Slider

Ucrânia: Olya Polyakova apela à EBU/UER para mudanças no 'Vidbir 2026' e ameaça levar caso a tribunal

 A cantora Olya Polyakova contactou a EBU/UER para apelar a uma intervenção nas regras do Vidbir 2026, final nacional ucraniana para o Festival Eurovisão 2026. Caso a emissora não altere as regras, o caso poderá ser levado a tribunal.


A imprensa ucraniana avançou, esta manhã, que Mykhailo Yasinskyi, manager da cantora Olya Polyakova, contactou a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) para contestar sobre as regras do Vidbir 2026, final nacional ucraniana para o Festival Eurovisão 2026. A reclamação acontece dias depois da artista ter revelado uma carta enviada à emissora e da emissora ter declarado que não tem planoso de alterar as regras do Vidbir 2026.

Apesar de não ter sido confirmado qual a regra que a artista deseja que seja removida do regulamento, mas deve estar relacionada com a claúsula que impede a participação de artistas que atuaram na Crimeia ou na Rússia após 15 de março de 2014 ou na Bielorrússia após 24 de fevereiro de 2022. Olya atuou, pela última vez, na Rússia em 2015, situação que a tornar inelegível de concorrer no Vidbir 2026.

Numa publicação nas redes sociais, Mykhailo Yasinskyi afirma que, caso as regras da final nacional ucraniana não sejam alteradas, a equipa de Olya Polyakova avançará com um processo em tribunal contra a emissora, situação que "poderá levar a escândalos ainda maiores".

De realçar que, ao longo dos anos, a União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) raramente se envolve nas finais nacionais das emissoras participantes, não havendo qualquer declaração pública nos últimos quinze anos por parte da EBU/UER sobre a alteração de regras das finais nacionais. Por sua vez, o Grupo de Referência pode formular uma opinião sobre resultados contestados ou na decisão sobre a elegibilidade de canções selecionadas para o Festival Eurovisão.

Estreante em 2004, a Ucrânia é um dos países com maior sucesso no Festival Eurovisão, contando com 3 vitórias (2004, 16 e 22) e nunca tendo falhado o apuramento para a Grande Final. Em Basileia, o país foi representado pelos Ziferblat com "Bird of Pray": depois do triunfo na semifinal, a canção ficou em 9.º lugar na Grande Final com 218 pontos, fruto do 14.º lugar no júri (60) e o 6.º no televoto (158), tendo recebido 18 pontos de Portugal (10 do televoto e 8 do júri).


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: UAPBC/ Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.