A ERR revelou, esta tarde, os primeiros seis finalistas do Eesti Laul 2026. Os restantes candidatos serão anunciados amanhã.
A emissora estatal da Estónia - ERR - anunciou, esta tarde, o primeiro lote de concorrentes do Eesti Laul 2026, formato que será usado como final nacional para o Festival Eurovisão 2026. O anúncio foi feito no Ringvaade, sendo que o lote de artistas conta com nomes bastante conhecidos do público eurovisivo: Vanilla Ninja representaram a Suíça no Festival Eurovisão de 2005, enquanto OLLIE ficou em segundo lugar no Eesti Laul 2023, tal como Grete Paia na edição de 2013. NOËP também participou no concurso de 2021, enquanto Marta Pikani e Uliana Olhyna farão a sua estreia. Os restantes seis concorrentes serão anunciados amanhã, 31 de outubro.
Concorrentes do Eesti Laul 2026
NOËP - "Days Like This"
NOËP - "Days Like This"
Grete Paia - "Taevas Jäi Üles"
Marta Pikani - "Kell Kuus"
OLLIE - "Slave"
Uliana Olhyna - "Rhythm of Nature"
Vanilla Ninja - "Too Epic to be True"
Tal como na última edição, o Eesti Laul 2026 voltará a contar com apenas uma gala, sendo que 12 candidatos disputarão o passaporte eurovisivo. A gala está agendada para 14 de fevereiro na Unibet Arena, com a votação a ser composta por duas rondas: os três mais votados do júri e do televoto apurar-se-ão para a SuperFinal, onde o público determinará o vencedor.
Estreante em 1994, a Estónia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, tendo 20 presenças na Grande Final e uma vitória (2001). Em Basileia, o país foi representado por Tommy Cash e "Espresso Macchiato": depois do quinto lugar na semifinal, a candidatura alcançou o 3.º lugar na Grande Final com 356 pontos, fruto do 9.º lugar no júri (98) e o 2.º no televoto (258), com 4 pontos de Portugal (1 do público e 3 do júri), sendo o melhor resultado desde 2002.
Fonte:ERR / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário