O CIS (Centro de Investigação Sociológica) lançou recentement mais um dos seus barómetros mensais. Desta vez, o organismo estatal decidiu incluir a polémica em torno do televoto da Eurovisão 2025 nas suas pesquisas. Da amostra recolhida — na qual participaram 4.013 pessoas — 37,3% assistiram à final da Eurovisão. 62,3% deles acreditam que o televoto foi manipulado e 76,2% acolheriam a supressão de tal votação (considerada pelo CIS como um sistema sem qualquer verificação ou controlo).
Além disso, 58% dos telespectadores aplaudem a mensagem da RTVE: "Perante os direitos humanos, o silêncio não é uma opção. Paz e Justiça para a Palestina" — emitida antes do festival. 79,6% concordam que a estação pública tenha solicitado uma auditoria à UER para analisar o atual sistema de votação. 58,3% dos espectadores acreditam também que Israel deveria ser expulso da competição, como já foi feito com a Rússia — quando começou a invasão da Ucrânia.
A maioria dos espectadores acompanhou a polémica após o final da gala. 65,5% deles acompanharam o debate sobre as diferenças entre a votação dos especialistas e a do público dias depois de Melody ter ficado em 24º lugar. A representante espanhola também causou comoção. 68% dos que assistiram à final acreditam que a votação não tratou a artista de forma imparcial.
Não ela não merecia uma melhor posição
ResponderEliminar