Slider

[Opinião] Dia de festa


Amanhã é dia de festa.
É amanhã o culminar de um, desta vez mais longo que o habitual, processo de selecção nacional.
As músicas estão escolhidas. Há para muitos gostos. Mesmo para gostos que ninguém, ou muito poucos, julgavam poder vingar num evento como estes. Por mim acho bem. Quanto mais diferentes e variados os temas melhor será o futuro do FC. Isto é, o futuro não passa seguramente por colar o FC a um, qualquer que seja, género musical ou opção estética. Se a isso somarmos qualidade (nem sempre tem acontecido) ainda melhor.
Os dados estão lançados, mas o tabuleiro está longe de ser uma superfície lisa onde a estatística e o cálculo probabilístico podem ter algum papel. Há relevo acidentado, buracos, acidentes naturais ... o sentimento de quem segue por fora ou de quem está embrenhado no concurso é mesmo: incerteza! Ninguém, de bom senso, pode face ao leque de músicas e ao método de voto fazer grandes projecções. Especulações claro que sim. Até animam foruns, chats e conversas presenciais.
O movimento daqueles a quem se convencionou chamar fãs está, à semelhança aliás do que tem acontecido, nos 2 últimos anos ao rubro. Talvez por isso, começa-se a dar alguma importância ao fenómeno. O clima é de militarismo marcado e não sei se serve lá muito bem os objectivos a que se propõe. Tenho o prazer de conhecer alguns dos reais protagonistas desta festa e duvido bastante que se revejam em muitas das coisas que se têm dito em seu nome nas mais diversas plataformas. É que não se pode comparar o incomparável, o valor intrínseco de uma coisa não anula o valor intrínseco de outra ainda que, no contexto, cada um lhes dê um valor relativo diferente. Mas as questões são, de qualquer das formas, prévias a tudo isto e, a meu ver, sintetizam-se em duas. Primeiro, estamos a falar de pessoas, profissionais, todos eles empenhados em fazer trabalhos válidos e que sei, apesar do espírito competitivo, se respeitam mutuamente e não merecem a toada, quase "hooligan", que às vezes parece insinuar-se. Depois, e pasmem-se, isto é só um concurso de música. Notável, histórico, emocionante, empolgante ... ainda assim só um concurso.
Por isso amanhã estarei, estaremos muitos, no Campo Pequeno. Espero e desejo um grande espectáculo de entretenimento. Espero divertir-me, arrepiar-me, levantar-me em ovação o maior número de vezes possíveis. Desejo a todos, onde quer que estejam, o melhor FC de sempre (é essa, afinal, a mensagem encriptada no QR code).
Isto é só um concurso, já vos tinha dito... mas é tão fixe :)
6
( Hide )
  1. Anónimo20:32

    E viva a festa da música portuguesa com tantos sabores musicais na finalíssima do Festival. já tinha saudades de tanta "festa" á volta do FC. Pra mim vai haver surpresa! Vamos ter Uma canção à Cid na Eurovisão. Se o Sol e as Estrelas brilharem nos céus eurovisivos, vamos ter surpresa pela certa!!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:37

    Eu tenho um feeling que vai ser a catarina a vencedora além de não ser a minha preferida os meus preferidos são os The Agency

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:33

    "a mensagem encriptada no QR code"

    o que é o qr code??? (la' esta' a minha cultura pequenina...)

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:29

    "Depois, e pasmem-se, isto é só um concurso de música. Notável, histórico, emocionante, empolgante ... ainda assim só um concurso."

    Pois, mas não é assim tão simples, não é? Desde sempre, o que mais me irrita no FdC e da Eurovisão é o patriotismo, o apelo ao nacionalismo, "isto é um especta'culo de todos os portugueses". E' o'bvio que as bandeiras de todos os pai'ses têm de estar la', senão era uma salganhada que ninguém entendia. Mas eu preferia que isto fosse mais um concurso entre estações de televisão, que se puxasse menos por patriotismos. Assim as coisas ficavam mais relativizadas...

    Porque as frustraçõoes começam ai', no apelo ao patriotismo. Se se apela ao patriotismo, o natural é querer-se que o pai's onde se nasceu, cresceu e se tornou adulto obtenha bons resultados, se dê bem na Eurovisão. O que fazer então quando uma pessoa NÃO SE REVÊ em 70% a 80% das escolhas que são feitas? O que fazer do patriotismo quando outros pai'ses têm canções mais de acordo com o seu gosto pessoal? O que fazer quando se acha que as escolhas estão inquinadas e que so' certas sensibilidades e so' certos gostos têm direito a representar Portugal? O que fazer quando se acha que Portugal e a mu'sica portuguesa é muito mais e podia ser muito mais do que aquilo que tem sido levado à Eurovisão ao longo dos anos? Vai-se então torcer pelos outros pai'ses? Vai-se torcer pela Noruega e pela Ucrânia e pela Arménia...? Um bocado contra-natura, não?

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:30

    "o futuro não passa seguramente por colar o FC a um, qualquer que seja, género musical ou opção estética..."

    Isso, continuem a martelar chavões destes com insistência, pode ser que a gente acabe por acreditar que são verdade. A'gua mole em pedra dura, tanto bate até que fura. De 1964 a 2009 a u'nica vez que a RTP arriscou mais e levou uma canção fora dos moldes habituais foi com a Sabrina.

    Este ano, das 24 canções nas meias-finais, não havia uma u'nica que fosse excepcional. E, com um bocado de boa vontade, as duas u'nicas que traziam algo de novo eram o V-Boy e a Catarina Pereira. Um ja' esta' eliminado e a outra vai ser eliminada logo à noite.

    Martim de Deus Menisco

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:38

    No tempo onde se gastava dinheiro a rodos dos contribuintes.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.