Depois de dois anos de ausência, a Roménia confirmou oficialmente o regresso ao Festival Eurovisão em 2026.
Dias depois de ter revelado não ter tomado nenhuma decisão oficial, a TVR - emissora estatal da Roménia - anunciou que estará a concurso no Festival Eurovisão 2026. O anúncio da participação foi feito após a reunião do Conselho de Administração onde foi aprovado o regresso do país ao concurso internacional após dois anos de ausência.
"Propusemos o regresso da Roménia ao Festival Eurovisão porque, nos dois anos de ausência, tivemos tempo para entender o que não resultava na relação entre a TVR, a indústria musical e os compositores. Entendemos o que precisamos mudar da nossa parte para ter uma competição de seleção mais competitiva e um programa à altura da dimensão da Eurovisão, de forma a aumentar consistentemente a qualidade da nossa presença na fase final" frisou Dan-Cristian Turturica, presidente e diretor-geral da TVR, agradecendo à EBU/UER pela compreensão durante o processo de decisão, "Por último, mas não menos importante, agradecemos a compreensão demonstrada pela EBU/UER que adaptou o convite à TVR para o regresso ao evento, face aos desafios que a nossa instituição enfrenta. É uma demonstração de interesse genuíno na presença romena na Eurovisão".
Contudo, apesar da confirmação da participação em Viena, a emissora estatal da Roménia não revelou qual será o processo de seleção dos seus representantes no Festival Eurovisão 2026.
Estreante em 1994, a Roménia conta com 23 participações no Festival Eurovisão, tendo o 3.º lugar de 2005 e 2010 como melhor resultado. Em Liverpool, Theodor Andrei representou a Roménia com "D. G. T. (Off and On)", tema que ficou em 15.º lugar na segunda semifinal do certame sem qualquer pontuação, sendo a pior classificação do país no concurso.
Fonte: TVR / Imagem e Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários
Enviar um comentário