Slider

Sara Tavares: “É uma canção que fala da Lisboa plural que é multicultural”

A menina do “Chamar a Música” e das imitações da sua musa inspiradora Whitney Houston já lá vai. A segunda vida de Sara Tavares leva-a ao mundo do world music, de um circuito alargado que tem paragens em várias partes do mundo. A vencedora do Festival da Canção 1994 está de volta onde tudo começou, mas desta vez como compositora. A entrevista com o ESCPORTUGAL.

Quando perguntámos a Sara Tavares como  recorda a sua participação no Festival da Canção 1994, a cantora tem resposta pronta: “Foi um ponto de partida, uma fase muito bonita da minha vida onde tanta coisa aconteceu tão rápido… e eu fui usufruindo aos poucos…”

Sara conquistou o “Chuva de Estrelas”, o primeiro programa de uma televisão comercial a derrubar a liderança da estação pública nas audiências, e logo depois ganhou unanimemente o Festival da Canção, com uma “Chamar a música” que, ainda hoje, é uma das marcas do histórico programa da RTP. Na Eurovisão foi assim:


“Hoje é muito simbólica esta minha participação como compositora”, continuou, “que é onde eu também quero estar: tenho trabalhado para compor as minhas músicas!” Para Sara, compor “é algo muito divertido e até mais confortável do que ser só intérprete. Aqui tenho oportunidade de criar, que é uma coisa maravilhosa!” Alcançar o reconhecimento como compositora é, pois, um dos objetivos de Sara com esta participação.

Mas o que é “Lisboa, Lisboa”, a canção que vai abrir este Festival da Canção (FC2015) na 1.ª semifinal de hoje a uma semana? “É uma canção que fala da Lisboa do povo, da rua, daquela que anda a pé ou de autocarro, da Lisboa plural que é multicultural”. Na letra do tema, que assina com Kalaf Angelo, Sara refere-se também ao compositor Francisco Xavier da Cruz, mais conhecido como B.Leza ou Beléza, e que compôs dezenas de mornas que marcaram a música de Cabo Verde durante décadas.

Kalaf Angelo, que conhecemos mais como membro dos Buraka Som Sistema, partilhou esta entrevista com o ESCPORTUGAL. Esta não é a sua primeira incursão no Festival da Canção: em 2007 escreveu o tema “Será cedo?” para as vozes de Melo D & Elaisa. “Essa minha primeira experiência foi estimulante. Gosto muito de fazer canções diferentes do meu registo habitual. Tenho aprendido muito!” O músico confessa que, por isso, “divirto-me bastante”.

“Rita Seidi foi a primeira escolha”

Falando da intérprete da sua canção, Sara Tavares não hesitou em dizer que “a Ritinha foi a minha primeira escolha”. E completa: “Conheço a Rita há algum tempo, adoro a sua energia… tem uma energia positiva e tem um talento super natural! Foi feita para ser cantora!” E não tem rodeios em dizer que, “com 17 anos, faz coisas com a voz que eu invejo!”

Há algumas coincidências entre ambas as cantoras: “Participámos as duas com a mesma idade em programas de novos talentos, participei com a mesma idade no Festival da Canção e ambas parece que temos as mesmas influências”.

Mas Sara deixa um conselho para a sua seguidora: “Que não entre no espírito competitivo. Acho super triste os duelos, que começam a ser impulsionados por esses programas, uns cantores contra os outros. Vou zelar para que a Rita não tenha esse espírito…” 


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube

20
( Hide )
  1. Anónimo23:03

    somos o unico pais em que não são reveladas as musicas e temos que perguntar aos compositores sobre o que são as musicas... enfim! Uma vergonha!
    Gosto muito das musicas da sara... mas não gostei do nome da musica... é mais uma musica que fala de portugal etc... é mais do mesmo...
    Era muito bom ter uma musica que fosse comercial e internacional e em ingles para o ESC, os resultados seriam bem melhores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:29

      Estás enganado, não somos os únicos

      Eliminar
  2. Rita Martins23:03

    ADORO a Sara. E a Rita pelo nome só pode ser boa pessoa!!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh yeah, todas as Ritas que tenho conhecido sao boas pessoas! Esta Rita Seidi tem uma voz com muito soul e groove,alem disso e linda,uma presença e imagem que iriam sobressair no ESC. A querida Sara,das pessoas mais bonitas,talentosas e com maior dimensao humana que eu conheço.Cheio de expectativa!

      Eliminar
  3. Anónimo23:05

    Os compositores falam que tem boas musicas mas depois vai ser a mesma coisa de sempre... no meio dessas 12 musicas apenas 1 ou 2 serão boas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:06

      Se houver 1 já será muito difícil, quanto mais duas!!
      Se não houver nenhuma então mais uma vez esta montanha pariu um ratinho, daqueles que se ficam pelas semi-finais!
      David.

      Eliminar
    2. Anónimo14:06

      é isto que a rtp faz... convida sempre os mesmos e os resultados são estes...
      Não foi à toa que fc 2010 foi muito bom abrindo candidaturas.

      Eliminar
  4. Anónimo23:06

    Excelente artigo. Escrevam mais porque eu gosto muito dos vossos artigos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:27

    Muito curioso com esta musica...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:50

    Estou entusiasmada com este Festival, como já disse num comentário anterior, espero que a RTP recomece a levar o Festival a sério, já temos a presença de alguns grandes nomes do nosso meio musical, quer como compositores, quer como cantores, espero que este ano, seja o primeiro do retorno da qualidade ao Festival, que seja o princípio de uma aposta na qualidade do produto Festival e volte a ser o evento imperdível que já foi.
    Não gosto nada de ouvir, ou ler, dizer-se mal mesmo antes de se ouvir seja o que for, à "boa" maneira portuguesa, ainda não ouviram as músicas mas já criticam, mas numa coisa tenho de concordar, não gosto quando a letra de uma música é sobre Portugal, ou sobre qualquer uma das suas cidades, eu que adoro o meu país e não queria viver em nenhum outro a não ser que fosse obrigada, entendo que as letras das músicas para o Festival não devem ser sobre o país, porque assim parece que só estamos a olhar para o nosso umbigo, é uma coisa egoísta, ou então parece um apelo ao turismo, fica mal, afinal estamos a escolher uma música para nos representar, pode muito bem ter a nível de sonoridade traços que nos representem sem precisar de ser tão taxativo. Acho que é muito mais interessante, a passagem de uma bela mensagem em que todos os povos se revejam e não um tema que possa parecer publicidade ao país ou a uma das suas localidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 23;50 - Estou totalmente de acordo!!

      Eliminar
    2. Não posso estar mais de acordo consigo, anonimo/a das 23:50

      Eliminar
  7. Anónimo02:09

    alguem sabe que dia vai ser os ensaios para FC?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo08:58

    Falar de Lisboa, Portugal e afins nunca funcionou bem na Eurovisão. Já estou a imaginar "Paris, Paris", "Baku, Baku", "Roma, Roma"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:07

      os outros paises não falam só de suas culturas, escolhem musicas INTERNACIONAIS, já nós... cantamos para os emigrantes.

      Eliminar
    2. Em 1980 a Holanda levou "Amsterdam" ao ESC, ficando classificada no TOP5 (em 5º lugar) e ainda por cima cantando em holandes...That's it!

      Eliminar
    3. Bobby09:42

      Interessante...

      Em 2010, a canção sérvia chamava-se "Ovo je Balkan", e tinha excertos da letra onde se ouvia "Beograde, Beograde"... Nesse ano, ai de quem falasse mal da canção sérvia, pois os portugueses eram logo os primeiros a defender esta "magnífica peça musical étnica".

      Eliminar
  9. Anónimo20:26

    Cronologicamente, a Sara Tavares ganhou em primeiro lugar o FC94 e só depois ganhou o Chuva de Estrelas. É claro que ela se deu a conhecer no Chuva de Estrelas, pois foi por a ter visto lá que a Rosa Lobato de Faria a "pescou", lançando-lhe o convite para participar no FC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20:26 - Acho q trocaste a ordem cronologica.A Sara Tavares primeiro ganhou a "Chuva de estrelas" na SIC,e so depois venceu o FC94. Certo?

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.