Slider

Carlos Mendes: 'Em 1972 não ganhámos porque a RTP não quis'

Convidado da emissão desta manhã do programa Você na TV, Carlos Mendes, representante português em 1968 e 1972, afirmou que na sua última participação 'não ganhámos porque a própria RTP não quis'.


Esta manhã, Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha receberam Carlos Mendes, representante português em 1968 e 1972 no programa Você na TV na rubrica A minha vida em fotografias. As participações nas duas edições do certame europeu foram um dos motes da conversa, tendo Carlos Mendes afirmado que cantar no 'Royal Albert Hall é uma coisa magnífica'. As recordações do tema de 1968 levaram Manuel Luís Goucha a trautear a frase enigmática da canção, 'O Verão já terminou', tendo também afirmado que se lembra do cantor subir ao palco 'de camisola de gola alta branca, porque na altura era tudo preto e branco', levando Cristina Ferreira a afirmar que uma das coisas que mais a fascina é que 'As pessoas têm todas a memória das roupas dessa altura'. O cantor, por sua vez, confessou que o tamanho mediatismo fê-lo sair de Lisboa por uns tempos devido ao incómodo constante dos fãs.

Sobre a participação em 1972, Carlos Mendes afirma que era 'Uma canção dificil de José Calvario e José Niza' e que nos 'deu uma belíssima classificação'. O apresentador afirmou que o tema era 'lindo' e falou sobre as apostas que se faziam entre os portugueses sobre a 'tão esperada' vitória portuguesa, tendo Carlos Mendes afirmado que 'Em 1972, nós não ganhamos porque a própria RTP não quis'. Em tom de brincadeira, Manuel Luís Goucha questionou se era por não ter dinheiro para a realização, tendo ficado incrédulo com a confirmação do cantor: 'Eu e o Carlos Cruz fomos chamados ao gabinete do Emilio Valadão que nos disse que estávamos a fazer uma promoção muito grande pela Europa! Ele pediu-nos para nem pensarmos em ganhar, pois iriamos arranjar um problema enorme no país, devido à falta de condições para organizarmos'.

Aceda AQUI à conversa na íntegra e recorde as duas participações de Carlos Mendes no ESC:





Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte/Imagem: TVI

90
( Hide )
  1. Anónimo16:27

    Não têm de que! ;) (fui eu que pus o outro comentário)
    Acho que fizeram bem em colocarem a notícia.. o meu obrigado também :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:28

    Então isto explica a falta de boas músicas no Festival da Canção... hm... Altura d'investigação!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:29

    Até podiam ter continuado com a promoção que não iriam ganhar, por muito boa que a nossa canção seja nao merecia ganhar a Vicky que levou umas das melhores canções de sempre do ESC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:09

      ganhamos sim, portugal naquele ano estava super falado na europa por causa da revolução!

      Eliminar
    2. 17:05 - Estas equivocado.Estamos a falar de 1972,a revoluçao de 25 de Abril deu-se em 1974. Em 72 fez-se muita divulgaçao de "A Festa da Vida" a nivel internacional,incluindo uma boa versao em ingles(cujo texto NADA tinha a ver com o original em Portugues).O coro era o mesmo de Cliff Richard em 68.

      Eliminar
  4. Anónimo16:33

    Vergonha

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:34

    Vergonha

    ResponderEliminar
  6. Descrevo isto numa palavra : Vergonhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora para completar o meu comentário : Ja sei o porque das pessoas desistiram de ver o FC e o ESC. Antes , pelo que me contam na familia, o país parava para ver estes dois eventos. E agora? Passa completamente ao lado dos portugueses. A maioria que via o festival cansou de ver Portugal nos ultimos lugares ( quase sempre) e sem vitorias... 50 anos sem ganhar e por este caminho vão ser mais 50 anos sem ganhar! (espero bem que não)...

      Eliminar
  7. Anónimo16:49

    Infelizmente, acho que a RTP não se vai envergonhar e vai continuar tudo como está. ;(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:01

      Será isso mesmo o que vai acontecer.. :/

      Eliminar
  8. Anónimo16:53

    Vamos fazer um protesto contra a RTP. Exigir um novo método de seleção de representantes.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:00

    claro, e voces acham que eles convidam compositores pq? para garantir que não ganhamos! eles abrindo candidaturas recebiam musicas muito fortes, por isso é melhor convidar compositores e garantir que temos musicas más.
    Carla: Este ano qualquer musica do fc vai numa final do ESC, sim sim, imagina a musica da rubi ou da rita seidi no ESC a ir a final, piada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho09:26

      Deixa me rir. Quando é que, nos anos em q a rtp recebeu candidaturas, e foram muitos anos, tivemos cancies fortes pra ganhar?? Va la diz um

      Eliminar
    2. Anónimo15:20

      Pedro vê lá se não cais de tanto rir.
      Anonimo das 17:00 concordo plenamente!
      O festival da canção com compositores convidados é péssimo, com candidaturas era muito melhor, tinhamos sempre boas musicas, ok podia não ser musicas vencedoras de um eurofestival, mas eram musicas suficientemente boas para a final de um ESC, e agora desde que convidam compositores temos sempre musicas bastante más que até me pergunto, como a rtp deixa uma musica assim chegar no festival?

      Eliminar
    3. Caro anonimo das 15:20,poderia dar-nos alguns exemplos concretos daquilo que afirma? Seria mais facil e objectivo se estivessemos a lidar com a analise e comparaçao de varias cançoes em concreto,vindas de anos em que houve concurso aberto a todos.Obrigado!

      Eliminar
    4. Anónimo01:17

      em 2009 tinhamos grandes musicas para a final de 1 esc, flor de lis, musica da filipa baptista, da luciana abreu, em 2010, tinhamos grandes musicas para a final do ESC, há dias assim, canta por mim , alvorada, em 2011 tinhamos tambem boas musicas , a do rui andrade era otima, entre outras, anos em que abertura das candidaturas foram abertas.
      E desde que convidam compositores?
      em 2012... foi a vergonha que foi...
      em 2014... tinhamos boas musicas é verdade... mas compositores estrangeiros..
      E este ano? por favor... não temos nenhuma musica decente. Nem yola nem leonores, nem nada, tudo musicas más!
      quer mais exemplos RG?

      Eliminar
    5. Anónimo01:20

      concordo com tudo!
      Festival da canção desde que convida compositores perdeu muita qualidade, deviam abrir concurso a todos, acredito que temos bons compositores portugueses que infelizmente RTP nunca convida nem nunca dá chance, por exemplo: TT (que já mostrou disponibilidade para compôr uma musica para o festival, mastiksoul entre outros.
      RTP sempre convida os mesmos... e qualidade nunca muda, fica sempre péssima... Em nenhum país da europa convidam compositores, sempre abrem candidaturas, até para escolhas internas! pq portugal tem que ser sempre diferente de todos?
      Depois reclamam se formos chamados de ovelhas negras da europa.

      Eliminar
    6. Anónimo01:23

      RTP convida sempre os mesmos?? isso não é verdade, ou querias tambem ser convidado?? Este ano houve muitas caras novas na composição e auroria dos temas

      Eliminar
    7. 01:17 - Obrigado por teres respondido. Eu,pessoalmente, acho que em todos os FC ha sempre musicas boas e mas. Os de 2009 e 2010 tiveram para mim uma percentagem excepcionalmente elevada de boas cançoes.Ja em 2012 achei "amor a preto e branco"Excelente,das melhores de sempre.

      Eliminar
    8. Anónimo15:05

      anonimo das 01:23 rtp nunca convida os mesmos? então diga-me lá, há quantos anos seguidos o feist participa no FC?
      Teve compositores novos sim, mas viram as musicas? se era para convidar aquilo mais valia nem terem convidado.

      Eliminar
    9. 15:05- Deves estar convencido que so o teu gosto musical tem valor.Tas redondamente,quadradamente,triangularmente ENGANADO. Se te referes ao Shurky,so te digo que ele e um compositor e interprete de valor.

      Eliminar
    10. Anónimo01:12

      é tao valor que fez a musica que fez, epá poupem-me, eu refiro a musicas como a da sara tavares, a do compositor do rubi, entre outras.

      Eliminar
  10. Anónimo17:02

    logico, vcs acham que a RTP quer ganhar?? se quissesse fazia videoclips, apostava em abertura de candidaturas no FC, apostava em maior divulgação, etc.
    Objetivo da rtp é lucrar, abrem a votaçao de inicio, por isso mesmo!
    Aliás, somos unico pais com metodo mais ridiculo da europa, convidar compositores maus, que fazem musica à ultima da hora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho09:29

      O que ganha o esc são canções e não vídeo clipes

      Eliminar
    2. Anónimo15:14

      pedro carvalho, é por seu pensamento que ficamos na semi todos os anos, é esse pensamento seu e da RTP que nunca nos faz inovar.
      Então videoclip não importa nada, então porque os outros paises sempre gravam um? duvido que gravassem se não tivesse vantagens.

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho15:22

      Eu não disse q vídeo não importa nada. Disse q o que ganha o esc são canções e não vídeo s. Mts vencedores nem tiversm video

      Eliminar
  11. Anónimo17:04

    vergonhoso!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:05

    se a rtp quissesse ganhar, ja tinha ganho há muito!!
    Aliás, em 2008 se não fosse a madeira a patrocinar, a vania não tinha conseguido fazer tanta divulgação no estrangeiro pq a RTP não deu nem 1 centimo!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:10

    não duvido nada que em 1972 ganhássemos, Portugal nesse ano estava super falado por causa da revolução dos cravos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:54

      Ai ai, ainda faltavam dois anos para a revolução de abril (1974). Essa História tem de ser revisitada.

      Eliminar
    2. Anónimo18:35

      confundi a data...

      Eliminar
  14. Anónimo17:28

    por isso digo e afirmo, deviamos exigir a privatização da RTP logo, pode ser que assim mudem de emissora! cansei da rtp.
    Vcs viram bem este ano? musicas péssimas, e as pessoas da rtp ainda as acham boas... vergonhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:35

      Uma RTP privada talvez não tivesse possibilidade de participar na Eurovisão. Veja primeiro o regulamento da Eurovisão...

      Eliminar
    2. Anónimo23:24

      se a grecia com a privatização pode participar pq não podemos também? só temos que mudar de emissora.

      Eliminar
  15. Anónimo17:29

    vergonhoso! ok podiamos nao ter condiçoes para organizar esse ano, mas isso era o menos... pois podia ser outro pais a organizar, mas pelo menos tinhamos uma vitoria...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo17:32

    é esta a emissora que temos...
    não há dinheiro para organizar o ESC, mas há dinheiro para ordenados milionários.
    Aliás, aos que reclamam do método dos compositores... preparem-se porque para o ano vai ser exatamente a mesma coisa, RTP raramente inova.
    Mas também concordo, método dos compositores convidados é ridiculo que só nos tem dado maus resultados nos ultimos anos.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:33

    RTP tá-se a lixar para esc e festivais da canção!
    Sabem como eu descobri que FC existia? não foi pela RTP, foi pelo ESC portugal mesmo! Pois em divulgação a rtp é péssima.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:36

    Vergonhoso é dar ouvidos a tamanha baboseira..."não ganhei porque a RTP não quis"...sim porque tu és o maior...não percebo é porque que raio não ficaste em segundo ou terceiro...isso quanto a mim, são desculpas de mau perdedor...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis Andre Santos18:12

      subscrevo inteiramente ... este Carlos Mendes (ou lá como ele se chama), sempre se achou o "supra-sumo da essência do sublime" ... ah e tal, "até me ausentei para parte incerta porque as gajas não me largavam" ... pffff

      Eliminar
    2. Anónimo18:26

      se ele diz é pq é verdade, rtp em 2008 com vania nao gastou nem 1 centimo na divulgação, foi a camara da madeira que gastou tudo.

      Eliminar
    3. NINGUEM e ,foi ou sera o maior,porque a lei da relatividade nao o permite.Contudo sempre em ascensao desde 68, em 72 Carlos Mendes era um nome de 1º linha na musica portuguesa junto com Paulo de Carvalho,Tonicha,Duarte mendes,Samuel,Jose Cid,Green Windows...

      Eliminar
    4. Anónimo21:56

      Claro que foi a camara do FUNCHAL (Madeira não tem camara, ó amigo) a gastar, como sempre o fizeram, levaram o pais à crise, esses madeirenses

      Eliminar
  19. Anónimo17:36

    Isto não pode continuar, fazemos parte deste país, e queremos ver o nosso país alguma vez triunfar no ESC, podermos sediar um ESC, e mostrar que fazemos parte da Europa tanto como os outros... Espero o dia em que consigamos ganhar um ESC

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17:40

    Todos contra a RTP!!!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo18:28

    enquanto os Portugueses continuarem a achar que o trabalho da rtp é bem feito, sempre será assim...
    RTP NÃO FAZ NADA DE JEITO NO QUE TOCA AO ESC! NADA!
    eu até podia falar muitas coisas que eles fazem errado mas nunca mais acabava o comentário.
    Enfim, enquanto ninguem baicotar o FC, a rtp sempre será assim... uma emissora parada no tempo, com FC deprimentes.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo18:34

    pois é, a RTP não quer ganhar, e a prova viu-se nos últimos festivais da canção.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19:09

    estou escandalizado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:57

      bebe um chá de pé de galinha que isso passa, anónimo das 19:09

      Eliminar
    2. Anonimo 21:57 - OMG! Obrigado por me teres feito rir as gargalhadas com essa do cha de pe de galinha! Obrigado e bendito seja o teu sentido de humor!

      Eliminar
  24. Anónimo19:24

    Já tinha ouvido numa outra vez, o Carlos Mendes dizer isso e foi num programa da própria RTP. Essa música de 72 faz parte das minhas preferidas do festival.
    Há data, a RTP assumiu que não tinha condições para organizar o evento e o próprio Carlos Mendes demonstra que compreendeu isso. Participava-se só por participar. Hoje, isso já não faz sentido acontecer, pois se cá em Portugal, já temos organizado eventos muito mais grandiosos e muito bem, costumamos até receber os maiores elogios, não faz qualquer sentido não ser possível organizar cá um Eurofestival.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo20:03

    Duvido um bocado mas a verdade é uma. Ja deviamos ter ganho pelo menos 2 vezes (1996 e 2008) e não ganhamos. Mas se for verdade o que ele diz acho que isto não é coisa de toda a RTP mas sim de um grupo assim com mais poder dentro da RTP pois por exemplo lembram-se em 2008? A nossa comentadora toda feliz antes da atuação da Vânia a dizer que tudo indicava que íamos ser nós a sediar o Festival no próximo ano. Secalhar até a RTP falou com a EBU para nunca ganharmos depois do susto da Lúcia (ela diz que eles ficaram nervosos ao ver que estavamos a receber muitos pontos) e é por isso que quase nunca passamos á final. Não sei mas é quando estas situações aparecem que ficamos com dúvidas. Se for verdade é mesmo mau e duvido que a Lúcia e o Carlos estejam a mentir. Mas acho que isto agora com a Carla pode mudar. Acho que este ano ela ainda era nova nisto e foi muito influênciada mas acho que vai mudar. Se não que se revoltem para mudar de estação para a SIC ou TVI ou então abrir o concurso a todos e não só compositores. Na minha opinião isto vai dar polémica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro,para mudar de estaçao organizadora do FC e consequentemente representante no ESC,tem de se convencer a SIC e/ou a TVI a aderirem a EBU/UER como membros activos.Sem isso nada muda. Tudo tem uma sequencia e a organizaçao e imprescindivel..E muita cabeça fria!

      Eliminar
    2. Pedro Carvalho09:35

      RG, não é possível uma estação privada como membro da uer, isso não é permitido pelos estatutos da ebu. O que pode acontecer é uma estação publica ceder os direitos de determinado programa a um ou mais privados

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho, a emissora finlandesa MTV e privada e e membro activo da EBU,bem como a TV4 da Suecia igualmente privada e membro activo da EBU.Conheço pelo menos estes 2 exemplos.Nao se trata de ceder direitos de nada a um ou mais privados,mas sim "full active membership".Informa-te melhor.

      Eliminar
    4. Na terminologia da EBU "public service media" tem um sentido mais vasto que aquilo que a traduçao a letra para Portugues da a entender.Nao significa neste caso Publico vs Privado,mas sim serviço de utilidade publica em geral,podendo ser estatual ou privado.

      Eliminar
    5. Pedro Carvalho11:22

      Ainda bem que corrigiste. Por isso é que em Portugal só a RTP pode ser membro ativo

      Eliminar
    6. OK, como queiras...nao entendo o que queres dizer.

      Eliminar
  26. Anónimo20:06

    Viram quanto gastou a RTP por causa do mundial de 2014? Para o ESC não dão nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o mundo do fute tem força de mais.E tambem dinheiro a correr por toda a parte.Ha muito tempo frisei aqui este contraste entre os mundos da cultura /musica e do fute na RTP.Houve logo varios peritos do "mundo empresarial e das parcerias" a cair-me em cima.O conformismo nao ajuda nada!

      Eliminar
  27. Anónimo20:55

    gente, mas alguem acha que rtp quer ganhar?
    a vania fernandes em 2008 disse que a rtp nada se esforçou para conseguir votos, se a nossa musica teve 2 lugar na semi foi graças à vania e à madeira, que gastaram fortunas para ela ir em programas do estrangeiros, coisa que rtp nem 1 centimo gastou.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo21:00

    RTP não quer ganhar, e a prova viu-se no Festival da canção que houve este ano entre outras razões.
    Carla pode mudar isso? duvido... se carla quisesse mudar alguma coisa, não tinha continuado com mesmo método de seleção como o poiares.
    Aliás, a vania fernandes foi clara, ela diz que jamais regressaria ao ESC , que só regressaria se a RTP quisesse ganhar! (pq em 2008 nada se esforçaram).
    OBJETIVO DA RTP É CHEGAR A FINAL! E A RTP DEIXOU ISSO BEM CLARO NA CONFERENCIA DE IMPRENSA.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo21:02

    Isto é verdade e há-de continuar a ser. 2008 foi claramente roubado, mas havia uma Russia e uma Ucrânia muito fortes, ainda sem guerra e a comprar este mundo e o outro em busca de uma vitória. Em 1996, éramos favoritos, os cofres públicos estavam cheios e mesmo assim foi público que estavam nervosos com a possibilidade de ganharmos o ESC. Isso até foi alvo de diversos comentários nos jornais da época, quando os media portugueses davam destaque ao festival e não era uma mera nota de rodapé como hoje...

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:57

      ai que top 10 de meh, mas ok é só o teu top 10

      Eliminar
    2. Anónimo22:43

      top muito mau! sao marino à frente da belgica? oh meu senhor estamos em 2015

      Eliminar
    3. Anónimo22:51

      São Marino? Credo que mau gosto

      Eliminar
    4. Anónimo23:23

      Anónimo das 22:51: Mau gosto? Não ofendas o Mau Gosto. Este top é simplesmente... credo nem consigo escrever a palavra.

      Eliminar
    5. Por ordem alfabetica,pois qualquer um do meu top5 agradar-me-ia como vencedor, TOP1-5:Belgica,Israel,Letonia,Suecia,Suiça. TOP6-10: Austria,Eslovenia,Islandia,Moldavia,Romenia. Nao incluo Portugal por razoes de imparcialidade,nem Australia por ser um "outsider".

      Eliminar
    6. Anónimo05:01

      É tão mau que doi...São Marino, Reino Unido, Chipre

      Eliminar
    7. Anónimo09:53

      Dou lhe oa Parabéns. Excelente top. Só colocaria a canção portuguesa de fora

      Eliminar
    8. Anónimo22:43

      Péssimo Top10. Infelizmente, muitos portugueses votam em força nos países pertencentes ao Big5.
      Itália em 1º lugar?? França em 5º lugar?? Reino Unido em 7º??
      Tu sem crer, estás a prejudicar países que coitados tem que passar por uma semi-final para terem um lugar na final, e dás logo votos altos aos Big5?
      És super injusto.

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    10. Danny SENIOR-Tens o teu gosto musical,que nao e pior nem melhor que o de qualquer outra pessoa.E oteu gosto!Ninguem precisa de convencer ninguem ,que este ou aquele sao melhores que esse.Por vezes as pessoas exprimem suas opinioes dum modo forte(eu incluido),mas nada mais.

      Eliminar
  31. Anónimo22:51

    PETIÇÃO CONTRA A RTP JÁ!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:17

      deviamos fazer uma, exigir mudanças na RTP, ou exigir mudança de emissora, porque quem paga a ida a viena somos nós, exigimos bons resultados.

      Eliminar
    2. Anónimo23:19

      Bora lá

      Eliminar
    3. Anónimo23:53

      alguem que comece a petição , eu assino!

      Eliminar
    4. Anónimo08:27

      Também assino...

      Eliminar
    5. Anónimo10:02

      Eu também quero assinar

      Eliminar
  32. Anónimo23:17

    ano passado a suzy se esforçou imenso em divulgação e a RTP nem um videoclip gravou, uma vergonha.
    Este ano é a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  33. Ainda assim acho que neste "fórum" se confunde um bocado aquilo que é o investimento da RTP no ESC.
    Ou seja, falar de investimento pós FC é um bocado parvo, não é assim tão determinante a publicidade que se faz à canção pela Europa, ou o videoclip. O ESC é visto por milhões de pessoas, sendo que a grande maioria delas vai assistir às actuações pela primeira vez em directo. Estes eurofãs, como eu próprio, que fazem esta pré-época representam uma minoria, quer-me parecer. Portanto não é pela ausência de campanha que Portugal não vence o Festival, e não é pela ausência dessa campanha que se percebe a falta de interesse da RTP.
    Será antes, isso sim, uma questão de investir no FC, desde o início, e garantir a qualidade do festival nacional (aqui já entra a dimensão musical e a produção do espectáculo em si). Não é por acaso que a Suécia - correndo o risco de passar por arrogante - organiza anualmente um Melodifestivalen em que qualquer uma daquelas canções a concurso tem mais potencial de vencer o ESC do que a nossa melhor candidata. Mas há que admitir que eles têm brio no que apresentam, não descuidam os detalhes, estão desde o começo focados nos lugares cimeiros do ESC todos os anos, e todo o processo sueco é um reflexo disso. No entanto não é o país que mais investe na promoção, porque sabem que o que apresentam vale por si só.
    Concluindo: sim, enquanto a RTP não mudar de ideias, hão-de continuar a trabalhar da mesma forma medíocre por forma a salvaguardar que não terão que organizar o certame europeu. Mas não, não se iludam que não é um bom vídeo e umas quantas aparições em festas que resolvem, seria melhor concentrarem-se num bom festival, com boas canções e boas actuações, e as probabilidades começarão a aumentar.

    Pela minha parte a vitória em si é secundária, adoraria apenas não sentir vergonha todos os anos. Mas não se chateiem demasiado com isso, que não há indícios de mudança, escusam de ter ilusões.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo02:16

    Deviamos mandar um mail á RTP

    ResponderEliminar
  35. Anónimo11:16

    Dou os parabéns ao escportugal por terem dado esta notícia. São mesmo independentes. Dei m ao trabalho de pesquisa todos os sites nacionais e estrangeiros e mais nenhum noticiou.

    ResponderEliminar
  36. Anónimo15:05

    RTP este ano deu prioridade aos nomes e não hás musicas.
    Convidaram a adelaide ferreira com aquela musica péssima... convidaram a sara tavares com outra musica péssima...

    ResponderEliminar
  37. Anónimo17:44

    Apesar de eu adorar esta última canção do Duarte Mendes, considero um dislate de ignorantes (há muitos jovens ignorantes do historial da Eurovisão por aqui, e é isso que é uma lástima!) considerar-se que esta canção alguma vez poderia ter ganhado o Grand Prix. Porque a canção "Après Toi" na voz potente de Vicky Leandros foi a mais bela do concurso e uma das mais belas vitoriosas de sempre! E logo à primeira audição, apesar de ela ter sido a última a desfilar. Mas qualidade é qualidade. Quando ela acabou já tinha arrasado com as outras todas.

    ResponderEliminar
  38. Anónimo17:54

    Lamentável que alguns chamem ignorantes a outros, supostamente jovens. Secalhar eu sou mais velho!!!! Não peça pra ver o BI, pode ter uma surpresa pius eu não baixo ao seu nível nem lhe chamo nomes feios

    ResponderEliminar
  39. Anónimo21:47

    Anónimo das 17:44, permita-me que lhe faça uma pequena correção, a canção de Vicky Leandros NÃO FOI A ÚLTIMA A DESFILAR, mas sim, a penúltima a desfilar.
    Consulte primeiro a lista de canções do Esc de cada ano antes de vir para aqui comentar.
    Já agora digo que nesse ano (1972), o último país a desfilar foi a Holanda.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.