Slider

7 Maravilhas da Eurovisão: Domenico Modugno


Por motivos pessoais, não me foi possível postar as biografias diárias dos candidatos a Maravilha da Eurovisão! Por isso peço aqui desculpas e anuncio que durante este fim-de-semana haverão também postagens dos candidatos a Maravilha da Eurovisão. Hoje chegou a vez de irmos a Itália para conhecermos o cantor do eterno tema Volare!
Vote em Domenico Modugno na sondagem á direita, mas se tem dúvidas leia a sua biografia abaixo e veja a prestação de Domenico no ESC 1958.

“Domenico Modugno (Polignano a Mare, 9 de Janeiro de 1928 — Lampedusa, 6 de Agosto de 1994) foi um dos mais importantes cantores italianos do século XX. Desde jovem que queria tornar-se actor. Depois de cumprir o serviço militar, frequentou uma escola de atores e mais tarde surgiu em vários filmes. Depois de entrar no filme Il Mantello Rosso tornou-se cantor. Em 1953 começou a demonstrar seu talento com sua grande capacidade de interpretação. Nesse mesmo ano, Modugno se apresentou nos estúdios radiofónicos "Via Asiago", cantando em siciliano. Em 1958 venceu o famoso Festival de San Remo com a canção Nel blu dipinto di blu, conhecida vulgarmente como "Volare". Com essa canção representou a Itália na Eurovisão conseguindo o 3ºlugar com 13 pontos. Em 2005, esta canção foi considerada a segunda melhor de sempre, apenas atrás de “Waterloo”. A canção “Volare” tornou-se um marco da música italiana da época, sendo conhecida em todo o mundo. Neste mesmo ano, Modugno venceu três prémios "Grammys", com a canção do ano, melhor interpretação masculina e melhor disco. Com todas essas vitórias, Domenico tornou-se o protagonista mundial dos espectáculos teatrais, filmes e programas de televisão. Em 1959 venceu o Festival de San Remo com Piove - Ciao Ciao Bambina. Volta a representar a Itália na Eurovisão, tendo conseguido o 6ºlugar com 9pontos com o tema com que venceu o San Remo. Pela terceira vez, em 1962 ganhou em San Remo com a música Addio Addio. Em 1966, novamente recebe o primeiro lugar no Festival, juntamente com Gigliola Cinquetti, com Dio como ti amo. Representa pela 3ªvez a Itália na Eurovisão, só que desta vez não obtém qualquer ponto e fica-se pelo último lugar juntamente com o Mónaco. Nos anos 80 por problemas de saúde, Domenico Modugno abandonou a carreira artística. Na metade da década de 80, Modugno entra para a política tornando-se o Presidente do Partido Radical Italiano. A 6 de Agosto de 1994, Domenico morre em Lampedusa, na sua casa de Verão, devido a um ataque de coração.”



0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.