Slider

¡Salvemos Eurovisión!, ou ¿¡Salvemos España!?


A TVE, televisão pública espanhola, resolveu este ano inovar e surpreender e iniciar o processo da sua final nacional fazendo uso das novas tecnologias, ou seja, abrir publicamente um espaço no MySpace e possibilitar a todos os interessados o registo de temas candidatos a chegar ao festival espanhol. Uma excelente ideia disseram por toda a Europa, embora alguns cépticos torcessem o nariz; e tinham razão...
Neste momento, finalizada a entrega de canções e iniciada a votação, nuestros hermanos estão perante uma complicada situação de manipulação de votos por parte de um dos candidatos, Rodolfo Chikilicuatre, autor e interprete de Baila el ChikiChiki, um tema irónico, vazio, sem conteúdo e com, espantem-se, apenas 1 minuto e 20 segundos. Às 20 horas de ontem já contava com 29.070 votos, mais 10.000 que a canção segunda classificada. Para muito terá contribuído o apoio de Andreu Buenafuente, apresentador da cadeia de televisão La Sexta, rival da TVE, conhecido em Espanha pelas suas atitudes imorais, irónicas e provocatórias.
As acusação baseiam-se na qualidade duvidosa do tema em questão, que obviamente na justifica o tão grande apoio, mas essencialmente na comprovada votação através de e-mails falsos, utilizados em spam, supostamente provenientes dos seguidores do tal Rodolfo Chiquilicuatre, que disponibilizou num site pessoal uma explicação total de como manipular resultados.
Os responsáveis da televisão pública espanhola ainda não tomaram nenhuma atitude formal, embora alguns fóruns esclareçam que já foi solicitado ao MySpace que elimine todos os votos recebidos por e-mails falsos, embora isso possa não vir a acontecer devido à complexidade do sistema. O certo é que a final nacional de ¡Salvemos Eurovisión!, marcada para dia 1 de Março, já foi adiada para dia 8, uma semana depois.
Todo esta confusão deixou os eurofãs espanhóis, agora tão mal tratados pela TVE como os portugueses foram há uns anos pela RTP, gerou um mar de protestos e já motivou uma queixa formal por parte a OGAE Espanha à UER, endereçada a Svante Stockselius, coordenador geral na Eurovisão para os Festivais. (Ler na integra aqui)
A juntar a esta atitude, vários das candidatos já se queixaram à organização do evento e Goico pediu mesmo para que o seu tema seja retirado do concurso.A finalizar, Jordi Cubino, compositor e autor do tema Casanova, que representará Andorra, criticou severamente o que se está a passar: esta estrategia de selecção turva só vem despretigiar a Eurovisão; é uma imagem falsa que se passa de Espanha para a Europa.
Mais desenvolvimentos em breve.

Aqui fica a canção da discordia:

1
( Hide )
  1. Anónimo21:58

    socorro, auxilio, tve y myspace matan eurovisión...........

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.