Slider

EBU/UER discute estreia do Cazaquistão no Festival Eurovisão no início do próximo ano

 

O Ministério da Cultura e Informação do Cazaquistão revelou que a EBU/UER discutirá, em janeiro, a possível estreia do país no Festival Eurovisão 2026. 


Depois de ter sido revelado pela própria emissora que a possível estreia seria discutido na Assembleia Geral da EBU/UER e de várias notícias avançarem para uma possível entrada do Canadá no certame internacional, a estreia do Cazaquistão no Festival Eurovisão poderá estar mais perto que nunca.

Segundo o Ministério da Cultura e Informação do Cazaquistão, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) irá discutir a entrada do país no concurso no início do próximo ano: "O Ministério valoriza profundamente a importância do Festival Eurovisão da Canção como uma das principais plataformas criativas do mundo e reconhece o seu papel significativo no intercâmbio cultural e na promoção da arte nacional a nível global." pode ler-se num dos documentos divulgados pelo Ministério, que revelam ainda que, durante o verão, decorreu um encontro entre os representantes da Khabar Agency - emissora do Cazaquistão - e o diretor-geral da EBU/UER, Noel Curran.

"Até ao momento, a EBU/UER não tomou qualquer decisão sobre este assunto, e a questão será analisada no início do próximo ano." foi revelado, ainda que o financiamento da participação surja como um dos pontos mais críticos para a estreia do país,  "Mesmo que a EBU/UER tomasse uma decisão favorável, continuariam em aberto várias questões relativas à participação do Cazaquistão. Segundo a avaliação da emissora, participar numa competição internacional desta dimensão exige recursos financeiros significativos, e atualmente não existe um orçamento aprovado para esse fim.".

A possível estreia do Cazaquistão no Festival Eurovisão está dependente de um convite da EBU/UER, tal como acontece com a Austrália desde 2015, com apenas uma parte do território do país (cerca de 15%) estar na Europa. A emissora cazar Khabar Agency é membro associado da EBU/UER desde 2016, tendo participado no Festival Eurovisão Júnior 2018 e 2022. Anteriormente, a Arna TV adquiriu os direitos de transmissão do evento de 2012, tendo destacado uma delegação para a edição de Viena, aumentando os rumores sobre um possível envolvimento no certame.

Estreante em 2018, o Cazaquistão conta com cinco participações no Festival Eurovisão Júnior, com destaque para os dois segundos lugares alcançados em 2019 e 2020. Em 2022, o país foi representado por David Charlin e "Jer-Ana (Mother Earth)", tendo ficado em 15.º (e penúltimo) lugar na competição com 47 pontos, fruto do 16.º (e último) lugar no júri (5) e o 15.º (e penúltimo) lugar no voto online (42), traduzindo-se no pior resultado da história do país.

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovoix/ Imagem e Vídeo: JuniorEurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.