Slider

ARJ Macedónia: Música nacional está proibida de ser reproduzida no país


As estações de rádio e televisão da ARJ Macedónia foram forçados a parar a reprodução de temas de 6000 músicos nacionais por causa da disputa sobre os direitos de autor no país.

Musical Copyright Society of Macedonia, mais conhecida pela sigla ZAMP, proibiu que a música produzida pelos seus 6000 associados seja transmitida nas rádios e televisões nacionais em protesto contra aquilo que diz ser uma "intromissão governamental". A organização, criada em 1947, acusa o Ministério da Cultura de ter concedido uma licença a uma nova associação, SOKOM-MAP, que, segundo a ZAMP, tem cobrado taxas às emissores em nome dos artistas, descrevendo-a como "um instrumento nas mãos do governo".

A proibição da ZAMP deixou os chefes de radiodifusão do país com outro dilema: por lei, 40% da música que é transmitida pelas rádios e televisão do país deve ser feita por artistas macedónios. Deste modo, o recurso a trabalhos estrangeiros, para ocupar as lacunas deixadas pela proibição, poderá resultar em processos governamentais: "de qualquer maneira, corremos o risco de repercurssões legais e multas exorbitantes" afirma um editor de rádio à BBC.

As associações de rádio e televisão do país já escreveram ao governo do país, apontando que será impossível cumprir a lei até que a disputa seja resolvida. O Ministério da Cultura afirmou estar a refletir sobre a decisão, recusando comentar a situação, revelando apenas que a ZAMP havia feito "duras acusações" contra o Ministério. Este é o mais recente desenvolvimento de uma disputa que conta com vários meses de duração, tendo iniciado aquando do lançamento de uma nova lei que limitou os valores que a ZAMP poderia cobrar pelos direitos de autor dos seus associados.

Apesar da participação em Kiev não ter sido mencionada, essa proibição da ZAMP poderá afetar a escolha da MKR para a próxima edição do Eurovision Song Contest, tendo em conta que a associação inclui 6000 artistas do país e que a reprodução do seu material musical está proibido nas estações de rádio e televisão nacionais. Até ao momento, a emissora estatal do país não fez qualquer declaração sobre o assunto.

Recorde, de seguida, a última participação da ARJ da Macedónia no Festival Eurovisão: 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: BBC / Imagem/Vídeo: eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.