Slider

[ESPECIAL] O que sabemos sobre o Festival Eurovisão Júnior 2019?


Dezanove países disputam, a 24 de novembro, a 17.ª edição do Festival Eurovisão Júnior, evento que decorrerá em Gliwice e ficará marcado pelo regresso de Espanha e pela saída do Azerbaijão e Israel.

A Gliwice Arena, em Gliwice-Silesia, recebe, a 24 de novembro, a 17.ª edição do Festival Eurovisão Júnior. Dezanove países estão a concurso, com destaque para o regresso de Espanha e pela saída do Azerbaijão e Israel, sendo que a edição será apresentada por Ida Nowakowska, Aleksander Sikora e Roksana Wegiel.
A escassos dois meses da competição, alguns países já selecionaram os seus representantes para o evento, enquanto que outros já contam com as finais nacionais a decorrer. O ESCPORTUGAL meteu mãos à obra e mostra-lhe o ponto de situação dos diversos países.
Saiba, de seguida, o ponto de situação dos 19 países concorrentes:
Pelo terceiro ano consecutivo, a RTSH utilizará o Junior Fest para selecionar os seus participantes para o Festival Eurovisão Júnior 2019,  sendo que as inscrições estiveram abertas de 2 a 4 de setembro. A gala final, que terá lugar em Tirana, ainda não tem data de realização.

A Arménia já escolheu os seus representantes para Gliwice. "Colours of Your Dream", interpretada por Karina Ignatyan, foi a canção vencedora do Depi Mankakan Evratesil, final nacional da Arménia para o evento infanto-juvenil, com 138 pontos, sendo a favorita do televoto e a segunda mais votada pelo júri. Por outro lado, "La La La", interpretada por Vardan Margaryan, ficou em 2.º lugar, com o favoritismo do júri, com 135 pontos.


 Finalista do The Voice Australia 8, onde entrou para a história do concurso como o mais jovem concorrente do talent-show, Jordan Anthony, de 14 anos de idade, é o representante da Austrália no Festival Eurovisão Júnior 2019. O diretor da Blink TV e chefe de delegação, Paul Clark, frisou " a sua personagem e o seu talento que ressoaram no concurso. Esta é a oportunidade perfeita de levar a sua música a um palco internacional". A canção que o jovem defenderá em Gliwice será revelada nas próximas semanas. 


Depois de ter recebido a última edição do evento, a emissora estatal da Bielorrússia anunciou que a sua final nacional para o Festival Eurovisão Júnior 2019 decorrerá a 20 de setembro. Dez candidatos disputarão a gala, onde o público e o júri selecionarão os representantes bielorrussos no evento infanto-juvenil. 

A Khabar Agency, emissora do Cazaquistão, já escolheu o seu representante para o Festival Eurovisão Júnior 2019. Depois da realização de uma final nacional para a estreia no formato internacional, a emissora escolheu internamente Yerzhan Maksim para representar o país na Polónia. A escolha foi avançada nas redes sociais por Darren Abayev, ministro da Informação e Desenvolvimento Público do Cazaquistão. 


A jovem Melani García, vencedora do La Voz Kids 2018, é a representante de Espanha no Festival Eurovisão Júnior 2019. O anúncio foi feito no programa A partir de hoy, por Máximo Huerta e a comentadora eurovisiva Julia Varela. A cantora de 12 anos de idade foi escolhida internamente pela RTVE para o concurso infanto-juvenil, sendo que a canção que defenderá em Gliwice será revelada nas próximas semanas e terá Emilio Mercader e David Santisteban como compositores.


Steven Clerima, chefe de delegação de França, revelou que a France 2 repetirá o processo de seleção do ano passado e selecionará internamente os seus representantes para o Festival Eurovisão Júnior 2019. A emissora recebeu o triplo das propostas do ano passado e está indecisa entre duas candidatas, sendo esperado que o anúncio aconteça nas próximas semanas. 

 A emissora estatal da Geórgia foi a primeira a escolher o seu representante no Festival Eurovisão Júnior 2019. Três candidatos disputaram a Final do Ranina, final nacional do país pelo segundo ano consecutivo, sendo que Giorgi Rostiashvili foi o vencedor da gala. Ana Berishvili, segunda classificada, será a porta-voz do país na Polónia, sendo que a comitiva também contará com Anastasia Garsevanashvili, terceira classificada.


Quatro candidatos disputarão, a 28 de setembro, a Final do Junior Songfestival 2019, final nacional da Holanda para o Festival Eurovisão Júnior 2019.. Kaj van der Voort, Tabitha e Edsilia Rombley (ESC1998/2007) formam o júri adulto, enquanto Anna e Max & Anne (JESC2018) constituem o painel infantil, sendo responsáveis por 1/3 da votação final.

 Depois de ter revelado algumas mudanças no formato da final nacional, destacando-se o facto dos 28 candidatos a concurso no certame não defenderão os seus temas nas galas mas sim covers de temas conhecidos traduzidos para irlandês, a emissora irlandesa TG4 está a transmitir, ao domingo, o Junior Eurovision Éire 2019. Apresentaoa por Eoghan McDermott e com Gráinne Bleasdale e Chris Greene no painel de jurados, o formato selecionará o candidato representante do país em Gliwice a 6 de outubro.

Algumas semanas depois de ter confirmado a sua participação no concurso infanto-juvenil, a emissora RAI já terá escolhido o seu representante para o Festival Eurovisão Júnior 2019. O anúncio foi feito pelo Eurofestival News, que avança também que o país será representado por uma cantora de 10 anos de idade, sendo que a escolha foi feita em colaboração com Antoniano di Bologna. Tal como nos últimos anos, a canção será escolhida internamente, estando o anúncio e apresentação dos representantes previsto para meados de setembro, após as férias escolares.
A emissora estatal da Macedónia da Norte revelou que Denis Dimovski é um dos responsáveis pela participação de Mila Moskov, escolhida internamente pela MRT, no Festival Eurovisão 2019. O cantor e compositor, que representou o país no concurso infanto-juvenil em 2005 com "Rodendenski Baknez", terminando em 5.º lugar, partilhou uma imagem nas redes sociais com a cantora, sendo ainda desconhecida a data da revelação do tema.


A emissora estatal de Malta revelou que Eliana Gomez Blanco será a representante do país no Festival Eurovisão Júnior 2019. Com a interpretação de "Sto Male", a cantora de 14 anos de idade foi a escolhida do público e do júri, que foi composto por Claudia Faniello (ESC2017), Ela Mangion (JESC2018) e Deo Grech (produtor e apresentador). A canção que a cantora defenderá em Gliwice será revelada nas próximas semanas. 


Depois da transmissão dos dois episódios das audições, a emissora S4C revelou os doze candidatos apurados para a semifinal do Chwilio Am Seren, processo de seleção do País de Gales para o Festival Eurovisão Júnior 2019. Na gala de 17 de setembro, o júri profissional formado por Connie Fisher, Lloyd Macey e Tara Bethan será o responsável por eleger os 6 candidatos que disputarão, a 24 de setembro em Llandudno, o direito de representar o país em Gliwice.

O Szansa Na Sukces, final nacional polaca para o Festival Eurovisão Júnior 2019, começou a ser transmitido 8 de setembro, marcando o regresso do formato à TVP, depois de ter sido transmitido entre 1993 e 2012. 21 candidatos disputarão o certame, sendo distribuídos por três semifinais pré-gravadas: cada candidato defenderá uma canção do artista convidado, sendo que apenas os dois mais votados de cada gala conseguirão o apuramento para a Final, agendada para 29 de setembro.

Depois da confirmação da participação efetuada aquando da transmissão do Festival Eurovisão 2019 , a RTP ainda não revelou mais nenhum detalhe sobre a participação portuguesa em Gliwice.

O canal infantil Karusel avançou com a lista de 11 candidatos apurados para a final nacional da Rússia para o Festival Eurovisão Júnior 2019. A gala terá lugar a 24 de setembro, em Moscovo, mas a votação estará disponível a partir de amanhã: a votação online será responsável por 50% do resultado final, enquanto a restante estará a cargo de um júri profissional.
 Depois de várias semanas a receber candidaturas para o concurso, a emissora estatal da Sérvia anunciou, esta tarde, a escolha de Darija Vračević e "Podigni Glas" para o Festival Eurovisão Júnior 2019. A cantora de 11 anos de idade esteve a concurso na final nacional do país em 2017, onde terminou em terceiro lugar. 


O painel de jurados da final nacional ucraniana já escolheu os representantes do país no Festival Eurovisão Júnior 2019. Sofia Ivanko e "Koly Zdaietsia" foram os favoritos dos sete elementos do painel, adquirindo o direito de representar o país no concurso infanto-juvenil em Gliwice.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: JESC/ESCPORTUGAL/ Imagem: Google/ Vìdeo: Youtube
4
( Hide )
  1. Sobre o silêncio sobre a participação portuguesa, tive mesmo de escrever ao provedor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:09

    Faltam apenas 2 meses para o início do Eurovision Júnior, e ainda não se sabe nada sobre quem nos vai representar ou sobre a música. Ou este ano há um golpe de génio ou então não prevejo um fim muito melhor que o dos últimos anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. verdade .o meu sonho e representar portuagl no jesc2019 e ganhar e claro mas portugal e o unico pais que ainda n divulgou algo que vergonha espero que este ano portugal n va escolher uma musica sobre redes sociais e que serio assim eles vao ver o que e inferno se quiserem ficar em ultimo lugar parabens para eles mas so para terminar portugal ainda esta muito atrasado

      Eliminar
  3. VERDADE PORTUGAL ESTA EM SILENCIO N DIZ NADA .O MEU SONHO E PARTICIPAR NO JESC2019
    E GANHAR E CLARO MAS SE FOREM TRAZER UMA MUSICA SOBRE REDES SOCIAIS N VAI DAR CERTO E QUE EU TOU BEM A DIZER

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.