Slider

ARJ Macedónia: MRT escolhe tema de compositores estrangeiros


A emissora da ARJ da Macedónia revelou, nas redes sociais, que o tema que Jana Burčeska defenderá no Festival Eurovisão 2017 é de compositores estrangeiros. A polémica em torno dos direitos de autor no país poderá ter sido decisiva.

Depois da recepção de mais de 100 temas para Jana Burčeska (AQUI), a emissora estatal da ARJ Macedónia, MRT, poderá já ter feito a sua escolha para o Festival Eurovisão 2017. O anúncio foi feito na página oficial, tendo sido avançado que a candidatura favorita é de compositores estrangeiros. O anúncio oficial deverá acontecer nas próximas semanas.


A escolha de um compositor internacional poderá ter sido influenciada com a polémica em torno dos direitos de autor no país (AQUI). A Associação de Proteção dos Direitos Autorais de Música da Macedônia, conhecida como ZAMP, proibiu as rádios e televisões de reproduzirem qualquer música dos autores e artistas da associação, em protesto com outra associação, a SOKOM-MAP, que recebeu uma licença do Ministério da Cultura para cobrar taxas às emissoras em nome dos artistas. A participação do país no Festival Eurovisão 2016 esteve em risco, tendo em conta que os compositores do tema eram associados da ZAMP (AQUI).


A ARJ da Macedónia participa no Festival da Eurovisão desde 1998, tendo participado por 16 ocasiões no certame europeu. O melhor resultado obtido pelo país remota a 2006, quando Elena Risteska e 'Ninanajna' conquistaram a 12.ª posição em Atenas, sendo que desde a implementação das duas semifinais, o país apenas conseguiu o apuramento em 2012. Em Estocolmo, Kaliopi representou a ARJ Macedónia com Dona terminando a semifinal no 11.º lugar com 88 pontos. Recorde a atuação de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPedia /Imagem: MRT / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.