro do próprio David Ferreira ou do Jornal de Notícias. O texto que citam do David Ferreira é igual ao texto que consta do mesmo CD dos 15 anos letra por letra. As vossas fontes deveriam averiguar melhor... porque a música referida nem é sequer inédita foi editada em 1988 no LP "Intervalo" (como consta http://www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=4073096). Em 2003 editaram sim um tema inédito intitulado "Caminhar" que nunca tinha sido editado.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo das 00.45: Obrigado pela mensagem. Tal como referimos no Lead da notícia, o artigo não é do ESCPORTUGAL, mas sim do Jornal de Notícias, na sua edição de ontem.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.