Slider

[AO VIVO] Marco Rodrigues empresta a sua criatividade a fados intemporais

Marco Rodrigues protagonizou ontem dois showcases na região do Porto para promover o seu novo álbum "Fados do Fado". O ESCPORTUGAL acompanhou este lançamento.


Em duas atuações nesta sexta-feira na Fnac de Santa Catarina e do Norte Shopping, no Porto e em Matosinhos respetivamente, Marco Rodrigues demonstrou, uma vez mais, que já passou a “promessa do fado” para um artista já na fase de maturidade, vivendo de corpo e alma o fado bem português cantado no masculino. Apesar da predominância, no canto, das mulheres, Marco Rodrigues apresentou alguns dos temas de "Fados do Fado", um "trabalho onde presto homenagem aos homens do fado, artistas muito importantes na história do fado e no meu próprio percurso”, afirmou ao público presente na Fnac de Santa Catarina logo a abrir os 40 minutos de atuação. “Alguns destes nomes são ícones e minhas referências”, sublinhou.

Depois do seu último álbum "EntreTanto", em 2013, ter vivido de originais, desta vez Marco Rodrigues mostra toda a sua criatividade ao apostar em novas versões de temas que se celebrizaram ao longo dos tempos em diversas outras vozes. O desfile de canções abriu com Acho inúteis as palavras, um fado de António Sousa Freitas e José Joaquim Cavalheiro Jr., celebrizado por Amália Rodrigues, mas aqui com uma roupagem totalmente nova, aliando a tradição à modernidade assinada por Marco. Seguiu-se o “bilhete postal” do novo álbum de Marco Rodrigues, Rosinha dos Limões, tema de Artur Ribeiro e Max, interpretado por diversos artistas no passado como o próprio Max e Tony de Matos. Entre um tema e outro, o intérprete tentou agarrar o público, pedindo a sua participação ativa, sempre de forma muito informal, como são normalmente estes pequenos concertos nas Fnac. Outro fado bem tradicional Trigueirinha, de António Vilar da Costa, e que já teve Jorge Fernando como intérprete seguiu-se a um outro, Ai se meus olhos falassem, de Jerónimo Bragança e Nóbrega e Sousa, celebrizado na voz de Tristão da Silva. A fechar, e a pedido do público, Noite, mais uma pedra preciosa que nos remete para os grandes temas de Vasco de Lima Couto e Max.

VEJA UM PEQUENO VÍDEO DO ESCPORTUGAL COM ALGUNS MOMENTOS DA ATUAÇÃO:

Marco Rodrigues na FNAC Porto [30/10/2015]
Fantástica atuação de Marco Rodrigues. Veja o vídeo e surpreenda-se connosco! www.escportugal.pt #MarcoRodrigues #fnac #fnacsantacatarina #porto
Posted by ESC Portugal on Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015


Este “Fados do Fado” é, sem dúvida, mais do que uma homenagem, um tributo ao ciclo da transmissão oral no fado. São 11 temas produzidos por Diogo Clemente (que no passado já trabalhou com vozes como Mariza ou Raquel Tavares), e "tem sido um sucesso comercial e de crítica e é verdadeiramente o seu trabalho de afirmação, tanto em Portugal como no estrangeiro", sublinhou a editora em comunicado.

Vencedor da Grande Noite do Fado, em 1999, e do Prémio Revelação Amália Rodrigues, em 2007, o primeiro álbum de Marco Rodrigues é datado de 2006 - "Fados da Tristeza Alegre". Em 2008 participou no Festival da Canção com Em água e sal tema com letra de Inês Pedrosa e música de Tiago Machado. Seguiram-se "Tantas Lisboas" e "EntreTanto".



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte, vídeo e Imagem: ESCPORTUGAL

8
( Hide )
  1. Anónimo13:12

    Exceente voz. Estou espantada

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:16

    ARRASOU

    ResponderEliminar
  3. A voz de Marco Rodrigues,sim. O material,as cançoes,ja cantadas e recantadas sei la quantas vezes,para mim,nao obrigado! Muitos daqueles velhos fados tem,para mim,uma "marca"demasiado conservadora,retrograda,a tal marca do"Estado novo",do Portugal salazarento e da ditadura de direita,que detesto.

    ResponderEliminar
  4. Rui Ramos16:13

    Gosto muito de ouvir fados tradicionais, são sempre os mais bonitos. A voz de Marco Rodrigues é muito boa, gosto das suas versões

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:07

    Muito interessante. Gostei do video

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:02

    Os vossos artigos são dignos dos grandes jornais e revistas. Parabens escportugal

    ResponderEliminar
  7. Elisete09:56

    AMO fado, amo Portugal

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:07

    Muiyo bom

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.