Foram revelados, pelo nosso parceiro eurovision.tv, site oficial do Festival da Eurovisão, os números referentes à edição deste ano do certame, que apesar da crise, não perde o glamour e a imponência a que já nos habituou.
Assim, este evento que conta com 3 programas televisionados, com um público potencial de 120 milhões de espectadores, mais 2 dias de ensaios normais e 3 ensaios gerais por cada um dos espectáculos.
A NRK, televisão pública norueguesa e responsável pela organização deste ano, tem 10 produtores permanentes a trabalhar no ESC2010 desde o Verão do ano passado, equipa liderada por Jon Ola Sand, o produtor executivo. Nesta equipa estão também 230 voluntários e mais de 500 pessoas com a responsabilidade de construir e manter o palco e toda a logistica necessária na Telenor Arena, onde tudo irá acontecer.
Na sala, estão 532 luzes móveis, 4179 elementos fixos de iluminação e 1852 blocos de cor iluminados espalhando o espírito do que está a acontecer em cima do palco por todo o lado. 4528 metros de armações metálicas suportam a iluminação.
Para que as emissões em directo cheguem a nossas casas serão usadas 21 câmaras, controladas por 2 realizadores, Ole Jørgen Grønlund e Kim Strømstad. Para que todos possam estar em contacto e nada falhe, existirão 250 walkie-talkie estarão em funcionamento. As 39 fundamentais votações da final chegarão por satélite através de 8 pratos instalados no exterior.
Para que a informação sobre o que acontece em oslo chegue a todos, estão acreditados até ao momento 2007 jornalistas provenientes de mais de 70 países, a que se juntam 314 fãs con acreditações especiais.
As 39 delegações presentes juntarão 1014 pessoas, das quais 212 são os cantores, bailarinos, coros e músicos que actuarão.
Só ficaram mesmo por conhecer os números totais em termos financeiros, que por enquanto estão guardados a sete chaves…
Fonte: eurovision.tv / Imagem ©: eurovision.tv, UER, NRK
uah!
ResponderEliminarVai ser cá um "showzão" ehehehe=)
ResponderEliminarMal posso esperar...xD
A RTP não se interessa sequer pelo negócio potencial... Só se fala da despesa que dá... pouco ou nada se faz para gerar receita. É um negócio muito mal gerido... só é assim porque se trata dum canal público português (ou do submundo). Outros, mesmo canais públicos doutros países, fazem “render o peixe” com vários programas para os seus concursos internos e outros tantos pré-ESC… e conseguem belíssimas audiências e avultadas receitas. Geram negócios de muitos milhões e dão emprego a muita gente do meio artístico e afins… dão-lhes prestígio e atraem os melhores talentos.
ResponderEliminarVejo isto tudo como um contra-senso porque a RTP tem pago direitos sobre um programa de imitação como a “Operação Triunfo” quando é detentora dum dos melhores sistemas de detecção de talentos na área da música no Mundo nas categorias de composição e interpretação, que é o FC, e que dá um prémio de carreira bem aliciante (bem melhor que a OT).
É incrível mesmo! Com o FC e o ESC, os intérpretes iniciam as suas carreiras e pouco mais… De resto, ninguém liga… Não há destaque na TV (nem sequer nos canais por cabo do canal público), não passa nas rádios, os jornais e revistas ignoram...
Em contra-senso pagam-se somas exorbitantes por direitos sobre formatos importados de detecção de talentos, como o “Ídolos” e a OT. Abrem-se telejornais com “vedetas instantâneas” desses formatos e fazem-se montes de programas paralelos meses a fio e os jornais e revistas não se cansam de bisbilhotar à volta disso. Há negócio para todos, e altamente lucrativo, mesmo depois de pagos os direitos… E na realidade não passam de "artigos" descartáveis.
O FC é uma grande marca nacional. Há países que não têm nada disto, como o Azerbaijão, que investem fortunas em formatos, compositores, intérpretes e produções estrangeiras para levarem uma canção ao ESC e Portugal não valoriza o que tem.
SÓ VISTO!
CONTADO NINGUÉM ACREDITA.
a rtp e uma vergonha loool
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