A escassos dias da decisão sobre a participação de Israel no Festival Eurovisão 2026, a emissora helvética SRG manifestou apoio à participação israelita enfatizando "o efeito de promoção da paz, união e entendimento" do certame.
Com a Assembleia Geral da EBU/UER marcada para 4 e 5 de dezembro, datas em que será decidido o futuro de Israel no Festival Eurovisão (ainda que a existência de uma votação pareça bastante improvável), vários países têm manifestado a sua posição sobre o assunto. Enquanto Espanha exigiu o afastamento de Israel ameaçando boicotar o evento, tal como a Eslovénia, vários países deixaram "para depois" a decisão final da participação em Viena, tal como Países Baixos, Bélgica, Islândia e Irlanda.
Contudo, a emissora pública helvética SRG fez saber publicamente que apoia a participação de Israel no Festival Eurovisão. A notícia foi avançada pelo SonntagsBlick com declarações de Markus Berger, porta-voz da emissora da Suíça, que destaca o "efeito de promoção da paz, união e entendimento do Festival Eurovisão". A emissora, que ainda que tenha manifestado apoio à participação de Israel não revelou a sua intenção de voto caso exista votação, defende ainda que o Festival Eurovisão deve manter-se "politicamente neutro e conetar pessoas de ambos os lados para além de qualquer política".

Sem comentários
Enviar um comentário