Slider

[AO VIVO] Festival da Canção "renasceu" em Portalegre

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre foi pequeno para receber todos os interessados em assistir a '50 anos de Canções', concerto da Banda Euterpe com Vânia Fernandes e Luís Sousa. O ESCPORTUGAL, site parceiro do evento, esteve lá e mostra-lhe tudo o que se passou na cidade alentejana.


Em jeito de comemoração do 155.º aniversário da sua fundação, a Sociedade Musical Euterpe, mais conhecida como Banda Euterpe, levou a cabo o espetáculo '50 Anos de Canções' no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre. A sala da cidade alentejana, com capacidade para 500 pessoas, foi pequena para receber todos os interessados em assistir ao concerto, que contou com a participação de Vânia Fernandes, representante de Portugal no Festival Eurovisão (ESC2008), Luís Sousa, membro do coro do ESC2008, bem como de Nuno Ribeiro, Vitor Miranda e do Grupo de Cantares 'O Semeador'.


Miguel Rasquinho deu as boas vindas a todos os presentes, momentos depois da subida ao palco de todos os elementos da Banda Euterpe, repetindo as palavras usadas por Henrique Mendes na primeira edição do Grande Prémio da Canção Portuguesa: "Senhoras e Senhores Telespectadores a todos boa noite. Pela primeira vez, este ano, Portugal vai participar no grande concurso da Eurovisão da Canção Europeia". Henrique Ruivo, maestro da banda, tomou a posição e foi Luis Sousa que deu voz ao primeiro tema da noite "Oração", sendo seguido de "Sol de Inverno", interpretado por Vânia Fernandes. "Ele e Ela" seguiu-se no alinhamento, tendo sido interpretado por ambos os cantores em dueto, enquanto que "O Vento Mudou", interpretado por Luís, foi apelidado como sendo "um grande tema, interpretado originalmente por um senhor que tem uma voz enorme".


"Desfolhada Portuguesa", um dos ex-líbris da música ligeira portuguesa, arrecadou uma das maiores ovações da noite, tendo sido acompanhada por todos os presentes, apesar do novo arranjo feito para o concerto. Vânia Fernandes dedicou, seguidamente, "Menina (do Alto da Serra)" a todos os portalegrenses, agradecendo a todos pela amável recepção. Com o intuito de mostrar que nem sempre o tema vencedor é aquele que consegue maior sucesso, a organização do evento incluiu "Cavalo à Solta" no alinhamento, aqui interpretado por Luís Sousa, que seguidamente defendeu "Tourada", que levou o público presente ao rubro.


Seguiu-se um dos momentos mais emocionantes da noite. Acompanhados ao piano por Nuno Ribeiro, a dupla deu voz a quatro dos temas mais sentimentais da história do Festival da Canção: "Silêncio e Tanta Gente", "Deixa-me Sonhar", "Penso em Ti (Eu Sei)" e "Esta Balada Que Te Dou".



[50 ANOS DE CANÇÕES] Medley - Vânia Fernandes e Luís Sousa
Vânia Fernandes Oficial e Luis Sousa deram voz aos temas do RTP - Festival da Canção no espetáculo '50 anos de Canções', da Banda Euterpe, Portalegre. Recorde um dos momentos mais marcantes do concerto da noite passada, com a dupla de cantores a ser acompanhada ao piano por Nuno Ribeiro! www.escportugal.pt #BandaEuterpe #Portalegre #CAEP #VâniaFernandes #LuísSousa
Publicado por ESC Portugal em Domingo, 6 de Dezembro de 2015



"Não Sejas Mau Para Mim"
e "Cidade (até ser dia)" foram os temas que se seguiramMas foi com "Chamar a Música", a primeira canção que Vânia Fernandes cantou na vida segundo o que a própria confessou ao público, que a cantora madeirense mostrou a razão por ser frequentemente apontada como uma das melhores vozes que representaram Portugal na Eurovisão. Ainda o público não havia recuperado do tema com letra de Rosa Lobato de Faria, quando outro dos grandes momentos da noite chegara: "Senhora do Mar". E aqui, Vânia mostrou toda a emoção, interpretando e recordando um dos momentos "mais mágicos" da sua vida.



Antes do medley final, que contou com temas como "O Meu Coração Não Tem Cor", "E Depois do Adeus" e "Conquistador", o Grupo de Cantares 'O Semeador' levou a palco um dos quadros mais divertidos da noite, com uma interpretação de "A Luta é Alegria" dos Homens da Luta.

João Brasão, o presidente da Banda Euterpe, tomou a palavra no final do concerto, agradecendo a todos os apoios do concerto, incluindo o ESCPORTUGAL. Vânia Fernandes, por sua vez, agradeceu a grandiosa recepção que recebeu, naquela que foi a sua primeira viagem a Portalegre. Aproveitou para enaltecer o trabalho da Euterpe, dando este exemplo a outras cidades do país, como pode ver no final do vídeo que publicamos de seguida:


[50 Anos de Canções] Banda Euterpe com Vânia Fernandes e Luís Sousa
O espetáculo '50 Anos de Canções' lotou o CAE Portalegre no passado sábado! O ESCPORTUGAL esteve lá e mostra-lhe mais alguns momentos do espetáculo da Banda Euterpe, Portalegre com Vânia Fernandes e Luis Sousa! www.escportugal.pt #VâniaFernandes #Euterpe #Portalegre #CAEP #LuísSousa #FestivaldaCanção
Publicado por ESC Portugal em Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2015



Toda a equipa do ESCPORTUGAL deixa os parabéns à coletividade, agradecendo o voto de confiança no nosso trabalho aquando dos contactos para o apoio do espetáculo '50 Anos de Canções'.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem/Vídeo: ESCPORTUGAL
8
( Hide )
  1. Rui Ramos22:55

    Excelente artigo, bom trabalho escportugal por nao fazerem so artigos de Lisboa e arredores

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:10

    A Vãnia é fenomenal

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:13

    Parabéns Banda Euterpe x-)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:34

    Quem me dera ter visto :-( Mas os videos ja dao para ter 1 ideia

    ResponderEliminar
  5. Obrigado,por este EXCELENTE artigo!!! (h) (h) (h)

    ResponderEliminar
  6. EXCELENTE concerto, 50 gordos anos de Canções, nunca se devem esquecer!

    ResponderEliminar
  7. Rita Martins12:29

    Que bonito!!! (k) (h)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:20

    Reportagem completissima.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.