Slider

FC2017: CONHEÇA AS REGRAS DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2017

A RTP revelou, esta tarde, as regras da próxima edição do Festival da Canção! Pela primeira vez na história, não existe a obrigatoriedade dos temas serem interpretados em português!




Tal como avançámos na passada sexta-feira, o anúncio do novo Festival da Canção estaria "para breve".  Assim, esta tarde a RTP revelou as regras do Festival da Canção 2017. Depois da promessa feita em 2016, aquando do anúncio da não participação na última edição, a RTP prometeu-se a apresentar um espetáculo que supere as expectativas: "Houve necessidade de parar para pensar e fazer deste um novo momento de celebração da composição da música pop. Convocámos alguns dos melhores compositores pop do momento, seja no registo mais rock, mais pop ou mais fado" afirmou Nuno Artur Dias, da administração da RTP.


Com o intituito de "tornar o Festival cool novamente", a RTP convidou dois especialistas em música: Henrique Amaro (Antena3) e Nuno Galopim (jornalista e crítico musical). De acordo com o administrador da RTP, Henrique Amaro é dos elementos “mais destacados da inovação da música da atualidade” enquanto Galopim tem uma “enorme paixão por música e uma especial paixão pelo Festival”.

Gonçalo Madaíl, sub-diretor de programas da estação, justificou o convite a estes compositores em particular: "A Eurovisão é uma consequência natural do Festival da Canção e está dependente de votações de comunidades que se apoiam. Já vimos vencer canções com a chamada “fórmula Eurovisão” e também o contrário. O nosso objetivo é produzir um bom espetáculo do festival da canção; escolher uma boa canção, que nos dignifique mas que não tenha de seguir uma fórmula para vencer o espetáculo europeu".

As semifinais decorrerão a 19 e 26 de Fevereiro, enquanto a Grande Final acontecerá a 5 de março, servindo de palco para as comemorações do 60.º aniversário da estação pública. Pela primeira vez na história do certame, não existe a obrigatoriedade de cantar o tema em português, estando o concurso aberto a qualquer língua.

As votações vão decorrer sob um esquema de 50/50: o peso do voto será repartido entre o público em casa e um júri escolhido pela RTP. Na final, as votações do júri serão associadas a 7 regiões diferenciadas, contando com Portugal Continental e Ilhas.

ACEDA AQUI À LISTA DE COMPOSITORES CONVIDADOS.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/ Imagem: RTP
37
( Hide )
  1. Assim sim, seja bem-vindo o nosso festival!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:21

    ATE estou a gostar de algumas mudancas como a votacao de regioes mas nao sei o que esperar dos compositores

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:24

    Vamos ver se é desta que levamos uma para Top 5 (em inglês, é claro).. Mas tenho pouca esperança..

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:25

    "...escolher uma boa canção, que nos dignifique mas que não tenha de seguir uma fórmula para vencer o espetáculo europeu"
    Haja falta de ambição.
    Tudo dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que com esta afirmação, ele queira dizer que não quer vencer a Eurovisão. Simplesmente não vai seguir a fórmula típica para alcançar a vitória. Obviamente, só estou a interpretar a frase, o que se passa lá na cabecinha do Sr. Gonçalo Madail é lá com ele

      Eliminar
    2. Anónimo20:11

      NAO e falta de ambicao.. esta a dizer que quer ser original e nao copiar os outros

      Eliminar
    3. Anónimo20:31

      Não concordo consigo anónimo. Jamala, Conchita, Lordi e outros eram bastante diferentes e venceram

      Eliminar
  5. Anónimo19:31

    Epa mudanças assim é que se querem!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:39

    Meus amigos, isto tem tudo para dar certo!!! Só não dá se eles não quiserem!!!! Felizmente eu tinha boas expetativas sobre o FC 2017 e ainda bem que por agora não me estou a desiludir !!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:41

    Meus amigos, isto tem tudo para dar certo!!! Só não dá se eles não quiserem!!!! Felizmente eu tinha boas expetativas sobre o FC 2017 e ainda bem que por agora não me estou a desiludir !!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:44

    Como é que vai ser a votação de Regiões ?? E quantas Regiões vai ter ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:24

      Quantas regiões é que há =)) são 7 =))

      Eliminar
  9. Anónimo19:57

    Quantos participantes tem cada semifinal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:23

      8 cada semifinal. em cada semi final passa 4 e vão estar 8 na final

      Eliminar
    2. Anónimo20:33

      8 em cada semifinal passam 4 em cada ;)

      Eliminar
    3. Anónimo20:42

      a contar pelos compositores devem ser 8 participantes por semifinal :)

      Eliminar
    4. Anónimo21:15

      8 canções por semi-final, onde só passarão 4, perfazendo 8 canções na final.

      Eliminar
  10. Anónimo20:06

    O unico problema sera os compositores, ou não , acho que também poderiam convidar compositores estrangeiros

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:40

    Melhores compositores de música pop do momento ??? Mas esta rtp tá bem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:52

      Em parte sim. Noiserv é dos melhores do pop/indie que apareceram nos ultimos anos. A selecao nao está ma..c excecao do feist para azeitar a coisa. Do gnr dispensava...assim como joao so.

      Eliminar
  12. Quero Portugal denovo na final do ESC, Essas regras me fazem pensar que o país de vocês fará muito sucesso em 2017!!! Como brasileiro, torço muito para um bom futuro de Portugal no ESC 2017. Estarei acompanhando o Festival da canção deste ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:44

      Muito obrigado :)

      Eliminar
    2. Anónimo23:20

      até aqui estão? que praga

      Eliminar
  13. Anónimo22:01

    "Com o intituito de "tornar o Festival cool novamente", a RTP convidou dois especialistas em música: Henrique Amaro (Antena3) e Nuno Galopim (jornalista e crítico musical)."

    Como assim? Vão ser uma espécie de comentadores no decorrer do FC ou a função deles será outra, algo novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente terão sido eles os responsáveis pelas sugestões dos compositores a convidar.

      Eliminar
  14. Anónimo23:35

    Algo me diz que vamos para "melodias" deprimentes de tão originais que serão... E há lá um compositor que vai acentuar a gritaria nas vogais longas, loooongas...

    Não confio.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo03:59

    Gosto dos diversos compositores mas acho que faltava um ou dois da musica mais Pop e mainstream. Estes sao exclusivamente muito indie e ao gosto da Antena 3 e presisavam alguns que se ouvisem an RFM. Gostava de ter visto Mastiksoul, Pedro Cazanova, Daniel Miranda ou compositores que trabalhao com os Irmaos Carreira ou com a Aurea--seria musica mais aceitada pelo resto da Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:55

      Medo. Lol sugerir compositores dos irmaos carreira? Lol a rtp faz um esforço e convida compositires da onda pop/indie,a maioria de qualidade...e há sugestoes destas. Ja se imaginava q isto ia dar falatorio..mas compreende.se que a malta fanatica pela eurovisao nao conheca a maioria destes nomes:sao universos diferentes. A ver vamos como casam...

      Eliminar
    2. Anónimo21:15

      Eu por acaso conheço e digo-te que tanto conheço músicas eurovisivas como aquilo que ouço vai desde o fado, rock, música clássica, pop, dance, e até indie como é aqui o que falam, sinceramente tenho "medo" que esta onda do indie não seja a melhor...

      Eliminar
  16. Anónimo18:02

    "mais destacados da inovaçao da musica da atualidade" o que? onde esta diogo piçarra? agir? daniela deslandes? dama? david carreira? isto para mim sao tudo cantores sem sucesso que ninguem conhece, mais do mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniela Deslandes não conheço, só a Carolina Deslandes...

      Eliminar
    2. Anónimo21:17

      kakakaka Daniela Deslandes... essa também é mais uma cantora que "ninguém conhece", fazendo uma referência ao que dizes...

      Eliminar
    3. Anónimo19:34

      Ignorando o facto (óbvio) de teres errado redondamente num dos nomes que mencionas... a lista disponível respeita a compositores, não a cantores!!! Prestar atenção à informação antes de reclamar é importante. Fica a dica

      Eliminar
  17. Anónimo23:37

    Obrigada RTP por tirar esta regra!! 🙌🙌

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14:55

    Esse Sr. Galopim depois do trabalho imensamente sofrível como comentador do ESC, nem quero imaginar as suas sugestões para o FC.........

    ResponderEliminar
  19. Anónimo12:08

    (h) (h) (h)

    ResponderEliminar
  20. Anónimo00:26

    Deveria voltar a ser obrigatório cantar em português.
    Ridículos.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.